quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Leite materno, mais que um alimento

O leite materno é considerado, por todos os órgãos importantes da saúde, o alimento ideal para a criança, desde o nascimento até os dois anos de vida.


Rico em nutrientes, o leite materno possui de 35% a 58% de gordura, 35% a 44% de carboidratos, 5% a 7% proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas, ferro e uma série de outros micro nutrientes. Além de aumentar a imunidade e proteger a criança contra doenças respiratórias e diarréias infecciosas.


O leite materno traz benefícios até na vida adulta, pois é fator de prevenção de algumas doenças crônicas. Vários estudos recomendam seu uso exclusivo até os seis meses de idade. Nenhum outro tipo de alimento é necessário, nem água ou chá, somente algumas vitaminas recomendadas pelo pediatra.


Por isso, diversas pesquisas em todo mundo, inclusive no Brasil, demonstram que as crianças amamentadas exclusivamente no peito até os seis meses tiveram menos risco de contraírem doenças respiratórias ou diarréias. Estima-se que o aleitamento materno exclusivo pode reduzir em 50% as mortes por doenças respiratórias e 66% das causas por diarréias.


No canal da Clínica Fares no Youtube você encontra mais informações sobre este tema e outras dicas de saúde e bem estar.




Palavra de fé
: “Como crianças recém-nascidas desejai com ardor o leite espiritual que vos fará crescer para a salvação”. (1 Pedro 2, 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário