quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

É tempo de fazer balanço

Cada ano lhe reserva um 31 de dezembro. É o fim do ano que chegou. Com foguetes e alegria para uns, com tristezas e pouca esperança para outros.

Antes do baile do “reveillon”, é preciso para um pouco e lançar um olhar sobre o ano que passou. Dobrar a fronte diante do Criador e agradecer a oportunidade que tivemos de viver, enquanto outros já partiram. Houve um superávit ou um déficit no rendimento espiritual do ano?

Quantas chances de realização nos oferece o ano! E nem sempre talvez aproveitamos ao máximo as oportunidades de fazer o bem. A omissão é o grande mal do século. O indiferentismo perante o que deveria ser feito, é dos piores males que aflige a humanidade. E talvez tenhamos incorrido neste erro.

Mais um ano está passando... Milhares e milhares de horas-vida Deus nos deu. Até que ponto temos valorizado esta vida? Esta chance de crescimento que a bondade de Deus nos concedeu?

Mais um ano está chegando. E com ele, esperanças de que tudo melhores. Especialmente no campo espiritual.

O novo ano deverá ser melhor. Em termos de santificação, não podemos contentar-nos com o que já obtivemos. Devemos ser exigentes conosco. Nossa meta é subir, subir sempre. Crescer, crescer sempre. O ideal de perfeição que o Cristo nos apontou é imenso e não podemos cruzar os braços diante do muito que ainda deve ser feito. Leia e medite: “Mateus 5, 48”.

As falhas e os fracassos do ano que termina não devem repetir-se. As lições que a vida nos ensina, estas sim, devem ficar gravadas profundamente em nosso coração. A mais importante, sem dúvida, é aquela que o amor do Mestre nos ensina: que a vida, diariamente, deve ser partilhada.

Um novo ano é a grande oportunidade que Deus nos oferece. Abrem-se novos caminhos, descortinam-se novos horizontes, nascem novas perspectivas.

E mais um ano de graças e de benção com que Deus nos brinda.

Sejamos otimistas, e não derrotados!

Sejamos dinâmicos, e não passivos!

Sejamos construtores da história, e não omissos!

Que você, amigo leitor, tenha um ano cheio de realizações e que o mundo se alegre por você estar vivendo hoje.



Palavra de fé: “Permanece firme em tua aliança com Deus: que isto seja sempre o assunto de tuas conversas. E envelhece praticando os mandamentos”. (Eclesiástico 11,21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário