sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Insônia

A insônia, aquela situação em que o sono é escasso ou não é reparador, é algo muito comum, ocorrendo mais frequentemente em mulheres, idosos e pessoas com problemas emocionais. Muitas vezes é desencadeada por doenças, principalmente a que causam dor, como artrite, ou pelo uso de certos medicamentos e substâncias que tiram o sono, como o café.


Existem medidas que podem ajudar em casos de insônia. Para começar, é bom que o quarto de dormir seja suficientemente escuro e silencioso (para algumas pessoas, um ruído constante, de fundo, como o de um ventilador de teto, ajuda a conciliar o sono), com temperatura agradável, e que a cama seja confortável. Evitar café, chá, bebidas energizantes e refeições fartas perto da hora de dormir, quando idealmente deve ser sempre a mesma, assim como a hora de despertar. O exercício físico, praticado durante o dia, favorece o repouso, segundo pesquisadores da Universidade de Satnford, nos EUA. Técnicas de relaxamento também são úteis.


Se a pessoa não consegue conciliar o sono, o melhore levantar e ler ou ouvir música suave, evitando o “tenho que dormir de qualquer jeito”, que não funciona. Aliás, idealmente a cama só deveria ter duas funções: sono e sexo. Levar coisas para fazer no leito não é boa idéia. Já a sesta (curta, em torno de vinte a trinta minutos) pode ajudar. Quanto a medicamentos, só aqueles que o médico prescreve, mesmo porque, quando a insônia se prolonga, uma consulta ao doutor sempre está indicada.



Palavra de fé: “Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou”. (Eclesiástico 38, 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário