segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Catequese Bíblico-Missionária

Jesus Cristo: ontem...
O Templo, em Jerusalém, era o centro político, econômico, social, religioso e o orgulho dos judeus perante os outros povos. Jesus diz que: “não ficará pedra sobre pedra e tudo será destruído”. E a história mostra que, nos anos 70, os romanos destruíram o Templo e também a cidade de Jerusalém.

Lucas, que escreve por volta do ano 85, aproveita esse acontecimento para mostrar, à comunidade cristã, que, ao contrário do que muitos judeus pensavam ainda não era o fim do mundo, nem o julgamento final. Diante de tantas perseguições, guerras, terremotos, fome e outros sinais, o importante era permanecer firmes na fé, resistir à violência e ser solidários para “ganhar a vida!”.


Hoje...
Diante de tantos acontecimentos, como: guerras, fome, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, tsunamis, terremotos e muitos outros, uns pensam que já estamos no fim do mundo e que, em breve, acontecerá o juízo final.

No Evangelho de hoje, Jesus nos alerta que essas coisas vão acontecer e que a vida continua, pois o fim do mundo acontecerá no momento de nossa morte, longe de nos causar medo ou pânico. O importante é testemunhar nossa fé. Para isso, muitos cristãos sofreram o martírio, e alguns, ainda hoje, por denunciar as injustiças, são mortos.

Mas o que é a morte diante da vida? Malaquias diz que, para os que temem a Deus, “nascerá o sol da justiça, trazendo salvação”, e Jesus mostra que a vida vence a morte. Por isso, Ele ressuscitou.

Não temos de ficar preocupados com o futuro, e sim com o presente. Paulo exorta os cristãos a trabalharem dia e noite para ganhar o pão e que o importante é nunca cansar de fazer o bem (2Ts 3, 13). Nossas boas obras, no presente, a fé, a graça de Deus e a justiça serão essenciais para “ganharmos a vida!”.

... e sempre
O cristão é convidado a testemunhar sua fé num mundo que, muitas vezes, prega outros valores. Assim pode ser odiado, perseguido ou até morto pelos detentores do poder, como foi Jesus Cristo. No que depender de nós, temos de fazer nossa parte e permanecermos firmes na fé, diante dos tantos desafios. O importante é lutar para que todos possam ter vida plena no presente e no futuro, pois, no fundo, tudo gira em torno do “ganhar a vida!”.



Palavra de fé: “A palavra de Cristo permaneça em vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vós possais instruir e exortar mutuamente”. (Colossenses 3, 16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário