segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Você tem “vontade” ou “anseia” ser cristão?

Pesquisando o conteúdo dos termos “anseio” e “vontade”, descobri que muitas vezes usamos ambos como se fossem idênticos, mas não são. Tomando como base um texto bíblico – São Marcos 10,46: “Cura por Jesus do cego Bartimeu” – constataremos a diferença entre “vontade” e “anseio”.

TER VONTADE: querer superficial; desejo de algo que melhore a situação do momento.

TER ANSEIO: querer profundo, que não seja apenas um paliativo, mas que resolva a questão, não a conservando melhorada, mas resolvida. Exemplo: Quando Jesus perguntou ao cego Bartimeu: “O que você quer que lhe faça?” o cego demonstrou “anseio” e não apenas “vontade”, respondendo: “Mestre, que eu enxergue!”.

Se fosse um “querer superficial”, ele poderia dizer: “Providencie ‘alguém’ para me guiar, ou um cão que facilite a locomoção dos cegos, ou coisa semelhante”. Isso certamente ajudaria bem a sua vida, mas não resolveria seu problema. Então, Bartimeu foi a fundo, pedindo a cura da cegueira, resolvendo de vez seu problema, transformando sua vida.

Caro leitor, analisando nossas atitudes e comportamentos, pode chegar à conclusão que em inúmeras situações nós demonstramos ter “vontade” e não “anseio”. Diante de conflitos familiares, pessoais e sociais, queremos ou desejamos reagir, transformar, resolver as dificuldades e atritos, e o resultado nem sempre é satisfatório, porque nosso desejo é superficial paliativo (vontade) e não corajoso, profundo, determinado, coerente (anseio).

Aprendamos a lição! Por que desejar o mínimo, se podemos “ansiar” o máximo? Por que entrar em campo pensando na derrota, se podemos “ansiar” a vitória? Por que optar pelo mais fácil, cômodo, menos exigente, ficando “aquém” de nossa capacidade humana e cristã, se podemos enfrentar as barreiras e obstáculos, “ansiando”, com nosso esforço e graça de Deus, ser um vencedor que atinge galhardamente sua meta e objetivo?

“Olhe para trás e dê graças a Deus! Olhe para frente e tenha coragem! Não estamos sós!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário