quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O medo e o medroso

Afinal, o que é o medo?

Diz-nos o dicionário sobre o medo:

- perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente;

- apreensão;

- receio de ofender, de causar algum mal ou de ser desagradável.

Assim, o possuído ou o dominado pelo medo é “medroso”, acanhado ou de pouco ânimo, tímido, que facilmente se assusta, facilmente se deixa dominar pelo pavor.

Para enfrentarmos estas fraquezas e inseguranças, devemos ter atitudes contrárias. Precisamos ser pessoas animosas e valentes no enfrentamento ao sentimento do medo.

Ser animoso é ser corajoso, cheio de ânimo e esperança. Reconhecer o seu valor, exercitar a coragem, resistir com paciência aos desafios, ser um homem valoroso e firme. Procurar ambientes e pessoas otimistas para ajudar na auto-estima.

Vamos lutar contra o medo com as armas da fé. Leia e medite: “Josué 1, 8-9” (leia na Bíblia).

“Podes cuidar a fé só como podes cuidar uma planta: semeando-a em tua alma e fazendo-a crescer ali”. (Phillipe Brooks)

Cultive a alegria, pois ela é detestada pelo medo: “Eclesiástico 30, 22-23” (leia na Bíblia).

A fé é poderosa para fortalecer e libertar o homem de todo tipo de medo e insegurança. Precisamos crer nessa verdade e caminhar lado a lado daquele que nos assegura este ensinamento: “João 8, 31” (leia na Bíblia).

“Deus é a minha esperança, meu descanso, o meu apoio, a minha guia e a luz que guia meus passos”. (William Shakespeare)

Enfim, medo é tristeza. Fé é alegria. Escolha o caminho!

E creia: “Salmo 26, 1” (leia na Bíblia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário