segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A família cristã

“Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar”. (Provérbios 22, 6)


A família cristã é uma comunidade amorosa e privilegiada, chamada a realizar uma obra de amor, educando e estimulando os filhos a seguir os bons caminhos com firmeza de caráter e boa índole.


A Bíblia nos diz: “Ouvi, meus filhos, os conselhos de vosso pai, segui-os de tal modo que sejais salvos. Pois Deus quis honrar os pais pelos filhos e cuidadosamente fortaleceu a autoridade da mãe sobre eles”. (Eclesiástico 3, 2-3)


A família é a célula que dá origem à vida social:


 É a comunidade, na qual desde a infância, se podem assimilar valores morais;

 Início de uma catequese para honrar a Deus e usar corretamente a liberdade (o livre arbítrio);

 A vida em família é a iniciação para a vida e sociedade.


A família cristã deve viver em união fraterna assumindo com responsabilidade o cuidado com os jovens, velhos, doentes, deficientes e pobres.


A família como “igreja” doméstica torna os cônjuges, filhos e demais familiares cooperadores da graça e testemunhas da fé.


Os pais, para os filhos, são os primeiros educadores na fé, formando-os para a vida cristã pelo exemplo e pelas palavras. Ajudando os filhos na escolha da vocação e no estímulo aos bons princípios: “Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele, e nele mesmo se gloriará entre seus amigos”. (Eclesiástico 30, 2)


E no ambiente social, pelo espírito cristão, dar nova forma à mentalidade e aos costumes, ás leis e as estruturas da Comunidade.


A família é o principal lugar para o exercício do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário