segunda-feira, 7 de junho de 2010

O que são anjos? São Boaventura responde

Diante da enorme onde de esoterismo que permeia a sociedade contemporânea, muitos católicos de boa vontade encontram algumas dúvidas em relação a este e demais temas vinculados à sua fé. Muitos desconhecem o que a doutrina católica diz a respeito e acabam aceitando tudo como sendo natural e tolerável.

Anjo é uma palavra de origem latina angelus, que tem por significado ser mensageiro.

No Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 328, lemos: “A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição”.

Assim compreendemos e acreditamos que os anjos são seres espirituais que não possuem corpo material como os seres humanos. Como tais, não morrem e superam em perfeição a inteligência todos nós. Possuem vontade própria e foram criados por Deus para servir aos seus desígnios, sendo um deles e talvez o mais importante, o de levar os homens a conhecerem a misericórdia e o amor de Deus. Sendo mensageiros, todos eles possuem uma missão específica determinada por Deus. É neste aspecto que podemos compreender que todos nós possuímos um anjo da guarda. A partir do momento em que um óvulo é fecundado, Deus infunde a alemã neste corpo com vida e um novo ser humano passa a existir. Diz o magistério que a partir deste momento, Deus nos concede um anjo com a missão de nos proteger e nos orientar através de intuições, “coincidências”, ou mesmo através de uma pessoa desconhecida, ou uma leitura de um trecho bíblico, ou através de um conselho de um amigo em situação de dúvida.

Cumpre também esclarecermos que anjo não possui hora exata para agir, como muitos esotéricos afirmam de maneira ingênua e ignorante. Se Deus nos concede a existência e a vida de maneira plena, 24 horas por dia, seu amor também é permanente em todos momento. É ridícula a idéia de que eles “passam próximo à crosta terrestre num determinado momento do dia ou da noite...”. Quem nisso acredita, desconhece o amor e a misericórdia do Pai. Quem quiser conhecer mais sobre eles, faça esta viagem ao mundo bíblico.

Anjo e sua existência: “II Cron 18, 18”, “Tob 5,5-12,22”, “Dan 7,10”, “Mt 22,30”, “Heb 12,22”.

Sua hierarquia: “Gen 3,24”, “Is 6,2”, “Ef 1,21”, “Col 1,16”, “I Pe 3,22”, “I Test 4,16”, “Jud 9”.

Sua natureza e seus mistérios: “Gen 16,7-12, 18-21-22-24-28-31-32-48”, “Ex 3,2”, “Num 20,16”, “Jo 5,4”, “Rom 8,38”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário