quinta-feira, 17 de junho de 2010

Legalização da família

Cresce o número de casamentos legais em São Paulo

Pesquisa divulgada no dia 9 de junho, pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), revela o crescimento dos casamentos legais dos casais paulistas.

Comparando o número de casamentos entre 2000 e 2008, contabilizados nos registros matrimoniais em cartório, houve um crescimento de 35%. Em média, são realizados atualmente 700 uniões legais por dia. Em 2000 era apenas 181. A renovação do Código Civil Brasileiro, em 2002, incentivou os casamentos coletivos, o que reduz os gastos com a cerimônia.

Os índices apostam, também, que houve um crescimento de próximo de 83% entre os homens que se casaram pela segunda vez. Entre as mulheres, esse número é de 88%.

O mais número de casamentos acontecem com homens e mulheres acima de 55 anos de idade, entre homens 113,5% e entre as mulheres 129,5%.

As facilidades judiciais do divórcio também incentivaram a “segunda chance”. Na pesquisa, 66,1% dos homens divorciados se casaram com mulheres solteiras. Com relação às mulheres, apenas 9,3% casaram com homens solteiros.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que é comum os homens casaram-se com mulheres mais novas.

Observação:

Em nossa Paróquia de Santo Antônio de Pádua, Jardim Consórcio, Diocese de Santo Amaro, ministramos todos o 1º domingo de cada mês o curso para noivos, e, nos últimos doze meses, a média é de treze casais. Desses, na média, três casais já vivem casados, com filhos e buscam legitimar a relação familiar com o Sacramento do Matrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário