quinta-feira, 24 de junho de 2010

24 de junho – Natividade de São João Batista

João Batista, precursor do Senhor. O servo, luz das nações: “Isaías 49, 1-6”.

O próprio Jesus Cristo assim se refere a João Batista: “Lucas 7, 28”.

Era filho de Zacarias, sacerdote em Jerusalém, e Isabel, parenta da Virgem Maria. Seu nascimento, quando seus pais já eram velhos, foi profetizado por um anjo, em circunstâncias extraordinárias: “Lucas 1, 13-20”.

Cerca do ano 27, João apareceu como profeta itinerante anunciando: “Mateus 3, 2”. Aqueles que confessavam seus pecados eram levados por ele no rio Jordão, na cerimônia do batismo.

João Batista teve muitos seguidores, incluindo alguns que seriam escolhidos como apóstolos de Cristo. O próprio Jesus foi batizado por ele, e daí em diante, assim se referia a Jesus Cristo: “João 1, 29-34”.

Foi preso e atirado à prisão por haver censurado Herodes Antipa, quando tornou Herodíades, mulher do seu meio-irmão, como sua mulher. Mesmo na prisão, João seguia o trabalho de Jesus e fazia-lhe perguntas por intermédio de mensageiros: “Lucas 7, 19-29”. Num momento de insensatez, prometeu Herodes a Salomé, filha de Herodíades, dar-lhe o presente que ela quisesse. Instigada pela mãe, Salomé pediu a cabeça de João Batista. E a cabeça lhe foi dada: “Mateus 14, 1-12”.

Contrariamente ao usual, a principal festa de São João Batista comemora o seu nascimento, mas o seu martírio e a morte por degolamento são também lembrados no dia 29 de agosto.

São João Batista... rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário