segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A mensagem de Jesus nos Evangelhos de domingo, 14/02 a sábado 20/02/2010


No domingo (Lucas 6,17-26) sobre as bens aventuranças, Jesus deixa bem claro que todos os que Nele crêem são “bem aventurados”. Que não há nenhuma possibilidade de conviver entre o orgulho e o amor.

A felicidade é viver para os outros e com os outros. Nisto consiste o espírito das “bem aventuranças”, exemplo de vida para todos que querem seguir Jesus, caminhar com Jesus.

Na segunda-feira (Marcos 8,11-13), frente a frente com os fariseus que queriam pô-lo à prova, Jesus deixou-os e seguiu de barca para outra margem sem dar-lhes resposta às provocações.

Na terça-feira (Marcos 8,14-21), neste evangelho Jesus nos alerta a tomar cuidado e ser prudente, atitudes de pessoas sensatas – “uma correta atitude cristã”.

Não é fácil conviver com todos os mecanismos que seduzem o povo, nem respeitar em cada um sua liberdade, sendo fiel a verdade.

Muitas vezes perdemos o significado cristão, porque estamos muito envolvidos no aqui e agora das coisas passageiras.

Quarta-feira de cinzas (Marcos 6,1-6 e 16,18), o ritual das cinzas expressa uma atitude de conversão e arrependimento que precisamos exercitar durante este tempo de Quaresma. Neste evangelho, Jesus nos ensina a interiorizar a observância da Quaresma. A validade dos nossos sacrifícios, donativos, orações e jejum, além de conversão em relação a Deus e aos irmãos.

Quinta-feira (Lucas 9,22-25), Jesus acrescenta que quem quiser segui-lo, tome cada dia a sua cruz. É com o esplendor da cruz em nós que podemos caminhar com Jesus com segurança e realizar aqui na terra algo de belo e útil pelos irmãos.

Já na sexta-feira (Mateus 9,14-15), fala-nos do sentido do jejum. Sua resposta aos discípulos de João dá a entender que o tempo inaugurado por Jesus é um tempo de alegria. Jesus é o próprio sentido da vida dos seus discípulos e a salvação é oferecida com um dom aos homens.

E no sábado (Lucas 5,27-32) no encontro com Levi, o coletor de impostos, Jesus o convida à conversão. O próprio interesse de Jesus e a sua palavra: “segue-me”, por si só já impõem a Levi o seu poder transformador. E deixa bem claro que Jesus veio para chamar à conversão os pecadores.

Para refletir: “Não é possível crer em Jesus Cristo sem reconhecer o valor das pessoas”.

Pergunta da semana: No Evangelho de Marcos 8,14-21, quantas cestas de pedaços de pão foram levantados?


Responda certo e ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, enviando a sua resposta até a próxima sexta-feira, dia 26/02/2010, para o e-mail: paula_vts@hotmail.com com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Atenção: Resposta da semana passada: “Marcos 8,9”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário