quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Respostas da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica, do livro do Pe. Vicente, S.V.D


VENERAÇÃO DE MARIA E DOS SANTOS

Acusação: A veneração e intercessão é contrária aos ensinamentos da Bíblia que diz: “Lucas 4,8”. E ainda em: “1 Timóteo 2,5”.

Resposta:

a) Os católicos distinguem, claramente entre o culto de adoração, que devemos somente a Deus, nosso Criador e Redentor. É veneração, que implica apenas: respeito, admiração, imitação, amor,... como devemos demonstrar aos nossos pais, aos heróis da pátria ou da Igreja, erguendo em honra monumentos e dando seus nomes a cidades, montanhas, praças, ruas, etc. Nada mais humano e também bíblico! O próprio Deus venera os nomes dos Santos patriarcas, permitindo na Bíblia ser denominado: “Êxodo 3,6”.

Foi Deus quem enviou o anjo Gabriel para saudar a Virgem Maria: “Lucas 1,28”. E colocou palavras inspiradas na boca de Isabel: “Lucas 1,42”.

Igualmente, Maria fala palavras inspiradas pelo Espírito Santo: “Lucas 1,48”.

Assim, cumprindo estas profecias bíblicas e repetindo com respeito e amor na oração da “Ave Maria”, a saudação de Gabriel e de Isabel, os católicos cumprem melhor as citações da Bíblia do que os protestantes, que teimam em ignorar tudo isso e rezar somente a Deus.

b) Intercessão: A Bíblia aplica o termo “mediador” também a Moisés: “Deuteronômio 5,5”.

São Paulo declara Jesus como o único mediador, e indica também “mediadores secundários” rezando um pelo outro, o que é bom e agradável a Deus: “1 Timóteo 2, 1-5”.

c) Alguns “crentes” admitem que os vivos podem interceder aos Santos e aos falecidos. Eis o que lhes responde a Bíblia: “2 de Macabeus 15, 12-15”. Vejam a fala de Jeremias, nessa época falecido como também Onias.

Nós, católicos, cremos no Cristo mediador único por sua vida, morte e ressurreição, enquanto cremos também que sua Mãe Maria e os Santos, são os mediadores secundários que nos aproximam de Jesus. Por isso, cada oração litúrgica termina assim: “... Por Nosso Senhor Jesus Cristo ...”.


Próxima acusação: PURGATÓRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário