quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Resposta da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica – Pe Vicente, SDV


PURGATÓRIO


Objeção: Os católicos acreditam na existência do purgatório, mas a Bíblia não fala dele!

Resposta: É verdade que não se encontra na Bíblia a palavra “purgatório”, como também não achamos nela as palavras de “sacramento da confissão”, da “Eucaristia” e do “Crisma”. No entanto, a Bíblia descreve duas situações, estados ou lugares que se identificam com a idéia de purgatório: “2 Macabeus 12, 43-46”.

Vejam: ser livre de seus pecados, depois da morte, pelo sacrifício expiatório, indica claramente a existência do purgatório.

Nas palavras de Jesus em: “Mateus 5, 25-26”, é claro que Jesus fala do justo juízo, depois da morte.

Assim, “sair desta prisão depois da morte”, depois de ter pago o último centavo (seja pelo sofrimento próprio, seja pelas orações e expiações dos vivos), pode acontecer só no purgatório.

Outra alusão à existência do purgatório encontramos: “1 Coríntios 3, 12-15”. Também aqui a Tradição Apostólica entendia fogo do purgatório.

Entre várias testemunhas cristãs dos primeiros séculos, escreve Tertuliano: “A esposa roga pela alma de seu esposo e pede para ele refrigério, e que volte a reunir-se com ele na ressurreição; oferece sufrágios todos os dias aniversários de sua morte”. (De Monogamia, 10)


Próxima acusação: Santificação, o sábado ou domingo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário