terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Missão: partir, batizar e ensinar




O grande objetivo da missão, como já vimos, é fazer com que os homens se tornem discípulos, isto é, seguidores de Cristo. E, de acordo com o mandato do próprio Cristo (cf. MT 29,19), para que isso aconteça são necessárias três etapas essenciais:
Primeira: partir (“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos”);
Segunda: batizar (“batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”);
Terceira: ensinar (“e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei”).
Para fazer com que a mensagem e a salvação de Cristo alcancem todos os homens e mulheres, é preciso partir. O missionário ou a missionária devem ir ao encontro das pessoas e, como já vimos anteriormente, o “partir” significa deixar a própria terra, quando se fizer necessário, mas é preciso, antes de tudo, deixar o próprio eu, sair de si para abrir-se ao outro, ao mundo.
A segunda exigência da missão é o batismo. Este representa o nascimento do discípulo para a vida nova em Cristo. O batismo, de fato, é um sacramento de iniciação, pois introduz o batizado em um universo novo, de criatura ele passa a ser filho de Deus, passa a fazer parte da comunidade cristã. De fato, ao ser batizado, o discípulo realiza a plena comunhão com Cristo e é incorporado à Igreja, tornando-se partícipe da sua missão. Ao ser regenerado pelas águas do batismo, o discípulo pode repetir com Cristo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres...” (Lc 4,18). Jesus, ao ser batizado por João Batista, no rio Jordão, inicia a sua vida pública, inaugura a sua missão; do mesmo modo, o discípulo, ao receber o batismo e ser ungido pelo Espírito Santo, é capacitado para anunciar o evangelho e continuar a missão de Cristo.
A última etapa deste processo é ensinar. O evangelho deve ser ensinado para que seja observado e encarnado, de modo que não haja separação entre a palavra e a ação.
O ensinamento ajuda a conhecer o Mestre, e conhecendo o Mestre, o discípulo vai aos poucos configurando sua vida à dele, seguindo seus passos, esforçando-se para também se tornar evangelho vivente. “Os discípulos de Jesus, em qualquer tempo e lugar, devem reescrever o evangelho com a sua própria vida, de tal forma que neles se reconheça que Deus continua a sua obra de salvação no mundo”. (Diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 1995/98, n. 71)

Marlete Lacerda, missionária da Imaculada – Padre Kolbe.

Palavra de fé: “Ide por todo o caminho e pregai o Evangelho a toda a criatura”. (Marcos 16,15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário