terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Entenda: Sacerdotes no Antigo Testamento




Sacerdote: homem escolhido dentre os homens para representá-los em suas relações para com Deus.
No tempo dos patriarcas, Deus não tinha ainda escolhido homens para esta função. Os sacrifícios eram oferecidos pelo chefe da família, vejam: “Noé (Gênese 8,20)”; “Abraão (Gênese 22,13)”; “Jacó (Gênese 31,54)” ou pelo chefe da tribo como Melquisedec (Gênese 14,18) ou Jetro (Êxodo 18,12).
No tempo da lei Mosaica, Deus estabeleceu uma hierarquia de três ordens: 1) os levitas que eram os varões da tribo de Levi, não descendentes de Aarão; 2) os sacerdotes que eram os descendentes masculinos de Aarão distribuídos em vinte e quatro (24) classes. Veja em: “1 Crônicas 24,7-18”. Para servir semanalmente, por turcos, no Templo, oferecendo o sacrifício diário no altar dos holocaustos. Eis: “Êxodo 29,38”; “Hebreus 7,27”; “Hebreus 10,11”; queimar o incenso pela manhã e a tarde e cuidar dos pães da proposição: “Levítico 24,5-9”; “Mateus 12,4”; “Lucas 17,13”. 3) Sumo sacerdote – a autoridade suprema em matéria de religião. Aarão foi o primeiro sumo sacerdote, devendo o cargo passar aos primogênitos, dele descendentes. O cargo era vitalício. Pouco antes de Cristo, os sumos sacerdotes passaram a ser eleitos e demitidos à vontade de Herodes e depois à dos procuradores romanos. Só o sumo sacerdote podia oferecer o grande sacrifício da expiação, veja: “Êxodo 30,10”; “Levítico 16,1-34”; “Hebreus 9,7”; somente ele podia entrar no Santo dos Santos, no Templo. Era investido no ofício por unção ou por imposição das vestes próprias e sagradas do sumo sacerdote. O sacerdócio judaico acabou com a instituição do verdadeiro sacerdócio de Jesus Cristo.


Palavra de fé: “E por isso convinha que Ele (Jesus Cristo) se tornasse em tudo semelhante aos irmãos, para ser um pontífice compassivo e fiel no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados do povo”. (Hebreus 2,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário