quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dúvidas de fé: Houve algum Papa casado?



A resposta para esta pergunta é muito complicada. Porque a Igreja, como nos proclamamos na missa, é um povo santo e pecador. De forma que vamos encontrar na história da Igreja acontecimentos bonitos e edificantes. E vamos encontrar eventos de fraquezas e pecados. É assim mesmo! O batismo nos faz filhos de Deus, mas não nos vacina contra o pecado. Tanto que Jesus deixou o sacramento da Penitência para que, sempre de novo, reconciliemo-nos com Deus.

A partir dessa constatação, vamos encontrar Papas que foram verdadeiros homens de Deus, com uma vida de santidade a toda a prova. Vamos encontrar muitos mártires que deram sua vida por Cristo.

Contudo, vamos encontrar também Papas que foram casados e bem casados, particularmente os primeiros e os que antecederam à adoção do sacerdócio. Vamos encontrar Papas que lutaram pelo poder. Vamos encontrar crueldade em alguns Papas, no tratamento dos seus adversários e no tratamento dos adversários da Igreja.

Uma coisa é certa, aquele que consideramos o primeiro Papa, o apóstolo Pedro, foi casado e isso até comprovado no Evangelho. Jesus foi até a casa de Pedro e curou a sogra dele.

O importante na história do papado é que levemos em conta que todos eles, sem exceção, defenderam a doutrina da Igreja contra as heresias e nenhum deles resvalou na heresia.

Bento XVI é o papa de número 265. Que bonito! O sucessor de Pedro garante a unidade da Igreja.

Do livro: 100 dúvida de fé, do Pe Cido Pereira.

Palavra de fé: “A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina”. (1 Coríntios 1,18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário