segunda-feira, 26 de março de 2012

Soberba... vício detestável

Soberba é a presunção de quem se julga superior aos demais. É o orgulho excessivo; a arrogância; a vaidade e o desrespeito ao próximo. A soberba é a fonte do pecado que nos afasta da relação espiritual com Deus: “Provérbios 16,18”.

O soberbo é orgulhoso e arrogante no seu pensamento. É um homem que renega a Deus, pois é incapaz de fazer o bem ao próximo e sensibilizar-se. O soberbo tem aflorado o complexo de superioridade, atribui-se poderoso e conquistador, que não depende de ninguém, esquecendo-se de ouvir o íntimo da sua consciência: “1 Coríntios 4,7”.

A soberba, em verdade, esconde e maqueia uma série de complexos, frustrações e traumas afetivos na pessoa do soberbo. É uma fuga, é covardia! Ela é origem de todo mal, da infelicidade e do isolamento. É preciso lutar e não permitir que ela domine o nosso espírito e o bom proceder. Jesus nos ensina: “Lucas 14,11”.

O gosto ou pretensões de riqueza de poder, de auto projeção, de prestígio, de constante competição, autoritarismo, fama, triunfalismo (desejo desmedido de poder, riqueza e glória), são atitudes diabólicas e, assim, anticristãs. São Paulo nos alerta: “Romanos 12,16”.

A qualidade fundamental de um verdadeiro cristão é a humildade. Uma pessoa humilde é desprendida de tudo, inclusive de reputação, honra e fama. Sente-se sempre como uma parte e nunca como um todo. Fala se di o menos possível.

Guardemos na mente e no coração as palavras de São Pedro Apóstolo: “1 Pedro 5,5”.


Palavra de fé: “Aquele que souber fazer o bem, e não o faz, peca”. (Tiago 4,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário