segunda-feira, 5 de março de 2012

Por que os discípulos fogem deixando Jesus sozinho?

Não é somente o caso de um Judas que trai Jesus por dinheiro e nem de um Pedro que nega três vezes por medo. Pelo contrário: “Marcos 14,50”.

Estavam com Ele, porém, será que de fato o seguiam? Não eram ainda os homens da vocação e do seguimento de Jesus. Conviviam sim com Ele, mas para “fazer carreira”, para subir na vida:

- Quando Jesus, pela primeira vez, anuncia que as coisas vão mal e que tem não só a impressão, mas também a certeza de que os chefes dos sacerdotes vão acabar com Ele, levando-o nada menos do que a crucifixão: “Marcos 8,32”, pois não era por esse motivo que o seguiam;

- Ao revelar novamente o fim que o aguarda: “Marcos 9,32”. Mas continuavam com suas idéias, porque, ao chegar a Cafarnaum, Jesus lhes pergunta: “Marcos 9,33-34”.

- Além disso, após predizer pela terceira vez o que iria acontecer: “Marcos 10,35-37”.

Pessoas simples, em geral pescadores, camponeses, gente de aldeias e povoados, vislumbraram no chamado de Jesus, que havia outra saída e outros horizontes, sobretudo quando alguém está cansado de sofrer e de se conformar.

Ficaram entusiasmados com a proclamação do Reino de Deus feita por Jesus. As coisas não podem continuar desse jeito, ou seja, os ricos não podem continuar oprimindo os pobres; os juízes não podem continuar a favorecer os poderosos; os romanos não podem submeter para sempre o país. Deus está a favor dos que, na sociedade religiosa e civil judaica, não tem um lugar cômodo!

Algum dia isso deveria mudar. E Jesus percorre o país proclamando que o Reino de Deus começa já, agora. Jesus convida esses homens ainda jovens e lhes oferece um lugar e um trabalho nessa tarefa do Reino.

Tudo começa a ser diferente. Eles se entusiasmam com a possibilidade de “fazer carreira”, de agarrar-se a alguma coisa que os “promova socialmente”. Na verdade, Jesus os tratou sempre como pessoas: sempre os respeitou e contou com eles. E eles o queriam de verdade.

Todavia, naquele tempo ainda não haviam entendido muita coisa do Reino nem do seguimento de Jesus por causa do Reino. E quando as autoridades judaicas e romanas, religiosas e civis prendem Jesus, eles fogem, deixando-o sozinho.





Palavra de fé: “Mas tudo isso aconteceu porque era necessário que se cumprissem os oráculos dos profetas. Então, os discípulos o abandonaram e fugiram”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário