terça-feira, 13 de março de 2012

REENCANTAR-SE! É POSSÍVEL?

Como é belo o amanhecer! E muito mais encantador é o entardecer! Duas obras primas do Criador, o amanhecer e o entardecer nos dão uma boa oportunidade para refletirmos sobre a beleza do amor que uniu e que une duas pessoas, pelo matrimônio. Estes escolhem viver juntos a felicidade, e este é um projeto divino: Deus quer nossa felicidade. O livro Cântico dos Cânticos nos diz: “Ponha-me como um selo sobre teu coração, como um selo sobre teu braço” (4,6). A condição para a felicidade está aí.

O alvorecer é formidável, carregado de ternura envolvente, que culminará no entardecer, na maturidade e no compromisso de vida partilhado.

Devemos descobrir e redescobrir o espelho que somos do Criador, pois há um único projeto divino para todo o universo: o amor! Se a beleza da natureza nos empolga, a beleza do ser humano precisa nos contagiar. Olha que há abandono visível do ser humano e da natureza. Estamos regredindo em nossa humanidade.

A pessoa é o lugar onde Deus quer morar. Reencantarmo-nos com a beleza de sermos criados por Deus, que depositou em nós a grandeza infinita da eternidade. Redescobrir a beleza da vida a dois, do matrimônio, é próprio de quem entendeu a vida com nobreza, e por isso tem atitudes nobres.

Pedi certo dia que um senhor, já experimentado em anos, dissesse para os casais uma palavra confortadora. E ele respondeu numa frase: “Que cada um descubra a nobreza do casamento”. Certamente ele não deixou que a rotina fosse companheira inseparável, e empreendeu todo esforço em perceber a cada dia a grandeza que tinha diante de seus olhos: sua esposa, seus filhos, sua história.

A superficialidade de nossa sociedade hodierna nos diz que a beleza está no que encanta os olhos. E não faltam os que avaliam a vida a partir daí. Porém, beleza que não passa é aquela que se descobre e redescobre a cada dia. O segredo do reencantamento na vida conjugal é descobrir a nobreza de uma vida a dois e a beleza que não está estampada nos jornais e revistas nem é apregoada pelos que gostam de superficialidades.

Amor se descobre e se redescobre a cada dia. Ele nos amadurece, nos faz adultos de verdade. Posso dizer-lhe que a juventude pode não saber resolver seus conflitos, mas jamais reprova uma atitude profunda de amor.

Você quer a felicidade? Então se reencante com a beleza que está ao alcance de suas mãos: seu esposo, sua esposa, os filhos. Quebrem a rotina, vão à sorveteria e tomem juntos um sorvete, passeiem pela praça de mãos dadas, dêem um abraço e um beijo decididos. Há poetas escondidos em nossas praças. Por que não recuperar o elo perdido?

Não deixe passar despercebido o tempo nem as oportunidades que fazem renascer o amor escondido ou que foi sufocado. Seja intrépido, audaz na bela aventura de amar outra vez, a cada dia.

Palavra de fé: “Eu amei mais do que a saúde e a beleza, e gozei dela mais do que a claridade do sol, porque a claridade que dela emana jamais se extingue”. (Sabedoria 7,10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário