segunda-feira, 12 de julho de 2010

Viver como irmãos

Na parábola em “Lucas 10, 25-27”, Jesus ensina-nos o verdadeiro significado: amar o nosso próximo como a nós mesmos. Quer dizer “sermos irmãos” de todos que cruzam os nossos caminhos e que esperam alguma coisa de nós. Ser irmão é partilhar, ser sensível as necessidades do próximo, deixar seus compromissos pessoais para ajudar o outro.

Só nos tornamos irmãos de verdade quando nos comprometemos de forma efetiva e como prova de nosso amor a Deus!

A amizade e a fraternidade são construídas na caminhada em busca da fé. Elas não se encontram prontas e sem o exercício do amor ao próximo!

Sabemos e entendemos bem esta parábola, mas não sabemos ou relutamos em pô-las em prática. Falta-nos a prática. Falamos muito de fé, mas não a vivemos.

De forma clara, Jesus nos revela nesta parábola onde nós encontramos o nosso próximo. E responde quando perguntado, que o próximo é todo aquele que passa ao nosso lado, no dia-a-dia, nos tempos de hoje. Seja qual for a sua fisionomia, o próximo é um Cristo nosso irmão.

Assim, Jesus coloca no amor ao próximo a nossa retribuição ao seu amor por todos nós e a concretização da sua obra de salvação.

Entender isso é entender tudo que Jesus quer nos ensinar.

Fazer-nos irmãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário