sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sacramento da Eucaristia


Eucaristia quer dizer: excelente dom, doação extraordinária, graça especial, ação de graças.

O sacramento da Eucaristia é um sinal da graça. É um dom da vida.

A Eucaristia é mistério da fé, mistério de comunhão. É a comunhão oferecida por Deus que nos convida a comer e beber na Sua presença: “Isaias 24, 9-11”. Um banquete de alegria e de paz.

Por se tratar de um mistério, o cristão é convidado a desvendá-lo e aprofundar o seu conhecimento para elevação da própria vida.

O mistério eucarístico, é a revelação do mistério de vida humana. É preciso muito tempo, oração e perseverança para que Deus dê, a cada um, a compreensão deste mistério.

A instituição da Eucaristia: uma nova refeição.

Jesus instituiu a Eucaristia numa refeição íntima e festiva, pois muitas vezes tinha comparado o Reino de Deus a um banquete fraterno: “Mateus 8,11”.

Suas próprias refeições com os homens já eram a antecipação da ceia definitiva como Ele próprio nos diz: “João 6, 53-55”.

Os Evangelhos deixam bem claros que esta refeição era a “páscoa”, isto é, a solene ceia pascal: a páscoa dos judeus.

E desejou este momento: “Lucas 22,15-16”.

A ceia significa a entrega total de Jesus. Gesto simbólico e profético, dom do amor de Jesus pelo povo, assim transmitida pelo Apóstolo Paulo: “1 Coríntios 11,23-26”.

Entregando seu corpo e derramando o seu sangue, torna-se a vítima do sacrifício. E transforma a antiga ceia pascal no seu sacrifício de vida e glorificação.

A Igreja preserva a ordem de Jesus Cristo na última ceia: “Lucas 22,17-19”. Aqui a instituição da Eucaristia que celebramos até hoje. A mesa da palavra, mesa do pão e do vinho, sacrifício de louvor e ação de graças, comunhão.

Eucaristia, amor e dom de Jesus.

A Eucaristia é o sacrifício da nova aliança, que manifesta através dos tempos a paixão e a ressurreição de Jesus.

Na cruz do coração de Jesus jorram sangue e água. Para os primeiros escritores cristãos, a água evoca o batismo – sacramento da vida nova em Cristo e da entrada na Comunidade. O sangue é o sangue da aliança, expressão viva da Eucaristia, o sacramento que nos une à comunhão viva na Igreja.

São Paulo nos ensina sobre a celebração da Eucaristia: “Hebreus 10,5-7”.

A mesa da Palavra.

A mesa da Palavra ou liturgia da palavra é a primeira parte da celebração eucarística. Nela, acolhemos a Palavra de Deus.

Cristo aí se torna presente e alimenta o cristão com sua palavra de salvação, o primeiro alimento, semelhante ao leite materno, primeiro alimento, diz São Pedro: “1 Pedro 2,2”.

A presença de Cristo na liturgia da palavra é tão séria e real quanto na liturgia do pão e do vinho.

Mesa do pão.

A Eucaristia é também chamada a mesa do pão. Jesus se torna presente nos sinais do pão e do vinho consagrados. É a presença real de Cristo que se dá como alimento ao cristão e nele permanece: “João 6,56”.

Desta forma, realiza-se o grande mistério da Igreja: o mistério da comunhão total de Deus com os homens e dos homens entre si com Deus.

Eucaristia, sacrifício e comunhão.

Quando se participa da missa, atualiza-se o sacrifício de Jesus na cruz. O maior gesto de amor que se pode fazer em favor de alguém.

E a nova vida. É o próprio Cristo presente e atuante como sacrifício, oferenda consagrada.

O verdadeiro cristão crê na presença viva e Cristo na Eucaristia. E se dá como alimento espiritual e corporal para a saúde do corpo e da alma, como diz João Batista: “João 1,29”.

Quanto maior a participação do cristão na Eucaristia, pelo crescimento da fé, nos aproximamos mais de Jesus e da sua misericórdia.

Logo após a elevação da hóstia consagrada e do cálice, com o precioso sangue, o sacerdote em voz alta, dirigindo-se ao povo diz: “Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a Vossa morte e proclamamos a Vossa ressurreição”.

Pela oferta da Eucaristia, Jesus presente nela, o cristão é chamado a uma vida nova. Convidado a “Caminhar com Jesus” evangelizando.

Eucaristia, sacrifício de louvor e ação de graças.

Pela Eucaristia, celebra-se a vida, que é o maior dom de Deus. Louva-se a vida, agradece-se pela vida. O passado torna-se presente e projeta o futuro.

Eucaristia e vida.

Centro de toda a vida cristã. Para encontro, é uma maneira de viver de acordo com os ensinamentos da Igreja. Estimulo à reconciliação dos pecadores e a busca da conversão. O cristão deve agir de acordo com a ordem amorosa de Deus: “João 13,35”.

A Eucaristia educa para o amor. Criando uma nova forma de relacionamento entre os homens: “1 João 3,16”.

Eucaristia e comunidade.

A comunidade cresce e se manifesta pela Eucaristia. Torna-se, assim, sinal e instrumento de salvação do mundo. É o melhor meio para o crescimento na unidade e de reconhecimento do Dom de Deus na comunidade.

Eucaristia, caminho de plena liberdade.

A liturgia é a expressão da liberdade que o homem recebe ao encontrar-se com Deus. A Bíblia afirma esta liberdade: “2 Coríntios 3,17”.

E a vida eterna: “Romanos 6,5”.

Eis a definição de liberdade, definida por São Paulo: “Romanos 6,11”.

Não confundir a liberdade humana com a liberdade de Deus. O ponto de partida da liberdade de Deus é a fé: “1 Coríntios 1,17”. O sacramento pressupõe a aceitação da mensagem cristã, a fé.

Assim, a Eucaristia é o ponto de chegada e ponto de partida. A Comunidade cristã não é refúgio, mas também, não pode estar desengajado de projetos transformadores da pessoa humana e da sociedade.

Apesar das dificuldades existentes, a comunidade, a Igreja, deve proporcionar uma vivência concreta de fé, reunindo todos os cristãos fraternalmente na celebração eucarística.

Assim, a Eucaristia será, de fato, o lugar de libertação e unidade. Ela é a formação do Corpo de Cristo. Daí, sempre a necessidade de se ter fome desse alimento, como suplicavam os primeiros cristãos: “Apocalipse 22,20”.


A Eucaristia é a plenitude da comunhão eclesial.


Próximo Sacramento: CRISMA

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