quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

25 de janeiro: Conversão de São Paulo, Apóstolo.


Comemoramos hoje a festa da conversão do apóstolo Paulo. O Apóstolo dos gentios, o maior missionário do mundo pagão. De perseguidor dos cristãos, experimentou o caminho do Senhor e tornou-se um dos seus maiores seguidores.

Nasceu em Tarso, na Cicília, entre os anos 1 e 5 da era Cristã. Chamava-se Saulo (Shaul, em Hebreu). O nome latinho Paulo é alusão à sua pequena estatura. Era judeu, mas os habitantes da sua cidade gozavam do privilégio da cidadania romana. Estudou em Jerusalém. Foi Saulo quem aprovou a morte de Estevão, eis como ocorreu: “Ato dos Apóstolos 7,54-8,1”.

Como se deu a conversão de Saulo a caminho de Damarco: “Ato dos Apóstolos 9, 1-9”.

O batismo de Saulo, na casa de Ananias, que era chefe da comunidade Cristã local: “Ato dos Apóstolos 9, 10-19”.

Sua conversão marcou definitivamente a história da Igreja e seu desenvolvimento. Coube a Barnabé introduzi-lo entre os Apóstolos. Mais tarde transformado em Paulo, o Apóstolo.

Paulo foi o maior teólogo, o maior apologista, o maior escritor e orador dos cristãos. Deus o escolheu para o lado dos doze discípulos eleitos para propagar o cristianismo pelo mundo greco-romano.

Morreu decapitado no local denominado “True Fontana” ou “Três Fontes”. Istono fim do reinado de Nero, possivelmente no ano 67 da era Cristã.

Suas relíquias, juntamente com as de São Pedro, foram conduzidas para as catacumbas nas proximidades do Vaticano.

Paulo descobriu a grande verdade que transformou sua vida: “Jesus está vivo em meio aqueles que se unem em seu nome”.

Eis o grande exemplo para o discipulado “Caminhando com Jesus”: “Marcos 16,15”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário