quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Questionamentos sobre a Vida Eucarística


Levantamos alguns questionamentos iniciais:


1. Deveríamos continuar a falar em preparação para a “Primeira Comunhão”, para a “Primeira Eucaristia”, ou mudar para “preparação para uma Vida Eucarística”?

2. Essa preparação visa apenas a “comunhão com Jesus”, ou a participação da Santa Missa e de toda a vida eucarística da Igreja?

3. Como mudar toda uma mentalidade tradicional no coração dos catequistas, dos pais e padrinhos, bem como das próprias crianças, para que assumam uma nova visão de que se trata de uma preparação apropriada, sábia e muita clara para formar e educar as crianças para uma vida cristã eucarística, e nela, de “comunhões eucarísticas com Jesus”, vida essa que deve ser mantida, aprofundada, cultivada por toda a vida cristã?

4. Como a hierarquia da Igreja deveria agir, em conjunto, por todo o país, a fim de transformar essa tradição tão perniciosa de fazer do dia da primeira comunhão uma “espécie de festa de casamento”, com roupas luxuosas de noivas para as meninas, e ternos com gravatas para os meninos, com banquetes, tantos presentes, tantas fotos e filmagens que enchem a cabecinha das crianças de tantas ilusões, vaidade e expectativas de festas e presentes, e que desvirtuam completamente o significado espiritual católico desse primeiro encontro pessoal com Jesus Sacramentado?


Eis um gigantesco e incômodo desafio a ser enfrentado, se quisermos dar a esse acontecimento o seu significado de “início” de toda uma vida eucarística.

Não é pequeno o sofrimento e nem menor a decepção de catequistas e sacerdotes que, após tantos e tão prolongados esforços e desgastes na preparação das crianças, terminados os dias de festa, constatam que a grande maioria dos neo-comungantes já não participa da Santa Missa dominical e da Sagrada Comunhão.


Por que ocorre essa falta de perseverança?

Até quando isso continuará ocorrendo em nossas Paróquias?


Observação do blog: Quais as conclusões para ações concretas advindas do Ano Catequético Nacional para 2010?

Nenhum comentário:

Postar um comentário