segunda-feira, 11 de junho de 2012

Viver em harmonia




Viver em harmonia e nutrir-se de “equilíbrio” nos próprios sentimentos e ações e depois manifestá-lo em concordância de sentimentos entre pessoas, dentro de um grupo ou comunidade.
A harmonia tem uma relação direta com o equilíbrio emocional e a paz, representa uma energia positiva com reflexos no nosso comportamento e no nosso corpo físico, ou seja, a saúde. São Paulo nos alerta: “Romanos 12,16”. Que tal?
E a paz só virá através do exercício do amor. Isto é, harmonia com Deus, com o próximo (familiar ou não), com todas as coisas e consigo mesmo. Se por um lado enfrentamos dificuldades e problemas que exigem soluções relacionamentos conturbados, em tudo isto, necessita-se de paciência, tolerância e perdão. Leia e medite com atenção: “Romanos 14,19”.
O espírito cristão não semeia discórdia, mas procura unicamente comunhão fraterna, união e paz entre todos os homens.
Se para mantermos a saúde do corpo precisamos de hábitos saudáveis com boa alimentação, atividades físicas e cuidados médicos; também espiritualmente precisamos ter cuidado com a qualidade dos pensamentos e dos sentimentos, cuidando de alimentá-los com positivismo e boas atitudes... caridade – para alcançarmos o equilíbrio e a harmonia em nossa vida. Comprove: “1 Tessalonicenses 3,12”. Na comunhão de vida com Cristo, não deve haver senão amor, alegria e paz. A paz é a conseqüência da caridade vivida.
Fugir dos vícios, pois eles trazem desarmonia para a alma, para o corpo e sociedade: o álcool, as drogas, desonestidade, ciúme, inveja, vanglória e muitos outros. Evitá-los e combatê-los é buscar corajosamente o equilíbrio e a harmonia. Como forma de praticar a caridade, atitudes importantíssimas para reencontrar a paz e a alegria de viver. A caridade encerra todas as virtudes: “1 Coríntios 13,4-7”. O sinônimo de caridade é o amor!
A condição essencial para se viver em paz e em boa harmonia é que cada um respeite profundamente o outro como ele é. O mínimo que se pode esperar de um verdadeiro cristão a favor de qualquer pessoa são as seguintes expressões:
- um olhar amável;
- sorriso bondoso e acolhedor;
- boas palavras (nunca palavras que machuquem).
Exercite a fé, sinta a harmonia e cultive a paz!

Palavra de fé: “Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros”. (Romanos 12,10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário