segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Bíblia e a defesa da vida – 1ª parte




Observem Caim e Abel: “Gênese 4,8-16”. O homicídio, nas mais diversas formas, entrou no mundo, e a vida passou a ser constantemente ameaçada. Deus se coloca como defensor da vida, pois até mesmo o assassino não pode ser assassinado, pois quem matar Caim será vingado pelo próprio Deus sete vezes (Gênese 4,15).
Deus quer destruir a cadeia da morte que entrou no mundo, mas o pecado, ação livre e responsável das pessoas humanas, como que estendendo tentáculos, cria uma rede de ódio que gera uma mentalidade de morte, presente no mundo até os nossos dias.

Deus é o doador da vida
A presença da vida em nosso planeta é um dom de Deus. Foi Ele quem ordenou o surgimento da vida vegetal, comprove: “Gênese 1,11-12”; da vida animal em todas as dimensões e características: “Gênese 1,20-22”; e por fim, fez o ser humano, conforme nos narra: “Gênese 2,7”. Sem o sopro divino, falta a vida... “Ezequiel 37,7-11”.
A vida humana é que enfeita o universo. Assim nos diz o salmo: “Salmo 32 ou 33,6”; de modo que é a vida humana que dá sentido a toda obra criada, já que o ser humano é como o sopro.
Deus é o Senhor da vida. Até mesmo a vida dos poderosos está em suas mãos: “Salmo 75 ou 76,13” e dependem do seu sopro que vai e não volta: “Salmo 77 ou 78,39”, pois nossos anos acabam como um sopro. O salmo assim nos diz: “Salmo 103 ou 104, 29-30”. Também no livro da “Sabedoria 16,13”. E o Deus da vida garante a continuidade do seu sopro vital. Somente Deus tem o poder sobre a vida: “Eclesiastes 8,8”. Nós não podemos acrescentar um minuto de nossas vidas: “Mateus 6,27”.

Deus é o defensor da vida
Com razão, canta o salmista: “Salmo 26,1”. Ele coloca toda a sua confiança em Deus porque sabe que Dele depende a sua vida e que Ele a defende e a protege, pois a vida é preciosa aos seus olhos: “1 Samuel 26,21”. Sabemos que Deus é amigo da vida: “Sabedoria 11,26”, e por isso a defende. Ele não é causa da morte que não é obra sua e nem seu desejo: “Sabedoria 2,24”. Deus não deseja a morte nem mesmo para o pecador, mas espera a sua conversão, porque a morte é fruto do pecado: “Ezequiel 18,23”. Deus só defende a vida como também livra os que são conduzidos à morte: “Provérbios 24,11”.

Pe José Adalberto Vanzella
Palavra de fé: “Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a tua vida, para que vivas com a tua posteridade”. (Deuteronômio 30,19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário