terça-feira, 15 de maio de 2012

Promessa é dívida?




Dívida e pagar: duas palavras infelizes usadas no ditado popular sobre cumprir promessas. Deformam o sentido e o valor bíblico-teológicos do tema.

O ato de prometer é atitude norma na mera convivência com os outros em todas as relações humanas.

Haveria convívio humano alheio às promessas no sentido de “palavra empenhada” e o consequente valor moral: fidelidade do promitente?  Prometer é mais que o propósito e a intenção.

Do ponto de vista religioso fazer promessa é um fenômeno universal. Ela é uma das vertentes da religiosidade popular vivida em todas as classes sociais, mais ainda nas pobres e humildes. O ato de prometer faz um salto qualitativo quando envolve o divino. Mas, ver na promessa uma troca, um negócio com Deus é um perigo não desprezível que a anula.

Aí não cabe prometer nada! Igualmente se no conteúdo ou na formulação entrarem a superstição, a crença mágica em pretensas forças misteriosas que o promitente poderia manipular.

Não imposta por mandamento divino a promessa é devoção válida se programada com reflexão, lucidez e temor filial a Deus.

Sob pressão emocional forte como doenças e angústias maiores é bom pensar duas vezes. Nunca fazê-la para outra pessoa cumprir sem aprovação consciente dela.

Às vezes não se tem uma noção clara, outras, promete-se o que não se pode cumprir ou coisas fúteis.

Prometer coisas muito difíceis será sincero? Não é preciso antes ter coerência com toda a vida cristã, ligar-se de fato à comunidade, buscar uma conversão maior a Deus na oração humilde e na gratidão fiel?

“É melhor não fazer promessas do que fazê-las e depois não cumprir” (Eclesiastes, 5,4).

Podemos mudar a promessa por outro ato equivalente ou de maior valor espiritual. Em coisas mais graves e dúvidas de consciência é costume recorrer ao sacerdote onde for viável.

Na Bíblia a promessa é a raiz da História da Salvação. A promessa do próprio Deus falando. Sua Palavra é Promessa! Deus é fiel a sim mesmo apesar da infidelidade do povo aliado. Confiar nele é o caminho bíblico para se ter um coração novo. O discípulo de Jesus faz do comprometer-se a linguagem fundante do amor: prometo ser fiel!


Pe. Antônio Clayton Sant’Anna, C.Ss.R


Palavra de fé: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Marcos 14,38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário