quarta-feira, 9 de maio de 2012

Humildade e Covardia




Para compreender as diferenças, como está no dicionário:

- humildade – virtude que nos dá sentimento das nossas fraquezas; modéstia; demonstração de respeito; de submissão.

- covardia – medo; ações que demonstram medo ou perversidade; fraqueza de ânimo, timidez.

Muita confusão existe em torno dessas duas palavras, em relação à conduta humana e espiritual. Humildade quer seja consciente ou inconsciente, é uma virtude da alma. Geralmente os humildes sabem agir de maneira compreensiva, diante de qualquer falta por eles cometida, tem bom senso. Leia e medite: “1 Pedro 5,5-7”.

Já o covarde reage de maneira agressiva e destemperada, devido a falta de argumentação, falta de confiança em si mesmo, à falta de equilíbrio mental e emocional, e falta de sinceridade. Assim são os covardes. Acumulam erros nos seus atos, nas suas ações e em seus relacionamentos. Daí advém o medo e a covardia que o impelem para ações desagradáveis aos outros e a Deus: “2 Timoteo 3,1-5”. Cuidado!

Os covardes são cínicos e grosseiros quando explodem. Essa baixeza é fruto do medo e da consciência que eles tem de si mesmos, da falta de capacidade, ou seja, da falta de humildade para reconhecer seus erros e limitações em se contato diário com os demais.

Como vemos a diferença entre o humilde e o covarde é grande. O humilde é corajoso, sem arrogância; tem pensamentos positivos; é otimista sem exageros; é virtuoso e discreto; é sincero e solícito sem segundas intenções; é amigo desinteressado. É autêntico e transparente, procura aprender, sabe reconhecer suas faltas e defeitos, não se aborrece, procura corrigir-se quando repreendido, enfim, ser humilde é ter virtude e privilégio das grandes almas, é ser exemplo e, ao mesmo, sabe aprender sempre que preciso.

Palavra de fé: “As palavras agradáveis são como um favo de mel; doçura para a alma e saúde para os ossos”. (Provérbios 16,24)

“O perverso cava o mal; há em seus lábios como que um fogo devorador”. (Provérbios 16,27)


Nenhum comentário:

Postar um comentário