segunda-feira, 11 de julho de 2011

Verônica – Santa Verônica

Comemoração: 12 de julho


Diz a história de Verônica que ela morava em Jerusalém e que, cheia de compaixão à vista do sofrimento de Jesus a caminho do Calvário, enxugou-lhe o rosto com uma toalha, em que as santas feições ficaram gravadas.

Não há real evidência para tal fato, mas a história teve vasta repercussão entre os cristãos por muitos séculos. Há variantes e amplificações dela, e Verônica tem sido identificada com várias personagens, históricas ou não, principalmente com a mulher que sofria de um fluxo de sangue: “Mateus 9, 20-22”.

Um pano, considerado como “o véu original de Verônica”, é preservado na Igreja de São Pedro em Roma, talvez desde o início do século VIII. O nome de Santa Verônica não consta do Martirológico Romano, que quer dizer: lista de mártires.

A inclusão do seu ato na chamada via-sacra tem sido desaprovada algumas vezes. O nome Verônica, comumente explicado como significando “imagem verdadeira”, foi dado ao véu e deve ter sido transferido para denominar a compassiva santa.

Observação: Os santos são aqueles que aceitam e cooperam com a graça de modo mais entusiástico e menos egoísta do que os outros em graus muito elevados, tornando-se semelhante a Cristo através do auxílio que Cristo deu a eles. São Paulo resume a santidade em uma frase: “Eu vivo; no entanto, não sou eu mas Cristo que vive em mim”.




Palavra de fé: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza”. (1 Tessalonicensses 4,3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário