quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

“Vós sois o sal e a luz para a humanidade”

No evangelho de “Mateus 5,13-16”, Jesus faz três comparações: sal, luz e a lâmpada para mostrar o significado de ser verdadeiro cristão, no sentido da presença viva em ação nas comunidades cristãs no mundo de hoje. A verdadeira comunidade cristã deve ser: sal, luz e lâmpada.

O sal é o elemento fundamental para a vida: persevera, conserva os alimentos e dá o sabor. Assim, também, a comunidade cristã em comunhão com Cristo, preserva, conserva a vida e dá sabor humano.

A luz: a primeira carta de São João diz: “Deus é luz”, pois sua presença ilumina a vida do homem e lhe dá sentido. A comunidade cristã é luz do mundo, quando dá testemunho de Jesus e se torna sinal revelador da sua missão. Ninguém vive sem a luz. A luz possibilita enxergar o caminho para andar, e ninguém caminha sem um sentido (ou direção) na vida.

E a lâmpada: ninguém a acende para colocá-la debaixo de uma vasilha. A comunidade cristã não pode se esconder, se fechar, caso contrário seu testemunho não tem nenhum sentido.

Essas imagens de Jesus Cristo convergem na mesma direção: “O testemunho da vida a serviço dos outros”.

Fica claro que a comunidade não existe para si mesma, mas em função dos outros, de toda a humanidade.

A comunidade somente será sal, luz e lâmpada quando der testemunho de Jesus, vivendo no que Ele proclamou nas bem aventuranças: “Mateus 5, 1-12”.

Podemos descobrir que além da linguagem e das idéias, que Deus se encontra na simplicidade e na confiança. A falta de luz no coração do homem é que impede de chegar ao verdadeiro sentido da vida cristã.

Precisamos ficar atentos e exercitar a fé.


Palavra de fé: “Como luz, se eleva, nas trevas, para os retos, o homem benfazejo, misericordioso e justo”. (Salmo 111,4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário