segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cátedra de São Pedro Apóstolo - Festa comemorativa no dia 22 de fevereiro

Nesta data, a Igreja Apostólica Romana festeja o Pontificado de Pedro (exercício do poder papal), que lhe foi concedido por Jesus Cristo após Pedro confessar que Jesus é o Cristo, o filho do Deus vivo. Comprove: “Mateus 16, 13-19”.


Como resposta à confissão de Pedro, Jesus felicita-o e confia-lhe uma missão especial perante a Igreja. Declara que a felicidade de Pedro não está em seu mérito, mas porque Deus, o Pai, lhe revelou o mistério de reconhecê-lo como o Messias, filho de Deus. E assim, confia-lhe a missão de ser rocha sobra a qual a Igreja será fundada e reunida em torno dos discípulos.


Pedro manifesta no Evangelho, acima citado, “Mateus 13, 13-19”, o mesmo poder de Cristo que, através dele, quer continuar visível sua presença.


Para isso, é preciso desenvolver uma verdadeira catequese (evangelização) para o fortalecimento da fé, e não haver dúvidas quanto à presença do Cristo Ressuscitado no meio de nós.


A pessoa de Jesus Cristo se encontra na origem do grupo de discípulos constituídos em “família de Deus”, assim como Ressuscitado atua na Igreja como comunhão fraterna de irmãos que tem um único e mesmo Pai.


São Pedro Apóstolo, o primeiro Papa da nossa Igreja!



Palavra de fé: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”. (Salmo 22,1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário