segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vicente, o vencedor.




No recente encontro com Vicente, em sua casa, conhecemos parte de seus dez irmãos. Lá estavam seis, solidários e unidos ao Vicente nestes dias que antecedem a delicada cirurgia nos rins bem como Margarete, três dos seus filhos, sogra, um sobrinho, eu e a Vera, minha esposa.

Foram momentos de descontração e alegria visando manifestar a fé e a esperança de final feliz. Falamos de Deus, Jesus Cristo, fé, esperança, superação e principalmente da graça de se ter uma família unida.

Ao final, demos nossas mãos em sinal de unidade em Cristo (proclamando “Mateus 18, 19-20”) e manifestamos a nossa fé e confiança na oração do Pai Nosso.

Também homenageamos Maria, mãe de Jesus, na pessoa da sua ministra presente, a Margarete (“Lucas 18, 19-21”, palavras do próprio Jesus) e saudamos com a oração da Ave Maria. Ao final a saudação fraterna, entre todos, com o ósculo santo (o beijo) em nome de Jesus Cristo.

Voltamos para casas felizes por esse encontro com o Vicente e seus familiares que de maneira carinhosa deram testemunho de admiração exemplar que tem pelo querido irmão. A mesma admiração que também tenho desde que o conheci alguns anos atrás.

Chegando em casa busquei, no “Livro dos nomes”, de Regina Obata, e descobri (nem sei se o Vicente conhecia) o significado do nome dele: Vicente vem do latim “vincens”, que significa vencedor. Aí, então, a razão desta singela homenagem ao amigo que admiramos.

A primeira extraordinária vitória foi a conquista de uma pérola de valor incalculável que conserva e preserva com amor. Após a conquista dessa “pérola”, além de mais que “vencedor”, tornou-se exemplo para familiares e amigos.

Sobre a “pérola” o esclarecimento encontramos também no livro citado acima: “Pérola” em latim é “margarita” (em português margarida). Margarita é o nome de um molusco que possui concha de madrepérola e também nome de flor. A variação de Margarita (latim) para o inglês resultou no nome de Margaret (em português, Margarete). Assim, eis o resultado: “vencedor” e “pérola” = Vicente e Margarete. Deus se encantou com eles: “Gênese 1,28”, leiam. Como presente Deus, por essa feliz união, receberam um anjo, o Vinícius, e mais três filhos.

Para meditar e refletir: criar um filho é necessário amor, doação, bons exemplos, e depois, liberá-lo para viver a própria vida. Quanto a um anjo é preciso fé, amor, doação, superação e entrega total de pai e mãe (que acontece vinte quatro horas por dia), qualidades indiscutíveis em Vicente e Margarete.

O próximo desafio do nosso guerreiro “vencedor” veio de surpresa, mas pelos méritos alcançados aos olhos de Deus e pelas orações e energias positivas de familiares e amigos a vitória é certa. Sua passagem pelo centro cirúrgico é mais uma oportunidade de demonstrar sua força e fé. Mais um exemplo que dele receberemos para as nossas vidas.

Que Deus continue te abençoando.... Vicente, o vencedor!

Palavra de fé: “Por isso o homem deixa seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne”. (Gênese 2,24)

Um comentário:

  1. obrigado pelo carinho é muito bom saber que temos amigos que Deus abençõe bjz

    ResponderExcluir