quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cristo veio superar a letra da lei

O evangelho de “Mateus 5,17-37” (leia-o e medite) apresenta a posição de Jesus diante da Lei (ou Tora – a lei mosaica – pentateuco). De maneira especial e objetiva, expressa seus pensamento e considerações sobre o homicídio, o adultério, o juramento. Apresenta-nos o que era a lei propriamente dita e a sua visão. Como a expressão “foi dito, mas eu vos digo”, revela a sua autoridade superior à de Moisés na interpretação da lei e mostra, também, a necessidade de ir além da letra e descobrir o espírito da lei. Dessa maneira, Jesus representa a continuidade e a ruptura em relação à Tora.


Uma religião pura e simplesmente formalista e legalista se preocupa apenas com a boa ou má conduta externa e não tem nenhum mérito diante de Deus. Cumprir apenas a letra da lei não tem nenhum mérito, faz apenas o que está determinado. É fácil seguir uma norma e não se comprometer com algo a mais por amor.


Como cristãos devemos descobrir maneiras para realizar o bem inspirados na lei de Deus.


Vivemos numa sociedade do descartável, em que tudo muda com facilidade. Precisamos agir com discernimento para não jogar no lixo pérolas preciosas.


Jesus preserva o que é importante e lhe da um novo sentido, descartando o que não tem nenhuma validade para a defesa da vida. A lei tem a função de defender a vida, principalmente dos mais necessitados. Com essa interpretação, Jesus mostra-nos que nem tudo o que foi escrito está automaticamente superado, mas precisa ser meditado e revisto para que observe o valor por trás da letra.


Ir além da simples letra da lei significa dar respostas e exercer atitudes que manifestem o verdadeiro sentido da vontade de Deus. O verdadeiro cristão para manifestar o seu amor não pode se limitar ao mínimo indispensável, e sim, dar o máximo e melhor de si.


As palavras de Jesus convidam o cristão a algo a mais, a dar um passo adiante na fraternidade, no amor, no respeito e na sinceridade.


O verdadeiro cristão é o protagonista, no mundo de hoje, para o cumprimento dele, caminhando com Jesus, ouvindo-o, aprendendo e realizando a missão.



Palavra de fé: “Concedei a vosso servo esta graça: que eu viva guardando vossas palavras”. (Salmo 118,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário