sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Aprendendo com Santo Agostinho

Só DEUS conhece verdadeiramente o homem


És tu, Senhor, quem me julgas. Quem dentre os homens conhece o que é do homem, se não o espírito do homem que nele está? – “1 Coríntios 2,11”.


Existe, porém, algo no homem que nem sequer seu espírito conhece. Mas tu, Senhor, que o criastes, tudo conheces. E eu, ainda que diante de ti me despreze e me considere como pó e cinza: “Tobias 42,6”. Sei de ti algo que não sei de mim. É certo que agora vemos em espelho e de maneira confusa, e ainda não vemos face a face: “1 Coríntios 13,12”.


Por isso, enquanto peregrino longe de ti: “2 Coríntios 5,6”, estou mais presente a mim que a ti. Sei que és absolutamente inviolável, mas ignoro a que tentações posso ou não resistir. E há esperança, porque é fiel e não permites que sejamos tentados acima de nossas forças, mas com a tentação nos darás os meios de a ela resistir e a força para suportá-la: “1 Coríntios 10,13”.


Confessarei, pois, o que sei de mim; e confessarei também o que de mim ignoro, pois o que sei de mim, eu conheço graças a tua luz, e o que não sei, ignorarei, até que minhas trevas se transformem na luz do meio-dia: “Isaías 58,10”, diante da tua face: “Salmo 89,8”.



Palavra de fé: “Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos”. (1 Coríntios 4,20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário