quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Consciência, o que é?

O dicionário nos ensina que a consciência é conhecimento, noção. É a voz secreta da nossa alma que aprova ou reprova os nossos atos. Consciência é sinceridade; é o cuidado extremo com que executamos as nossas tarefas; opinião consciente, honradez: é própria do homem de consciência.

Um fato que produz remorso é um questionamento da consciência. O termo “liberdade de consciência” é direito de gozar completa liberdade em religião. Outros termos: “pesar na consciência” é o sentimento de remorso. “Meter a mão na consciência” significa examinar e julgar os próprios atos. “Exame da consciência” é relembrar os pecados cometidos.

Numa visão da espiritualidade e da fé, a consciência é o sacrário da dignidade humana. É ela que nos permite ou não acolher e crescer na fé, esperança e caridade.

Como diz São Paulo: “Digo a verdade em Jesus Cristo, não minto; a minha consciência me dá testemunho pelo Espírito Santo”. (Romanos 9,1).

É o cuidado que devemos ter, a coerência dos nossos atos e atitudes diante de Deus. Leiam: “Ato dos Apóstolos 24,16”.

Necessário se faz acolhermos a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada com consciência de que é para nós que fala, para que aprendemos e sejamos porta vozes do Plano de Salvação. Comprove: “Romanos 2, 15-16”.

Aqui vai uma recomendação de São Paulo a Timoteo, sobre exortação da fé. Leia e grave na consciência: “1 Timoteo 1,19”.

O cristão verdadeiro precisa desenvolver atitudes conscientes, perseverantes na fé, que se desviem de assuntos que faltem com a verdade. E em comunidade, agir com humildade e generosidade, é agir para o bem acolhimento ao irmão e às boas obras. Confiram: “Tito 1, 15”.

Em fim, a consciência indica o bem que se deve fazer e o mal a evitar. Isto nos diz São Pedro, o sucessor de Cristo. Vejam: “1 Pedro 3, 16-17”.



Palavra de fé: “Porque a maldade, condenada por seu próprio testemunho, é medrosa, e, sob o peso da consciência, supõe sempre o pior”. (Sabedoria 17, 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário