terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Urias e o adultério do Rei Davi

Urias, um dos mais valorosos generais do exército de Davi, era casado com Betsabé, mulher de rara beleza e formosura. Residia em Jerusalém nas proximidades do palácio real.

Em certa tarde, estando Urias na guerra, Davi, do seu terraço, viu Betsabé banhando-se. Ficou encantado por ela! Mandou seus mensageiros chamá-la e com ela dormiu nessa noite. Ficou totalmente apaixonado por Betsabé, em seguida escreveu mensagem a Joab, comandante e chefe de suas forças para que lhe mandasse Urias a sua presença. Depois escreveu a Joab uma carta, que remetei pelo próprio Urias, ordenando que fosse ele colocado na linha de frente, com a maldosa recomendação de expô-lo ao maior perigo e em seguida desprotegê-lo, para ser ferido e morto.

Joab assim fez e não tardou o infeliz Urias ser ferido e vindo a morrer em combate contra os Amonitas. Ao saber da morte do marido, Betsabé chorou. Ao passar o período do luto, Davi, fê-la recolher ao harém real, onde se tornou uma de suas concubinas. E já grávida de Davi.

O profeta Natan por ordem de Deus apresentou-se a Davi e narrou-lhe a célebre parábola do rico que possuía numerosos rebanhos e não satisfeito arrebatou ao pobre a única ovelha que tinha. Indignado, o Rei Davi, contra esse proceder de Natan exclamou: “Pela vida de Deus! O homem que fez isso merece a morte. Ele restituirá sete vezes o valor da ovelha por ter feito isso e não ter tido compaixão”. Pois este homem é tu!, exclamou Natan, o emissário do Senhor, que passou então a recriminar o revoltante procedimento.

Davi reconheceu o seu pecado e, penitenciando-se dele compôs o Salmo 50 (Misere): “Salmo 50/51,3”.

Apesar dessa ação pecaminosa, continuou Betsabé como sua concubina. O primeiro filho, fruto da primeira noite com Davi, nasceu morto como profetizou Natan. Betsabé sofreu, mas recebeu o consolo de Davi. Depois, Betsabé concebeu e deu a luz outro filho, Salomão, que sucedeu Davi no trono.


Palavra de fé: “Só contra vós pequei: o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento”. (Salmo 50/51,6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário