sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Qualidade de Vida - Humana e espiritual.


Hoje em dia, muito se fala da importância de mudarmos nossos hábitos em busca de uma melhor “qualidade de vida”. Corretíssimo! Mas, precisamos ter consciência de que a melhoria da qualidade de vida não se consegue apenas em avaliações regulares do estado de saúde com práticas esportivas, com programações culturais e de lazer e nas academias como prática para tornar o corpo saudável (neste caso o belo físico passa a ser “modelo visível” de boa qualidade de vida).

Esquecemo-nos de que a verdadeira - e a melhor - referência da qualidade de vida não se exibe no belo corpo e em conquistas materiais, mas sim em ser feliz, estar feliz e viver feliz.

Para uma verdadeira busca da Qualidade de Vida, faz-se necessário cuidarmos do nosso corpo sim, mas também da nossa alma. Agir com fé e razão em busca da “Verdadeira Qualidade de Vida”:

Fé: nossa espiritualidade, nossa alma;

Razão: nossa humanidade, nosso corpo. Ambas nos foram dados por Deus, o corpo e o tempo: “1 Coríntios 6, 19”.

Precisamos dar espaço em nossas vidas aos médicos. Assumirmos as responsabilidades de boas práticas de exercícios físicos, esportivos e culturais. Para o corpo e a mente saudáveis, é Deus que se preocupa com isso. Vejam: “Eclesiástico 38, 1 – 15”.

Nós, os cristãos, devemos ser coerentes e vivermos com responsabilidade para uma boa e santa “qualidade de vida”. De que adianta um belo e saudável corpo com uma alma sem amor, sem fé e sem esperanças em sua vida?

Quem procura a felicidade nas coisas do mundo e quer gozar a vida em função das conquistas materiais, compromete sua vida espiritual e afasta-se de Deus. Eis que nos diz o Senhor: “Mateus 10, 39”.

A verdadeira “Qualidade de Vida” é ser feliz. Conheço pessoas mutiladas que são felizes e também jovens atléticos que se drogam ou embriagam-se para tentarem, segundo eles, se sentirem felizes. Coitados! Estes não sabem o que fazem, se destroem. Não existe felicidade a não ser em amar e ser amado: “Salmo 15, 2”.

E ainda: “O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem”. (Saint-Exupéry, escritor francês – 1900 – 1944).

Quem ama e crê no verdadeiro amor, cuida-se por dentro e por fora. Corpo e alma na expectativa de viver muitos anos e ser feliz!

Por fim, eis o exercício indispensável que devemos exercitar todos os dias e pelo maior tempo possível, pois estimula a nossa fé e revitaliza nossos órgãos vitais: sorrir!

Sim, o riso propicia excelente massagem interna no tratamento digestivo, aumentando o fluxo sanguíneo para o fígado, baço, rins, pâncreas e glândulas supra-renais. Fonte de consulta:
www.laughteryoge.org

Eis, por sugestão com fé e razão, corpo e alma para vivermos com saudável “Qualidade de Vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário