sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Pai no mundo de hoje


Nenhuma instituição social sofre tanto abalo quanto a família.

O saudoso, Frei Júlio, costumava falar no Curso de Noivos em nossa Paróquia Santo Antônio de Pádua que, quando viajarmos, devemos rezar um Pai Nosso; quando se vai para a guerra, devemos rezar dois. Mas quando casamos, para formarmos uma família, devemos rezar três Pai Nosso! Por quê?

- a viagem acaba rápido, por isso, um Pai Nosso;
- a guerra, um dia também acaba, por isso, dois Pai Nosso;
- mas o casamento é para a vida toda, por isso, três Pai Nosso.

O pai do mundo de hoje deve ser um guerreiro corajoso e amoroso para defender sua família do bombardeio dos falsos conceitos de amor e liberdade.

Que o pai do mundo de hoje, possa compreender que não se educa filhos à distância, com autoritarismo ou negativas, mas sim, presente no dia a dia ao lado dos filhos. Ser parceiro, ser amigo e protetor é cultivar o amor entre pai e filhos.

Coragem, pai do mundo de hoje, e lembre-se: você também é filho e sua experiência como tal, pode ajudá-lo. As boas lembranças que seu pai lhe deixou farão com que você seja um pai maravilhoso para o seu filho .

Você, pai, é peça fundamental para que sua família seja feliz. Procure agir com atenção, solidariedade e ternura:
- não seja escravo do trabalho e tire parte do seu dia para seus filhos;
- fuja das alucinadas competições para subir no status social, em detrimento ao pouco tempo com a família;
- fuja do conforto comodista dos telejornais, comilança, bebedeiras e realidades virtuais que o faz esquecer a verdadeira realidade: “os filhos adoram bater papo com os pais”. E, nesses papos, quanta alegria se poderá semear!


Oração do filho:

Senhor, agradeço-lhe pelo pai que me destes e que tanto admiro em meu coração.
Fazei, Senhor, que eu o ame sempre mais e que ele sinta o meu amor.
Aumentai-lhe a alegria de viver, a saúde, e não permita, Senhor, que eu seja para ele um peso, mas sim, um amigo.
Ajuda-me a adivinhar suas horas de cansaço e preocupações, para que eu possa carinhosamente confortá-lo.
Afastai do meu pai as preocupações, o desânimo e as doenças.
Que ele seja firme e severo, quando necessário, sem perder a ternura.
Que eu não repare nos seus defeitos, mas sim, nas qualidades, para que um dia, eu possa imitá-lo nos bons exemplos.
Senhor, sede misericordioso com o meu pai, o meu amigo, o meu herói!
Com a Vossa benção e proteção, Senhor, que a nossa família possa viver unida cada vez mais pra cantar o vosso nome: DEUS, o Pai de todos os pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário