quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Católicos e as provocações dos crentes


Convém, ao verdadeiro cristão católico, ter uma conduta ecumênica para não alimentar as provocações dos seguidores de outras religiões ou seitas.

Para isso devemos conhecer, cada vez mais, a mensagem de Jesus Cristo e seus discípulos, para com conhecimento, serenidade e objetividade, darmos respostas com consistência demonstrando o que aprendemos na Bíblia e na Palavra de Deus.

Vejam o que São Pedro, já no primeiro século, advertia aos fiéis e seguidores: “2 Pedro 2, 1-2”.

Com base no livro "Respostas da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica", do Pe Vicente Wrasz, SVD, apresento um resumo objetivo para rechaçarmos pela Bíblia as provocações.

Veneração de Imagens: acusam-nos de idolatria, fazendo e adorando imagens, o que Deus proíbe na Bíblia: “Êxodo 20,4”.

Nossa resposta: O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo ordena a Moisés: “Êxodo 25, 18-20”. E ainda manda fazer: “Números 21, 8-9”. Manda ainda Salomão: “1 Reis 6,23-35”. E ainda: “1 Reis 7,29”.

Nessa provocação, os “crentes” acabam por considerar Deus como incoerente, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens, esquecendo-se que em outro teria proibido. Seria uma blasfêmia.

Deus proíbe, sim, imagens de deuses falsos e adorá-los como faziam os pagãos.

O verdadeiro sentido está na leitura completa do Capítulo 20 do Êxodo: “Êxodo 20, 2-5”. E não apenas o versículo 4 que isolado fica sem sentido, o que demonstra o motivo para provocar ou o desconhecimento da Palavra de Deus na Bíblia.

E mais: “Êxodo 34,17”.

Por isso, gravemos bem o alerta de São Pedro: “2 Pedro 2, 1-2”.

Estudando e lendo a Bíblia teremos armas e argumentos para rechaçar provocações.

Ecumenismo acima de tudo, irmãos e irmãs!


Próxima semana: a provocação a respeito do Batismo dos Católicos. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário