segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bíblia: perguntas que o povo faz

Qual foi o pecado de Adão e Eva?

Muitos dizem que o pecado de Adão e Eva foi o pecado de ordem sexual. Não é verdade; não está na Bíblia. Pelo contrário, a Bíblia diz que Deus criou o homem e a mulher e deu-lhes ordem para terem muitos filhos. Confira: “Gênese 1,28”. Assim, a ordem para uma vida sexual é anterior à desobediência narrada em Gênese, capítulo 3. Para ser pecado sexual, deveria haver a proibição de Deus; e não há.

Então, qual foi o pecado de Adão e Eva? Qual é o pecado original? A Bíblia não diz qual foi o pecado. E nem podia dizer, pois o primeiro pecado, ou o pecado original, embora seja real, não pode ser comprovado com documentos.

O autor bíblico não está querendo descobrir qual o primeiro pecado do homem. A intenção dele é outra: ele não quer provar nada e nem quer demonstrar que houve pecado que se teria transmitido de pai para filho. Ele apenas constata que há pecado no mundo. Constata que existe em cada pessoa a misteriosa tendência para o mal. Diante da Lei de Deus o homem é tentado a escolher o mal e não o bem. Isso é um mistério que se esconde no coração do homem.

A narração bíblica sobre o pecado original é montagem literária feita sobre uma grande verdade: o homem pecou, errou no passado e peca e erra no presente. Assim, mostra-nos que houve “uma ruptura com sua Origem, que é Deus”. E para retratar tudo isso, o autor bíblico usa a linguagem simbólica e elementos da sua cultura: nudez, voz de Deus, esconder-se de Deus, etc. Para o autor, todo homem é Adão, isto é, pecador.

Não há resposta para a pergunta: “qual foi o pecado de Adão e Eva?”. Porque a Bíblia não o identifica, nem é a intenção do autor em identificá-lo. Em outras palavras: o pecado de Adão e Eva é histórico no sentido real e não comprovado e documentado.

Muitos autores dizem que o pecado original foi um ato de desobediência à Lei de Deus, mas não esclarecem. O pecado original, então, não existiu, mas existe. Não aconteceu, mas acontece. Talvez esteja aí a chamada “desobediência à Lei de Deus”, considerada o núcleo do pecado. Essa desobediência, esse erro inicial, primordial, é chamada “pecado original”, porque está na origem, no começo da humanidade. É uma “força perigosa e ameaçadora e da qual cada geração é responsável, inclusive a primeira”.

A tarefa mais importante não é a de descobrir qual foi o pecado original, mas sim, como combatê-lo agora, em cada pessoa, em cada estrutura, em cada época. Combater esse mal de origem é também construir o paraíso.




Palavra de fé: “Mas os justos viverão eternamente; sua recompensa está no Senhor, e o Altíssimo cuidará deles”. (Sabedoria 5,15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário