segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Entenda sobre: Levitas




Ministros sagrados, de categoria inferior em relação aos sacerdotes, entre os judeus, pertencentes à tribo de Levi e que não participavam do sacerdócio. Durante as funções usavam uma roupa característica de linha, mas só podiam ir até o pátio interior em volta do Santo Templo se poderem entrar nele. Aos Levitas de categoria superior, cabia assistir os sacerdotes que estivessem oficiando, outros tinham o encargo da música durante as funções e outros serviam como porteiros, inspetores e serviçais do Templo, vide: “Números 3,1-51”. As outras tribos de Israel deviam prover a subsistência deles conforme em: “Deuteronômio 10,8; 12,19” e “Josué 21,1-45”. Mostravam-se zelosos ao castigar o culto do bezerro de ouro (Êxodo 32,26-28). Barnabé, companheiro de São Paulo, era Levita (Ato dos Apóstolos 4,36), natural de Chipre.
“Os levitas não foram contados no recenseamento com os israelitas, segundo ordem que o Senhor tinha dado a Moisés”. (Números 2,33)


Palavra de fé: “Todos os levitas recenseados por Moisés, Aarão e os principais de Isarel, segundo suas famílias e segundo suas casas patriarcais”. (Números 4,46)

Nenhum comentário:

Postar um comentário