sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sacramento da Reconciliação


O sacramento da reconciliação é mais conhecido como confissão e penitência. É a posição do filho que, tudo errado e reconhecendo sua fraqueza, volta ao encontro do Pai para pedir-lhe perdão, prometendo não mais pecar. E o Pai, que é Deus, o bom Pai do Céu, vem ao seu encontro e o abraça, oferecendo-lhe seu perdão.

Reflexões Teológicas:

1. O pecado e o perdão da Igreja:

O homem experimenta no seu íntimo a fragilidade e a capacidade de pecar. De fato, o pecado entrou no mundo e atingiu toda a humanidade. Mas Deus, que é Pai, manifesta sua misericórdia para com o homem pecado enviando o Seu Filho para livrá-lo do pecado, tirando-o da escuridão para a luz. Cristo exortou à todos para a conversão, acolheu pecadores e curou enfermos para manifestar seu poder de perdoar os pecados. Finalmente morreu pelos pecados dos homens e ressuscitou para a salvação de todos.

A Igreja continua a ação salvadora de Jesus. Ao iniciar sua paixão, na morte em que ia ser entregue, instituiu o sacrifício da nova aliança em seu sangue para remissão dos pecados. Depois de sua ressurreição, enviou o Espírito Santo sobre os Apóstolos a fim de possuírem o poder de perdoar os pecados. Assim, a Igreja continua a ação libertadora de Jesus.

O pecado e a infidelidade levam a uma quebra de comunhão com Deus e a um afastamento da Igreja. Por isso, faz-se necessário reconhecer os próprios erros e retroceder do caminho do mal e voltar para Deus, certeza de perdão. Por isso, a doutrina da Igreja nos dá o sacramento da reconciliação para voltarmos a crescer no amor a Deus e ao próximo.

2. Dimensões do sacramento da reconciliação:

O sacramento da reconciliação é um louvor e ação de graças. Ao ser perdoado, o cristão sente necessidade de louvar a misericórdia e a bondade do Senhor, bem como render graças a Deus do perdão recebido. Se o pecado humilha, o perdão restabelece a dignidade. A reconciliação é o sacramento da alegria pascoal.

Dificuldades na prática do sacramento da reconciliação:

1. Uma crise de ordem moral:

a) falta aos fiéis uma noção exata e clara de pecado. A afirmação: “não tenho pecados” e a revelação da falta de critérios para reconhecer sua própria situação cristã;

b) para muitos, a confissão é apenas um desabafo psicológico e não um retorno no consciente para Deus;

c) insensibilidade quanto a gravidade dos pecados contra a justiça e malefício que isto acarreta aos irmãos e a sociedade.

Com relação à prática do sacramento:

a) por formação individualista, muitos buscam o perdão diretamente em Deus, rejeitando a mediação da Igreja;

b) afastamento ou diminuição da freqüência ao sacramento por parte dos fiéis, e por parte de alguns sacerdotes que não se disponibilizam para o atendimento às confissões;

c) não compreendem que este sacramento representa o dinamismo e a progressividade da conversão. Muitos julgam a confissão inputil, porque voltam a cometer os mesmos pecados;

d) “1 João 2, 1-2”.

Orientações Pastorais:

Para que o sacramento da reconciliação seja valorizado e praticado com maior fruto pelos fiéis, sugere-se:

1. Antes da celebração:

A vivência do perdão fraterno. Perdoando aos outros e sendo por eles perdoados, começa-se a receber o perdão de Deus: “João 20,23”. E ainda: “Mateus 6,12”.

As celebrações penitenciais são assembléias do povo de Deus para ouvir Suas palavras que convida à conversão e a renovação da vida. Onde não houver sacerdote disponível para conceder a absolvição sacramental, estas celebrações são utilíssimas por despertar nos fiéis uma contrição perfeita nascida da caridade, pela qual, com o desejo de receber mais tarde o sacramento da reconciliação e conseguir a graça de Deus.

Por meio da pregação da Palavra de Deus e por suas orações, os penitentes alcançam à misericórdia de Deus, o único que pode perdoar os pecados.

2. As celebrações do sacramento:

Os ritos do sacramento da reconciliação foram publicados pela Sagrada Congregação para o Culto Divino, que em 2 de dezembro de 1973, e a versão brasileira em 11 de agosto de 1975, pela CNBB.

O ritual propõe três formas de celebração que permitem destacar melhor os vários aspectos da reconciliação e adaptá-los as necessidades dos fiéis:

- Reconciliação individual: é a tradicional confissão direta entre o penitente e o confessor (Padre), na forma de diálogo;

- Celebração com confissão e absolvição individuais: este se inicia com uma celebração comunitária onde se proclamam os apelos de Deus, onde se tornam visíveis às dimensões sociais e eclesiais da conversão para, em seguida, cada penitente se confessar individualmente e receber a absolvição;

- Celebração com confissão e absolvição geral: nesta celebração da palavra e da tomada de consciência dos pecados, os fiéis confessam de maneira geral sua condição de pecadores e recebem todos juntos a absolvição de seus pecados.


Condições adequadas para a reconciliação individual (confissão):

a) local apropriado e discreto dentro da Igreja (confessionário), ou em outro lugar anexo à Paróquia e de fácil acesso;

b) que hajam horários, disciplinares fixados visivelmente para o atendimento aos fiéis;

c) que sejam eliminadas as confissões durante a missa ou qualquer outra celebração da comunidade;

d) quando vários penitentes se reunirem para o sacramento da reconciliação individual, convém que sejam preparados por uma exortação da palavra de Deus, enquanto aguardam a sua vez por um membro da pastoral da comunidade;

e) que este ato penitencial não seja apenas uma formalidade, mas o confessor (Padre) tenha cuidado de dialogar com o penitente, motivando-o a uma prática concreta que irá ajudá-lo no processo da conversão: “Lucas 15,10”.

Recomenda-se, por diversos fatores nas comunidades, a reconciliação pelo menos nas seguintes ocasiões:

- por ocasião do Advento e do Natal;
- durante a Semana Santa;
- nas primeiras sextas-feiras ou domingos do mês;
- nas festas do padroeiro ou ocasiões extraordinárias;
- nas comunidades em que o sacerdote não pode demorar-se o tempo necessário para individual.

Desaconselha-se:

A absolvição geral em cursilhos, retiros espirituais, primeira comunhão, encontros de casais e outros encontros, porque nestas ocasiões o encontro pessoal torna-se desejável e profundo. É a oportunidade de reflexão e aconselhamento. O sacramento da reconciliação é um meio de conversão contínuo. É a manifestação amorosa para ajudar o homem a vencer tudo o que o escraviza, principalmente o pecado: “Lucas 5,20”. E ainda: “Marcos 3,17”.


Próximo: Unção dos Enfermos.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

“Quem tem ouvidos, ouça”


No Evangelho de hoje, Jesus nos fala do Reino de Deus, em forma de parábola, narrativa alegórica, que contém um preceito moral para todos nós.

O título é referente ao versículo 23 do Evangelho de Marcos, capítulo 4. Jesus deixa-nos bem claro que aos olhos de Deus, nada em nós, é oculto ou escondido. Ele tudo sabe a nosso respeito.

Nós, ao contrário, no que se refere aos ensinamentos de Deus e às Suas Palavras, fazemo-nos de surdos, cegos e incompreensíveis aos ensinamentos. Agindo como cristãos que vivem suas vidas de acordo com suas próprias e cômodas interpretações. Desvinculadas da verdadeira mensagem de fraternidade e discipulado.

Jesus nos chama a atenção e nos afirma que seremos medidos (julgados) da mesma maneira como agimos.

Alertando que na ânsia de levarmos vantagem em tudo perdemos, pouco a pouco, a essência da nossa vida, que é a alegria de viver. Desperdiçar os ensinamentos de Jesus é desprezar os frutos da sabedoria.

O mundo semeia a ilusão nos corações. Jesus semeia a fé, esperança e a vida eterna.

Neste versículo Jesus estabelece a lógica às pessoas. As que querem mudar sua vida e as que não querem.

Eis a questão: ouvir ou não ouvir!

Cabe a nós a decisão, mais ainda, ter a coragem de tomá-la.


Princípio espiritual:

A coragem não é a ausência do medo e sim a presença da fé apesar do medo”.

(Do livro: Jesus, o maior psicólogo que já existiu. Autor: Mark W. Becker)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Questionamentos sobre a Vida Eucarística


Levantamos alguns questionamentos iniciais:


1. Deveríamos continuar a falar em preparação para a “Primeira Comunhão”, para a “Primeira Eucaristia”, ou mudar para “preparação para uma Vida Eucarística”?

2. Essa preparação visa apenas a “comunhão com Jesus”, ou a participação da Santa Missa e de toda a vida eucarística da Igreja?

3. Como mudar toda uma mentalidade tradicional no coração dos catequistas, dos pais e padrinhos, bem como das próprias crianças, para que assumam uma nova visão de que se trata de uma preparação apropriada, sábia e muita clara para formar e educar as crianças para uma vida cristã eucarística, e nela, de “comunhões eucarísticas com Jesus”, vida essa que deve ser mantida, aprofundada, cultivada por toda a vida cristã?

4. Como a hierarquia da Igreja deveria agir, em conjunto, por todo o país, a fim de transformar essa tradição tão perniciosa de fazer do dia da primeira comunhão uma “espécie de festa de casamento”, com roupas luxuosas de noivas para as meninas, e ternos com gravatas para os meninos, com banquetes, tantos presentes, tantas fotos e filmagens que enchem a cabecinha das crianças de tantas ilusões, vaidade e expectativas de festas e presentes, e que desvirtuam completamente o significado espiritual católico desse primeiro encontro pessoal com Jesus Sacramentado?


Eis um gigantesco e incômodo desafio a ser enfrentado, se quisermos dar a esse acontecimento o seu significado de “início” de toda uma vida eucarística.

Não é pequeno o sofrimento e nem menor a decepção de catequistas e sacerdotes que, após tantos e tão prolongados esforços e desgastes na preparação das crianças, terminados os dias de festa, constatam que a grande maioria dos neo-comungantes já não participa da Santa Missa dominical e da Sagrada Comunhão.


Por que ocorre essa falta de perseverança?

Até quando isso continuará ocorrendo em nossas Paróquias?


Observação do blog: Quais as conclusões para ações concretas advindas do Ano Catequético Nacional para 2010?

Oração enigmática: “O Senhor é bom e faz o bem”.

Decifre-a com a Bíblia Ave Maria.


Senhor:


1. “..................... Salmo 118,58 ........................”


2. “..................... Salmo 118,66 ........................”


3. “..................... Salmo 118,68 ........................”


4. “..................... Salmo 118,76 ........................”


5. “..................... Salmo 118,77 ........................”


6. “..................... Salmo 118,93 ........................”


7. “..................... Salmo 118,94 ........................”


Amém!


Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Versículo, do Salmo 118, que contém esta citação: “Venham sobre mim as Vossas misericórdias, para que eu viva, porque a VossA Lei são minhas delícias?”

Dica: Esse versículo está entre o versículo 58 e 94 do Salmo.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 27" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 31/01 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mensagem enigmática: “Contaminação maligna”.

Decifrada com a Bíblia Ave Maria.


1. Não vos dirijais aos necromantes nem aos adivinhos: não os consulteis para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus”. (Levítico 19,31)


2. “Mas temo que, como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim se corrompam os vossos pensamentos e se apartem da sinceridade para com Cristo”. (2 Corintios 11,3)


3. “Não deis lugar ao demônio”. (Efésios 4,27)


4. “Revesti-nos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio”. (Efésios 6,11)


5. “Sobretudo, embaraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do maligno”. (Efésios 6,16)


6. “Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós”. (Tiago 4,7)


7. “Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar”. (1 Pedro 5,8)


8. “Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca, mas o que é gerado por Deus se acautela, e o maligno não o toca”. (1 João 5,18)


Amém!


Resposta à pergunta: “Não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta?”. (1 Pedro 5,9)

25 de janeiro: Conversão de São Paulo, Apóstolo.


Comemoramos hoje a festa da conversão do apóstolo Paulo. O Apóstolo dos gentios, o maior missionário do mundo pagão. De perseguidor dos cristãos, experimentou o caminho do Senhor e tornou-se um dos seus maiores seguidores.

Nasceu em Tarso, na Cicília, entre os anos 1 e 5 da era Cristã. Chamava-se Saulo (Shaul, em Hebreu). O nome latinho Paulo é alusão à sua pequena estatura. Era judeu, mas os habitantes da sua cidade gozavam do privilégio da cidadania romana. Estudou em Jerusalém. Foi Saulo quem aprovou a morte de Estevão, eis como ocorreu: “Ato dos Apóstolos 7,54-8,1”.

Como se deu a conversão de Saulo a caminho de Damarco: “Ato dos Apóstolos 9, 1-9”.

O batismo de Saulo, na casa de Ananias, que era chefe da comunidade Cristã local: “Ato dos Apóstolos 9, 10-19”.

Sua conversão marcou definitivamente a história da Igreja e seu desenvolvimento. Coube a Barnabé introduzi-lo entre os Apóstolos. Mais tarde transformado em Paulo, o Apóstolo.

Paulo foi o maior teólogo, o maior apologista, o maior escritor e orador dos cristãos. Deus o escolheu para o lado dos doze discípulos eleitos para propagar o cristianismo pelo mundo greco-romano.

Morreu decapitado no local denominado “True Fontana” ou “Três Fontes”. Istono fim do reinado de Nero, possivelmente no ano 67 da era Cristã.

Suas relíquias, juntamente com as de São Pedro, foram conduzidas para as catacumbas nas proximidades do Vaticano.

Paulo descobriu a grande verdade que transformou sua vida: “Jesus está vivo em meio aqueles que se unem em seu nome”.

Eis o grande exemplo para o discipulado “Caminhando com Jesus”: “Marcos 16,15”.





sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sacramento da Crisma - Confirmação do Batismo


Também chamado de sacramento da maturidade na fé. É o sinal da plenitude do Espírito que foi dado aos Apóstolos e a Igreja. A confirmação da promessa de Jesus: “João 14,16”.

Em 15 de agosto de 1971, o Papa João Paulo VI, no documento chamado: “A participação da natureza divina” (DCN), aprova, a pedido do Concílio do Vaticanos II, um novo rito da Crisma.

A partir do novo rito da Crisma, se pode celebrar o que se crê e crer no que se celebra, conforme o antigo princípio da liturgia: a maneira de crer determina a maneira de rezar e a maneira de rezar determina a maneira de crer.

Este sacramento tem dois nomes de uso corrente: confirmação e crisma.

Confirmação com sentido de concluir, completar. Isto numa referência ao batismo – confirmação do batismo.

A palavra Crisma vem do grego “Chrisma”, que indica o óleo, isto é, aquilo que se unge. Indica o próprio fato de ungir a unção, o gesto ritual pelo qual é realizado o sacramento que dá o Espírito Santo.

O Espírito Santo, no batismo, é dado como vida. Na Crisma, é dado como força. Esta força é dada aos crismandos principalmente com a finalidade de os tomar capazes de viver em plenitude com o Evangelho e nos tornar Apóstolos e pregadores da Palavra de Deus.

No batismo, o Espírito Santo é dado como sendo a vida de Deus, a fim de arrancar a todos da morte e do pecado e introduzir em sua comunhão e comunidade divinas.

Assim, o batismo é um novo nascimento, a partir do Espírito Santo, como Jesus ensinou a Nicodemos: “João 3,1-8”.

Na crisma, o Espírito Santo é dado como força de Deus: “Ato dos Apóstolos 1,8”.

O Espírito Santo foi dado como força aos apóstolos, a fim de que estes fossem fortes com a força do próprio Deus, e, assim, tivessem a capacidade e a coragem de viver o Evangelho e dar testemunho, ao mundo, do Cristo crucificado: “Mateus 10,17-20” e também “Lucas 12,12”.

Assim se exprime o Concílio Vaticano II: “Os leigos, inseridos pelo batismo no corpo místico de Cristo e pela confirmação na força do Espírito Santo, recebem do próprio Senhor, a delegação para o apostolado”.

Cristo também foi assistido pelo Espírito Santo em seu apostolado:

No batismo: “Marcos 1,10” e “João 1,32”.

Quando anunciamos a salvação ao povo de Nazaré, deu a entender que era a Ele, Jesus, que se referia o “oráculo de Jesus”: “Lucas 4,17-21”.

Cristo também garantiu aos apóstolos o envio do Espírito Santo: “Lucas 12,12”.

Também na véspera da sua paixão: “João 15,26”.

E que ficasse eternamente: “João 14,16”.

Depois da sua ressurreição, a confirmação e a missão: “Ato dos Apóstolos 1,3” e “Lucas 24,49”.

As duas imposições das mãos: no rito da crisma, existem duas imposições das mãos:

1ª. Com as duas mãos durante a oração, antes da unção;

2ª. Com uma das mãos, que o bispo faz no momento em que unge a fronte do crismando.

Unção com óleo da crisma: é o gesto ritual que, juntamente com o da imposição da mão é essencial no rito.

As palavras essenciais: no momento em que impõe a mão na cabeça do crismando e unge a fronte com o óleo da crisma. São as seguintes:

“Nome do crismando, recebe por este sinal o dom do Espírito Santo”, inspiradas em “Ato dos Apóstolos 2,38”.

A íntima relação entre batismo, crisma e eucaristia chamamos de “Sacramentos da iniciação cristã”.

Assemelha-se ao desenvolver da vida humana natural. Com efeito: renascidos no batismo, fortalecidos na crisma e alimentados ou nutridos na eucaristia.

Transformação em apóstolos: é o sacramento do apostolado leigo. Jesus ungido para a sua missão messiânica e o cristão ungido para a sua missão no mundo. E ser testemunhos de Cristo.

Os pais: sua participação ao longo da preparação e no dia da celebração de suma importância para o crismando e para Deus.

O vigário (Padre): é o responsável imediato pela comunidade a que pertencem os crismandos. Por isso, cabe-lhe que:

- oriente a liturgia da crisma;
- apresente os crismandos, seus pais e padrinhos, ao bispo e à comunidade;
- estenda as mãos sobre os crismandos durante a oração dos bispos.

A Comunidade: é o cenáculo eclesial que se reúne e une na oração para receber os novos apóstolos de Cristo, os crismandos.

Os padrinhos: são os representantes da comunidade. O padrinho conduzirá o crismando para receber o sacramento e o apresentará ao bispo para confirmar a segunda unção.

Qualidades necessárias do padrinho ou madrinha:

- ser suficientemente maduro para desempenhar esta função;
- pertença a Igreja Católica e já tenha recebido os três sacramentos de iniciação cristã;
- não tenha impedimento canônico para exercer a função ou missão do padrinho.


Orientações pastorais: A crisma requer uma boa preparação:

- a semente só produz se o terreno estiver preparado;
- o exemplo dos apóstolos é essencial na preparação;
- que seja uma ação concreta;
- respeite os carismas de cada um;
- apropriada às características do jovem;
- inserida na sua realidade;
- apoiada na fé e nas Palavras de Jesus;
- uma boa reflexão;
- definição de seu modo de ser na Igreja e no mundo;
- que seja uma decisão necessária.

Após a crisma
: que haja cuidado de conservar os crismandos engajados na Comunidade Paroquial e atuantes.



Próximo sacramento: Reconciliação (Penitência ou Confissão).

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Na doença, o desafio da fé.


Quando nos sentimos saudáveis tudo está sob controle. Isso é o que pensamos.

Mas quando chega a doença e de maneira grave, aí vem junto o medo, a angústia e a sensação de vazio interior. Passamos de um estado de aparente independência, para uma condição de dependência dos médicos e dos medicamentos, e principalmente, do carinho da família e amigos para a recuperação.

Muitos, a partir dessa situação, aproximam-se de Jesus Cristo na busca de sua misericórdia e das suas graças. Felizes os que tomam esse caminho, pois, pelo exercício da oração, passam a ter cuidados do verdadeiro “Médico dos médicos”.

Jesus caminhava e caminha para recuperar o enfermo: “Mateus 4,23”.

Como médico generoso, se coloca sempre disponível aos que sofrem dos males do corpo e da alma e nos diz: “Salmo 49,15”.

A doença. Por vezes, ajuda-nos a abrir o coração para Deus e, a partir da cura espiritual, com mais fé crermos na recuperação do corpo: “Mateus 11,28”.

Buscar Jesus pelo exercício da oração e conhecimento da palavra. A Bíblia é a melhor solução para vivermos com mais saúde e alegria.

Bendito seja o Nosso Senhor Jesus Cristo, agora e sempre.

Amém!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Catequese em família: dirigido a crianças em idade de catequese e também para adultos, com a Bíblia Ave Maria.


Leia: A parábola do jovem rico (Lucas 18,18-30)


E responda:


1. Quantas vezes na Parábola, Jesus fala “Reino de Deus”?


2. Quantos mandamentos Jesus pergunta ao jovem, se ele conhece?


3. Depois de perguntar sobre os mandamentos o que foi que Jesus sugeriu fazer?


4. De que nome o jovem rico chamou Jesus?


5. O que é difícil para os ricos, segundo Jesus na Parábola?


6. Qual a peça usada pelas costureiras que Jesus cita na parábola?


7. Quantas vezes é citado o nome Jesus?


Respondam e concorram a uma Bíblia Ave Maria + 1 livro de canto “Louvemos o Senhor”.

Dentre os acertadores das cinco perguntas, sortearemos um para ganhar o prêmio.

Mandem as respostas com nome completo, endereço e telefone para o e-mail: paula_vts@hotmail.com

Estaremos aguardando as respostas até terça-feira, dia 26/01/2010, para o sorteio do prêmio.

Catequese em família: dirigido a crianças em idade de catequese e também para adultos, com a Bíblia Ave Maria.

Leia: A parábola dos lavradores homicidas (Mateus 21,33-46)


Respostas da semana passada:


1. O que fizeram os lavradores com o filho herdeiro da lavoura?
R: Assassinaram.

2. Quantas vezes a palavra “lavradores” é citada na parábola?
R: 05 (cinco).

3. O que foi que o dono da vinha edificou nela?
R: Uma torre.

4. O que acontecerá com aquele que tropeçar na pedra?
R: Se fará em pedaços.

5. Com quem Jesus falava estas coisas?
R: Os príncipes dos sacerdotes e fariseus.

6. O crime dos lavradores aconteceu dentro ou fora da vinha?
R: Fora da vinha.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mensagem enigmática: Contaminação Malígna

Decifre-a com a Bíblia Ave-Maria


1. “..................... Levítico 19,31 .............................”

2. “..................... 2 Coríntios 11,3 ...........................”

3. “....................... Efésios 4,27 ..............................”

4. “....................... Efésios 6,11 .............................”

5. “....................... Efésios 6,16 .............................”

6. “....................... Tiago 4,7 .................................”

7. “....................... 1 Pedro 5,8 .............................”

8. “....................... 1 João 5,18 .............................”


Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ Não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta?”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 26" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 24/01 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mensagem enigmática: Jesus e a derrota de Satanás

Decifrada com a Bíblia Ave-Maria


1. “Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante esse tempo Ele nada comeu e, terminados esses dias, teve fome”. (Lucas 4, 1-2)


2. “Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio afastou-se Dele até outra ocasião”. (Lucas 4,13)


3. “ Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio imundo e exclamou em alta voz: “Deixa-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Viestes para nos perder? Sei quem és: o Santo de Deus!”. (Lucas 33,34)


4. Mas Jesus intimou-o dizendo: Cala-te, sai deste homem! O Espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande gritou, saiu”. (Marcos 1, 25-26)


5. “Os doze estavam com Ele como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malígnos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinha saído sete demônios”. (Lucas 8,2)


6. Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou os espíritos e curou todos os enfermos. Assim se cumpriu a predição do profeta Isaías: Isaías 53,4”. (Mateus 8, 16-17)



Resposta à pergunta:
"Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: “Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, Ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem?”. (Marcos 1,27)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sacramento da Eucaristia


Eucaristia quer dizer: excelente dom, doação extraordinária, graça especial, ação de graças.

O sacramento da Eucaristia é um sinal da graça. É um dom da vida.

A Eucaristia é mistério da fé, mistério de comunhão. É a comunhão oferecida por Deus que nos convida a comer e beber na Sua presença: “Isaias 24, 9-11”. Um banquete de alegria e de paz.

Por se tratar de um mistério, o cristão é convidado a desvendá-lo e aprofundar o seu conhecimento para elevação da própria vida.

O mistério eucarístico, é a revelação do mistério de vida humana. É preciso muito tempo, oração e perseverança para que Deus dê, a cada um, a compreensão deste mistério.

A instituição da Eucaristia: uma nova refeição.

Jesus instituiu a Eucaristia numa refeição íntima e festiva, pois muitas vezes tinha comparado o Reino de Deus a um banquete fraterno: “Mateus 8,11”.

Suas próprias refeições com os homens já eram a antecipação da ceia definitiva como Ele próprio nos diz: “João 6, 53-55”.

Os Evangelhos deixam bem claros que esta refeição era a “páscoa”, isto é, a solene ceia pascal: a páscoa dos judeus.

E desejou este momento: “Lucas 22,15-16”.

A ceia significa a entrega total de Jesus. Gesto simbólico e profético, dom do amor de Jesus pelo povo, assim transmitida pelo Apóstolo Paulo: “1 Coríntios 11,23-26”.

Entregando seu corpo e derramando o seu sangue, torna-se a vítima do sacrifício. E transforma a antiga ceia pascal no seu sacrifício de vida e glorificação.

A Igreja preserva a ordem de Jesus Cristo na última ceia: “Lucas 22,17-19”. Aqui a instituição da Eucaristia que celebramos até hoje. A mesa da palavra, mesa do pão e do vinho, sacrifício de louvor e ação de graças, comunhão.

Eucaristia, amor e dom de Jesus.

A Eucaristia é o sacrifício da nova aliança, que manifesta através dos tempos a paixão e a ressurreição de Jesus.

Na cruz do coração de Jesus jorram sangue e água. Para os primeiros escritores cristãos, a água evoca o batismo – sacramento da vida nova em Cristo e da entrada na Comunidade. O sangue é o sangue da aliança, expressão viva da Eucaristia, o sacramento que nos une à comunhão viva na Igreja.

São Paulo nos ensina sobre a celebração da Eucaristia: “Hebreus 10,5-7”.

A mesa da Palavra.

A mesa da Palavra ou liturgia da palavra é a primeira parte da celebração eucarística. Nela, acolhemos a Palavra de Deus.

Cristo aí se torna presente e alimenta o cristão com sua palavra de salvação, o primeiro alimento, semelhante ao leite materno, primeiro alimento, diz São Pedro: “1 Pedro 2,2”.

A presença de Cristo na liturgia da palavra é tão séria e real quanto na liturgia do pão e do vinho.

Mesa do pão.

A Eucaristia é também chamada a mesa do pão. Jesus se torna presente nos sinais do pão e do vinho consagrados. É a presença real de Cristo que se dá como alimento ao cristão e nele permanece: “João 6,56”.

Desta forma, realiza-se o grande mistério da Igreja: o mistério da comunhão total de Deus com os homens e dos homens entre si com Deus.

Eucaristia, sacrifício e comunhão.

Quando se participa da missa, atualiza-se o sacrifício de Jesus na cruz. O maior gesto de amor que se pode fazer em favor de alguém.

E a nova vida. É o próprio Cristo presente e atuante como sacrifício, oferenda consagrada.

O verdadeiro cristão crê na presença viva e Cristo na Eucaristia. E se dá como alimento espiritual e corporal para a saúde do corpo e da alma, como diz João Batista: “João 1,29”.

Quanto maior a participação do cristão na Eucaristia, pelo crescimento da fé, nos aproximamos mais de Jesus e da sua misericórdia.

Logo após a elevação da hóstia consagrada e do cálice, com o precioso sangue, o sacerdote em voz alta, dirigindo-se ao povo diz: “Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a Vossa morte e proclamamos a Vossa ressurreição”.

Pela oferta da Eucaristia, Jesus presente nela, o cristão é chamado a uma vida nova. Convidado a “Caminhar com Jesus” evangelizando.

Eucaristia, sacrifício de louvor e ação de graças.

Pela Eucaristia, celebra-se a vida, que é o maior dom de Deus. Louva-se a vida, agradece-se pela vida. O passado torna-se presente e projeta o futuro.

Eucaristia e vida.

Centro de toda a vida cristã. Para encontro, é uma maneira de viver de acordo com os ensinamentos da Igreja. Estimulo à reconciliação dos pecadores e a busca da conversão. O cristão deve agir de acordo com a ordem amorosa de Deus: “João 13,35”.

A Eucaristia educa para o amor. Criando uma nova forma de relacionamento entre os homens: “1 João 3,16”.

Eucaristia e comunidade.

A comunidade cresce e se manifesta pela Eucaristia. Torna-se, assim, sinal e instrumento de salvação do mundo. É o melhor meio para o crescimento na unidade e de reconhecimento do Dom de Deus na comunidade.

Eucaristia, caminho de plena liberdade.

A liturgia é a expressão da liberdade que o homem recebe ao encontrar-se com Deus. A Bíblia afirma esta liberdade: “2 Coríntios 3,17”.

E a vida eterna: “Romanos 6,5”.

Eis a definição de liberdade, definida por São Paulo: “Romanos 6,11”.

Não confundir a liberdade humana com a liberdade de Deus. O ponto de partida da liberdade de Deus é a fé: “1 Coríntios 1,17”. O sacramento pressupõe a aceitação da mensagem cristã, a fé.

Assim, a Eucaristia é o ponto de chegada e ponto de partida. A Comunidade cristã não é refúgio, mas também, não pode estar desengajado de projetos transformadores da pessoa humana e da sociedade.

Apesar das dificuldades existentes, a comunidade, a Igreja, deve proporcionar uma vivência concreta de fé, reunindo todos os cristãos fraternalmente na celebração eucarística.

Assim, a Eucaristia será, de fato, o lugar de libertação e unidade. Ela é a formação do Corpo de Cristo. Daí, sempre a necessidade de se ter fome desse alimento, como suplicavam os primeiros cristãos: “Apocalipse 22,20”.


A Eucaristia é a plenitude da comunhão eclesial.


Próximo Sacramento: CRISMA

Caminhar com Jesus


“A Fé sem obras é morta” (Tiago 2,26)

O sinal da cruz, extremo sacrifício de Jesus pela humanidade, transforma-nos em herdeiros da missão, junto ao povo de Deus, de transformar o mundo. Por isso... “Marcos 16,15-18”.

Mas na cruz, também, está o fim da sua ação no mundo de maneira pessoal, pois não tem mais suas mãos para fazer o trabalho. Depende das nossas.

Seus pés pregados na cruz não podem mais guiar seu povo, levar Sua Palavra, curar os doentes, etc.

Para caminhar, no mundo de hoje, Ele precisa de nós e de nossos pés.

Seus lábios ao pronunciar estas palavras: “João 19,30”; emudeceram.

Deixando-nos a Bíblia, como testemunha da sua missão inacabada, precisa dos nossos lábios para falar e levar a Sua Palavra a todo mundo.

Ao dar-nos o Espírito Santo nos convida a agirmos com Ele, com fé e coragem de verdadeiros Apóstolos, e diz-nos: “João 14,12”.

Assim, “Caminhando com Jesus” somos a verdadeira Bíblia em palavras e em obras, presença de Deus.

Convicto desta mensagem, nasceram estes versos que cantamos em nossas pregações:

Ao dar-nos o Espírito Santo
Jesus nos convida a agirmos por Ele BIS
Deixando fluir os carismas,
Servir com carinho aos nossos irmãos

Cristo já não tem as mãos,
Mas quer nossas mãos pra fazer o trabalho
Cristo já não tem os pés
Mas com nossos pés Ele quer caminhar
Cristo já não tem a voz
Mas com nossa voz precisa falar

Nós somos o próprio Evangelho BIS
Em palavras e obras, presença de Deus
”.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Crescer na Fé


Crescer na fé é aceitar a Palavra de Deus, conhecer o autor da Fé, seus mandamentos e dar testemunhos seguindo Jesus, para que os outros também alcancem a salvação e a vida eterna.

Crescer na fé é a aceitação das verdades reveladas e a confiança em Deus, cumpridor fiel das suas promessas.

Crescer na fé é assumir a missão de Jesus Cristo no mundo de hoje, colocando-nos como servos fiéis, pregando a Sua Palavra com alegria e humildade como membros. Ele, Jesus, é a cabeça: “Efésios 4,16”.

Agindo assim, com fidelidade e compromisso, nossa fé vai crescendo e se desenvolvendo e, ao mesmo tempo, seu poder em nós vai se manifestando: “João 14,12”.

O grande sinal em nós, para estimular os outros para a caminhada, é a nossa dedicação no convívio e na comunhão fraterna com nossos irmãos, anunciando que “Caminhar com Jesus” é obter a certeza do seu perdão e, por sua misericórdia, o Reino dos Céus.

Fomos criados por Deus e resgatados por Jesus Cristo para realizar as boas obras que Deus prometeu e preparou para que nós as praticássemos. Por isso, no crescimento da nossa fé, herdamos os dons para a ação: “Efésios 1,8”.

Por nossa perseverança e firmeza, alcançamos a graça de sermos eleitos por Jesus para o Apostolado: “Romanos 1,5”.

Sejamos vigilantes e apegados à oração para o fortalecimento da fé, vivenciar a esperança e ter sinais concretos da caridade.

Vamos resistir às tentações do mal, superar os maus momentos, agir com prudência e justiça e compromisso inabalável para anunciarmos o Evangelho: “Efésios 6,16”.

Dessa maneira, e sempre ao lado de Jesus, certamente receberemos o grande prêmio: “Tiago 5, 19-20”.

As nossas obras, de fato, revelam a extensão do crescimento da nossa fé: “Tiago 2,26”.

Amém!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Catequese em Família

Dirigida a crianças em idade de catequese e também para adultos com a Bíblia Ave Maria


Leia:
A Parábola dos lavradores homicidas” – (Mateus 21, 33-46)

E responda:

1. O que fizeram os lavradores com o filho herdeiro da lavoura?

2. Quantas vezes a palavra “lavradores” é citada na parábola?

3. O que foi que o dono da vinha edificou nela?

4. O que acontecerá com aquele que tropeçar na pedra?

5. Com quem Jesus falava estas coisas?

6. O crime dos lavradores aconteceu dentro ou fora da vinha?


Respondam e concorram a uma Bíblia Ave Maria + 1 livro de canto “Louvemos o Senhor”.

Dentre os acertadores das cinco perguntas, sortearemos um para ganhar o prêmio.

Mandem as respostas com nome completo, endereço e telefone para o e-mail:
paula_vts@hotmail.com

Estaremos aguardando as respostas até terça-feira, dia 19/01/2010, para o sorteio do prêmio.

Boa sorte!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mensagem enigmática: Jesus e a derrota de Satanás

Decifre-a com a Bíblia Ave Maria



1. “............... Lucas 4, 1-2 ...........................”

2. “............... Lucas 4, 13 .............................”

3. “............... Lucas 4, 33-34 ........................”

4. “............... Marcos 1,25-26 .......................”

5. “............... Lucas 8,2 ................................”

6. “............... Mateus 8,16-17 .........................”


Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com a autoridade; além disso, Ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem?”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 25" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 10/01 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem enigmática: sobre o Adultério

Decifrada com a Bíblia Ave Maria


Eis o que diz o Senhor:

1. “Não cometerás o adultério”. (Êxodo 20,14)

2. “Não dormirás com a mulher do teu próximo, contaminando-te com ela”. (Levítico 18,20)

3. “A caso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idolatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os ladrões, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus”. (1 Coríntios 6,9-10)

4. “Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculada, porque Deus julgará os impuros e adúlteros”. (Hebreus 13,4)

5. “A mulher não pode dispor do teu corpo: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence a sua esposa”. (1 Coríntios 7,4)

6. “Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por algum tempo, para nos aplicardes à oração e depois retornai um ao outro, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência”. (1 Coríntios 7,5)

7. “Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido”. (Efésios 5,33)


Amém!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Sacramentos: Batismo


O Batismo é o começo de uma nova vida, que o pai, a mãe, irmãos mais velhos e os padrinhos vão (é testemunho, é compromisso) ensinar á criança que vai ser batizada.

O Batismo:

1. É sinal: que os pais querem que seu filho seja de Deus. No Antigo Testamento o sinal era a circuncisão. É compromisso dos pais em ensinar na fé pelo exemplo.

2. É Sacramento: de perdão do pecado original. Sinal sagrado que expressa a aliança do povo com Deus.

3. É o primeiro dos sacramentos da iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia, Crisma). É o selo de Deus: “Colossenses 2,6).

O Batismo de Cristo: “Mateus 3,13-17”.

Apresentação no Templo: “Lucas 2,22-32”.

Batismo e Fé:

Para entendermos o sentido do Batismo, é preciso relacioná-lo com a Fé.

O Batismo nasce da fé em Jesus Cristo e na Santíssima Trindade: “Mateus 28,19”.

Sacramento de Salvação: “Marcos 16,15-17”.

O Batismo da criança é realizado pela vontade expressa dos pais e padrinhos em educá-lo na fé.

Os padrinhos são a garantia do compromisso batismal.

Batismo (Conversão e Perdão):

O Batismo é um sacramento de conversão, ou seja, de mudança de vida e de perdão dos pecados.

Pecado original: da criança e dos pais.

Batismo (Salvação): “João 3,5”.

Em perigo de morte ... pág 12 (O que é preciso saber sobre o Batismo).

Condena-se quem morre sem Batismo? (Marcos 16,16).

E as crianças que morrem sem Batismo? (1 Timóteo 2,4 e João 6,39).

Batismo (Modifica e Transforma):

1. Pela Fé cremos que o batismo vai mudar o interior da criança (do batizado): deixa de ser pagã e torna-se cristã. Nasce de novo pelo Espírito Santo (João 3, 1-5). Torna-se filho de Deus: de criatura humana para a ser “herdeiro de Deus” (Romanos 6,6).

2. Atinge o íntimo da pessoa:

“Coríntios 2, 5-17”: nova criatura;
“Romanos 6,6”: homem novo;
“João 3,5”: renascimento;
“1 Pedro 2,9”: passagem das trevas para a luz;
“Romanos 6, 1-4”: do pecado á graça;
“João 3, 1-2”: filiação divina.

Batismo (Incorporação a Cristo):

No Batismo se dá uma relação muito íntima da pessoa batizada com o mistério de Cristo. União da pessoa à morte e ressurreição de Jesus Nosso Senhor (Romanos 6,3-6).

Ensina o “Concílio Vaticano II”: pelo Batismo, retamente conferido, o homem é verdadeiramente incorporado a Cristo crucificado e glorificado.

Na cerimônia do Batismo, a grande vela acesa, no qual o padrinho acenderá também uma vela, no fim da cerimônia para segurá-la na mão do afilhado, chama-se Círio Pascal, bento na morte de Sábado Santo, quando se benze também a água batismal.

O Círio é o símbolo de Cristo ressuscitado e a vela acesa simboliza a Fé na ressurreição de Cristo.

O Batismo (nos incorpora à Igreja):

Ensina o “Concílio Vaticano II”:

- “Incorporados à Igreja pelo Batismo, os fiéis são delegados ao culto da religião cristã em virtude do caráter, e, regenerados para serem filhos de Deus, são obrigados a professar diante dos Romeus a Fé que receberam de Deus pela Igreja”.

O Batismo incorpora o homem ao Povo de Deus, que é a Igreja.

Significa que a sua vida tem dimensão comunitária. Na Igreja, não somos isolados, mas sim, comunidade. Responsáveis, de algum modo, uns pelos outros.

Como batizado e em Comunidade deve: trabalhar, colaborar, participar de pastorais, movimentos, etc. (1 Pedro 2,9).

Com batizados temos obrigação de evangelizar, a anunciar o Evangelho. Incorporados à Igreja, temos essa importante missão (Mateus 28,20).

Portanto, entendendo bem o Batismo, veremos que devemos ser apóstolos, isto é, anunciadores de Cristo e do Evangelho.

Batismo (Mistérios de participação no Espírito Santo):

São Pedro: “Atos 2, 37-38”;
São Paulo aos: “2 Coríntios 1, 21-22”;
São Paulo aos: “Romanos 5,5”;
São Paulo aos: “Efésios 1,13”.

Todos estes textos nos ensinam que o Batismo nos une ao Espírito Santo.

Daí nos o seu dom: “Atos 2,38”;
Marca-nos com seu selo: “2 Coríntios 1, 21-22” e “Efésios 1,13”;
Coloca o Espírito Santo em nossos corações: “2 Coríntios 1,22” e “Romanos 5,5”.

Esta verdade já havia sido profetizada por “Ezequiel 36, 25-27”. E referem-se á água do batismo e ao Espírito Santo.

Antes de Cristo começar a sua pregação, João Batista dizia: “Mateus 3,11”.

São Paulo diz que o batismo coloca o Espírito Santo não só em nossa alma, mas também em nosso corpo: “1 Coríntios 3,16”.

Reafirma: “1 Coríntios 6,19”.

A Conferência de Puebla diz: “O povo de Deus, em que habita o Espírito Santo, é também um povo Santo”.

O Batismo (início a ser completado):

Nos começos da Igreja, o Batismo era conferido á pessoas já adultas, crescidas, maduras. Elas deveriam ter o entendimento e o sentido do Batismo.

Por isso, antes do Batismo, havia o Catecumenato, período de instrução e formação para a fé.

Hoje, são os pais e os padrinhos, também a comunidade que devem transmitir aos batizados o sentido da Fé, á medida que eles vão crescendo.

Quem vai completar então o Batismo, levando as crianças até a catequese e a comunhão eucarística? São os pais e os padrinhos que tem essa obrigação.

Dizem os Bispos do Brasil:

“A conseqüência para os pais que pedem o Batismo para seus filhos é compromisso, já assumido na celebração do casamento, de educá-los na Fé, dentro da Comunidade Eclesial. No cumprimento deste compromisso de educar seus filhos na fé, os pais e os padrinhos representam a Igreja, nossa mãe, que pela pregação e pelo Batismo, gera, para uma vida nova e imortal, os filhos concebidos do Espírito Santo e nascidos de Deus. Como se vê, é grande a responsabilidade dos pais e padrinhos. Cabe-lhes a responsabilidade de introduzir á criança na Igreja e na instrução da Fé”.

O Batismo (impõe responsabilidades e deveres):

Ao pedir o Batismo para seu filho, saiba que vai impor-lhe responsabilidades. E para você ensinar-lhe estas responsabilidades, você deve assumir primeiro. Ei-las:

1. Para com Deus: fé, aliança, culto e oração;

2. Para com a Igreja: fidelidade, respeito e colaboração;

3. Para com o próximo: caridade, justiça e serviço;

4. Para com o mundo: construção de um mundo de estruturas justas e honestas.


A Fé: “João 12,44”

Aliança: “Lucas 22,20”

Culto: (4 mandamentos da Igreja)

Oração: “1 Tesselonissenses 5,17”

Fidelidade: “Mateus 18,17”

Respeito: “Lucas 10,16”

Caridade: “João 13,14”

Justiça: “1 João 3,15”

Serviço: “Mateus 10,42”.


Construção de um mundo novo:


Pelo testemunho de sua vida, por sua palavra oportuna e sua ação concreta, o leigo tem a responsabilidade de ordenar as realidades temporais para pô-las a serviço do crescimento da Comunidade.

Conheça mais sobre o Batismo, consultando o “Catecismo da Igreja Católica”.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Caminhando com Jesus na última visita do ano


Ontem, quarta-feira dia 06 de janeiro de 2010, caminhamos com Jesus, em direção ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes, para a primeira visita do ano, de número 504, visitando a nossa “santinha”, Dona Lazinha. Sem reações ou percepção das pessoas ao seu redor na UTI, seu quadro era o oposto ao do dia do seu aniversário. Assim, nossas orações foram mais direcionadas ao consolo dos seus familiares presentes.

Para nós, que seguimos Jesus na caminhada levando a Sua Palavra e o conforto pela fé, foi mais uma oportunidade para avaliarmos o nosso exercício de discípulos empenhados em vivificar os ensinamentos contidos na Bíblia Sagrada.

Não é fácil esta caminhada. Há momentos em que sentimos vontade de desistir, por vermos tantas e tantas provações e sofrimentos, e sentimos como é frágil a nossa fé. Então, precisamos nos lembrar das palavras de São Paulo Apóstolo: “Filipenses 3,14-16”. E prosseguir caminhando com Jesus.

Devemos ser fortes e confiantes, determinados como todos aqueles que seguiam Jesus, pois nossa missão é levar conforto, esperança e paz através da Palavra de Deus, que é vida e alimento para a alma: “Hebreus 4,12”.

Precisamos aproximar-mos mais de Jesus, escutar e meditar sua Palavra amorosa e por em prática. Precisamos deixar Cristo ressuscitar em nossos corações e em nossas vidas, deixá-lo agir em nós e através de nós para ajudar os nossos irmãos. Precisamos ficar menos tempo na Paróquia e evangelizar ao redor da Paróquia nas casas, nos hospitais e principalmente exercitando a caridade. Cristo arrastava multidões pregando fora do templo. Deixamo-lo aparecer em nossas vidas e com Ele seguimos em missão: “Marcos 16,12-18”. Assim é caminhar com Jesus, aprendendo e ensinando.

Caminhar com Jesus é certeza de salvação: “Romanos 8,28-30”. É exercício de cura e libertação e “Cristoterapia”. Creiam!

Que Deus abençoe os “pés dos mensageiros” que seguiram Jesus ao longo de 2009 nesta missão: Francisco, Cícero, Dona Maria, Paula, Nil, Vera, Maria, Willian, Marcelle, Kátia, Stela, Laurita, Joana, Dalva, Guilherme, Delizete, Lais e tantos outros que em algumas das 49 visitas do ano nos acompanharam.

Que possamos continuar respondendo neste 2010: “Eis me aqui, Senhor!”.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Procura-se um amigo


Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração.

Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir.

Tem que gostar de poesia, da madrugada, de pássaros, de sol, de lua, do canto dos ventos e das canções da brisa.

Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então, sentir falta de não ter esse amor.

Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo.

Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão.

Pode já ter sido enganado, pois, todos os amigos são enganados.

Não é preciso que seja puro nem que seja de todo impuro, mas não deve ser vulgar.

Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa.

Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo.

Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários.

Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova quando chamado de amigo.

Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações da infância.

Precisa-se de um amigo para não enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade.

Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados de beira de estrada, de mato depois da chuva e de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo.

Precisa-se de um amigo para se poder chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas.

Que bata nos ombros sorrindo e chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.


(Autor Desconhecido)



Na Bíblia sobre o amigo: “João 15,13” e “Eclesiástico 6,14-17”.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Podemos ser missionários

Ano Novo, Vida Nova com Jesus


Para ser missionário, é preciso coragem e perseverança para dividir o tempo com os outros, levando-lhes o amor do Cristo Ressuscitado, no mais diferentes lugares, nas mais diferentes culturas, sem medo de anunciar a Boa Nova, a exemplo de Jesus Cristo, que deu sua vida na cruz pela salvação de todas as pessoas.

O missionário se dispõe a ir onde haja alguém necessitando de ajuda, oferece seu tempo, seus dons e sua vida ao serviço dos mais necessitados, se coloca à disposição principalmente dos doentes, pobres e marginalizados, pela simples razão de que o que se faz aos irmãos de Jesus mais pequeninos é a Ele próprio que é feito. (cf MT 25,40)

O missionário faz o reino de amor acontecer. O mundo está cheio de conflitos, violências, guerras. Nele falta amor, mais diálogo, mais caridade. O mundo necessita de pessoas corajosas, de missionários que semeiem a semente da fraternidade e da paz! O missionário tem o coração aberto a todos, e testemunha o Evangelho com a própria vida, procurando ter em si as mesmas atitudes de Jesus Cristo.

O missionário reza com o coração, por isso não tem medo de dizer sim ao projeto de Deus, a exemplo de Maria. Fortalecido no Espírito, não se deixará abater pelas tribulações.

Participar da Sessão de Formação Nível II foi muito importante para nós, para abrirmos os olhos e, vendo além das aparências, não ficarmos acomodados e, saindo do nosso quadrado, nos decidamos partir para o serviço do Senhor, que nos diz: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16,15)

Elisabete e Wagner
Eq. N. S. Aparecida – Setor B
Região Rio III




“A primeira forma de testemunho é a própria vida do missionário, da família cristã e da comunidade eclesial, que torna visível um novo modo de se comportar. (...) O anúncio tem prioridade permanente na missão: A Igreja não pode esquivar-se ao mandato explícito de Cristo, não pode privar os homens da “Boa Nova” de que Deus os ama e salva. ‘A evangelização conterá sempre (...) uma proclamação clara de que, em Jesus Cristo a salvação é oferecida a cada homem, como dom de graça e de misericórdia do próprio Deus’. (...) O anúncio tem por objeto Cristo crucificado, morto e ressuscitado: por meio dele realiza-se a plena e autêntica libertação do mal, do pecado e da morte; nele Deus dá a vida nova, divina e eterna. É esta a “Boa Nova” que muda o homem e a história...”

(Redemptoris Missio, 42; 44)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mensagem enigmática: sobre o adultério

Decifre-a com a Bíblia Ave Maria


1. “.................... Êxodo 20,14 ............................”

2. “.................... Levítico 18,20 ..........................”

3. “................... 1 Coríntios 6, 9-10 ...................”

4. “................... Hebreus 13,4 ...........................”

5. “................... 1 Coríntios 7,4 .........................”

6. “................... 1 Coríntios 7,5..........................”

7. “................... Efésios 5,33 ............................”


Amém!

Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ Isto digo como concessão, não como ordem”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 24" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 10/01 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem enigmática: A união dos primeiros fiéis

Decifrada com a Bíblia Ave Maria


1. “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum”. (Ato dos Apóstolos 4,32)

2. “Perseveravam eles na doutrina dos Apóstolos, nas reuniões em comum na fração do pão e nas orações”. (Ato dos Apóstolos 2,42)

3. “Louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo”. (Ato dos Apóstolos 2,47)

4. “Enquanto isso, realizavam-se entre o povo pela mão dos Apóstolos muitos milagres e prodígios. Reuniam-se eles todos unânimes, no pórtico de Salomão”. (Atos dos Apóstolos 5,12)

5. “Cada vez mais aumentava a multidão de homens e mulheres que acreditavam no senhor”. (Ato dos Apóstolos 5,14)

6. “Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que todos estejais em plena acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo Espírito e no mesmo sentimento”. (1 Coríntios 1,10)

7. “Divulgava-se assim, a palavra do Senhor por toda a região”. (Ato dos Apóstolos 13,49)

8. “Por fim, irmão, vivei com alegria. Tende à perfeita animai-vos, tende um só coração, vivei em paz, e o Deus de amor e paz estará convosco”. (2 Coríntios 13,11)


Responda: Qual o capítulo e versículo da citação a seguir: “De maneira que traziam doente para as ruas e punham-nos em leitos e macas, a fim de, quando Pedro passasse, ao menos a sombra cobrisse alguns deles”. (Ato dos Apóstolos 5,15)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Feliz 2010 – Feliz Ano Novo


Que haja muita fé e esperança


Faxina na alma

Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza da alma. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia. Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos.

Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora. Pois é... agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Um corte de cabelo arrojado, diferente, um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa.

Olha quantos desafios, quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando...

Tá se sentido sozinho? Besteira, tem tanta gente que você afastou com seu “período de isolamento”. Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para “chegar” perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca fica amarga.

Recomeçar... Hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? Alto? Sonhe alto! Queira o melhor do melhor. Queira coisas boas para a vida. Pensando assim, trazemos pra nós aquilo que desejamos. Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é de hoje o dia da faxina mental. Jogue fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes. Fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados. Jogue tudo fora, mas principalmente esvazie o seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor. Lembre-se, somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes, afinal de contas, nós somos o “Amor”. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

Adeus Ano Velho!


Encerra-se aqui mais uma página da nossa vida, da nossa história.

Talvez para alguns, o que ano que termina, tenha sido bom. Para outros razoáveis e para muitos um ano que não deixa saudades.

Mas, certamente, se fizermos uma sincera avaliação da nossa caminhada ao longo destes 365 dias do ano de 2009, devemos reconhecer a misericórdia de Deus em nossa vidas.

Pensem: quantos iniciaram o ano e não terminaram por motivos de graves enfermidades, acidentes e fatalismos? Nós, que comemoramos esta passagem de ano, bem ou mal, aqui estamos na expectativa do novo ano que se aproxima.

Seria agradável a Deus, que antes de terminar este dia, o último de 2009, pedíssemos perdão, arrependermo-nos com sinceridade do fundo do nosso coração de todo o mal que praticamos e também do bem que não fizemos ao próximo.

Que no próximo ano, 2010, aproveitemos para estimularmos a nossa fé, vivendo a esperança e buscando a caridade (o amor ao próximo). Façamos do novo ano o retorno ao ponto de partida para novas realizações e conquistas, sempre com Deus em nossos corações, pois somos a própria imagem de Deus: “Eclesiástico 17,1-2”.

Que possamos aproveitar, bem melhor, o de 2010 e que, aos olhos de Deus, nossas atitudes e gestos sejam agradáveis e assim desfrutarmos da felicidade: “Gálatas 6,10”.

Adeus Ano Velho!

Feliz Ano Novo!

E que Deus seja nossa luz e nossa proteção.

Amém!