quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Respostas da Bíblia às acusações dos crentes contra a Igreja Católica, do livro do Pe. Vicente S.V.D


Espiritismo e Cristianismo

Pergunta: Pode um cristão ser espírita ou umbandista e freqüentar suas sessões?

Resposta: Não!

1. O espiritismo nega 40 verdades da doutrina cristã, ensina reencarnação, afirma a aparição dos espíritos do além, evocados pelos médiuns e ensina muitas outras heresias opostas á doutrina cristã, negando principalmente o poder salvador de Jesus Cristo.

Mesmo falando de santos, de caridade, de oração e boas obras, o espiritismo segue apenas as orientações de seu fundador, Allan Kardek, que no livro de Médiuns, 2ª edição, página 336, recomenda iludir os cristãos, aceitando no começo suas convicções para depois, pouco a pouco, lhes tirar.

O famoso escritor do espiritismo, o brasileiro Dr. Carlos Imbassay, escreve: “Nem a Bíblia prova (para nós) coisa alguma... O espiritismo não é um ramo do cristianismo, como as demais seitas cristãs. Não segue os princípios das Sagradas Escrituras... A nossa base é o ensino dos espíritos. Daí o nome espiritismo”. (na página 219 do seu livro).

Daí vale a advertência de Jesus: “Mateus 7,15”.

2. O que diz a Bíblia sobre as práticas espíritas?
Resposta: “Deuteronômio 18, 9-14” e “Levítico 20, 6-27”.

3. Nas sessões espíritas, há realmente contatos como os espíritos do além?
Resposta: Não. Eis um dos muitos exemplos:

Na revista norte-americana “Womans Companion”, para comprovar a verdade ou a mentira dos médiuns espíritas, inventou uma histórias sobre um tal soldado George Bertlett, de 27 anos, falecido na invasão de Okinawa, que deixou viúva, Bárbara, com dois filhos e 5.000 dólares. Em seguida, os repórteres desta revista, disfarçados, perguntara, a vinte diferentes médiuns espíritas, em nome da viúva Bárbara: “O que devia fazer com os 5.000 dólares, e se devia casar-se de novo, com um funcionário do banco e ir morar em Nova York”.

As respostas dos médiuns eram todas diferentes, contraditórias e fantásticas. Nenhum médium declarou: “Não consigo comunicar-me com o espírito de seu marido, porque este não existe, nem a inventada viúva Bárbara”. Só esta teria sido verdadeiro!

Quem quiser aprofundar o conhecimento do espiritismo recomendamos os livros de: Edvino A. Friderichs, do Padre Quevedo, e outros.

Podem ser adquiridos no CLAP (Centro Latino Americano de Parapsicologia), Av. Leonardo da Vinci, 2123, Jabaquara, São Paulo – SP, Cep: 04313-002 ou na Livraria Editora Pe. Réus, Caixa Postal 285 – Rua: Duque de Caxias, 805 – Cep: 90010-282, Porto Alegre – RS.

Aqui terminam as provocações!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Jesus após o Seu Natal – o Seu desenvolvimento


Na Bíblia, o testemunho do evangelista: “Lucas 2,40”. Já em Nazaré da Galiléia, sua cidade.

Jesus dia-a-dia demonstrava e revelava toda a sua sabedoria e conhecimento da sua missão, maravilhando e encantando os doutores da Lei no templo, com suas perguntas e suas respostas, por ocasião de sua fuga de casa para voltar ao templo em Jerusalém.

Após ser encontrado por Maria e José, que manifestaram-lhe suas preocupações: “Lucas 2,51-52”.

E nós? Será que estamos dispostos a crescer com Ele, em sabedoria e graça?

Será que neste primeiro dia, após o Natal de Jesus, o nosso Natal e o nosso coração estão estimulados para encher-se de fé, esperança para ver desabrochar a caridade (o amor de Deus)?

Se Ele, como filho de Deus nos deixa estas palavras, ditas aos seus pais e também para nós: “Lucas 2,49”. Sendo Ele nosso irmão, devemos também pensar que estamos incumbidos das coisas de Deus, que também é nosso Pai.

O nascimento de Jesus é a revelação Daquele que nos deixa o ensinamento e a doutrina da sua religião: “Amai-vos uns aos outros”. Aquele afirma: “Vinde a mim todos os que estais tristes e aflitos; Eu vou aliviarei”. Aquele que vai nos dizer: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim ainda que morra, viverá para sempre”.

Precisamos conhecer o Senhor, falar do Senhor, louvar o Senhor, torná-lo conhecido!

Caminhando com Jesus, aprendendo e ensinando; eis a maravilhosa missão!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Mensagem enigmática: A união dos primeiros fiéis

Decifre-a com a Bíblia Ave Maria


Caríssimos:

1. “................... Ato dos Apóstolos 4,32 ...................”

2. “................... Ato dos Apóstolos 2,42 ...................”

3. “................... Ato dos Apóstolos 2,47 ...................”

4. “................... Ato dos Apóstolos 5,12 ...................”

5. “................... Ato dos Apóstolos 5,14 ...................”

6. “................... Ato dos Apóstolos 1,10 ...................”

7. “................... Ato dos Apóstolos 13,49 ...................”

8. “................... Ato dos Apóstolos 13,11 ...................”


Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ De maneira que traziam doentes para as ruas e punham-nos em leitos e macas, a fim de, quando Pedro passasse, ao menos a sombra cobrisse alguns deles”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 23" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 03/01/2010 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem enigmática: A recompensa pelas boas obras

Decifrada com a Bíblia Ave Maria


Caríssimos:

1. “Quando orares entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo, e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará”. (Mateus 6,6)

2. “Que retribuirá a cada um segundo as suas obras: a vida eterna aos que perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade”. (Romanos 2,6-7)

3. “Porque o Filho do Homem há de vir na glória do Seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras”. (Mateus 16,27)

4. “O que planta ou o que rega são iguais; a cada um receberá a sua recompensa, segundo o seu trabalho”. (1 Coríntios 3,8)

5. “Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará”. (2 Coríntios 9,6)

6. “Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras”. (Apocalipse 22,12)

7. “Por conseqüência, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, aplicando-vos cada vez mais à obra do Senhor. Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão”. (1 Coríntios 15,58)


Amém!


Resposta à pergunta: “Mas ira e indignação aos costumazes, rebeldes a verdade e seguidores do mal”. (Romanos 2,8)

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Feliz Natal!


Eis a grande notícia no dia do Natal. O parente de Deus para toda a humanidade, comunicada pelo “anjo” do Senhor: “Lucas 2,10-12”.

Assim começa o novo tempo. O cumprimento da promessa de Deus ao seu povo – o Messias – o nosso Redentor e Salvador que, por sua misericórdia, se entregou ao sacrifício da cruz para nos salvar.

Nasceu o menino Jesus!

Surgiu o Salvador do mundo.

A cada ano, este mistério da fé é renovado para que todos nós possamos refletir e avaliar que também renascemos para uma nova vida (um novo ano) contemplando esse Menino Deus que nos convida a crescermos com Ele ao longo dos próximos doze meses. Olhando-o, contemplando-o, ouvindo-o, aprendendo e acolhendo os seus dons para vivificá-lo após seu sacrifício.

Neste dia, do seu nascimento, o melhor e maior presente que poderíamos oferecer-lhe seria a nossa vida, o nosso companheirismo e o nosso coração. Por certo bem melhor para Ele e a sua missão, junto ao Pai que o que recebeu: o ouro, incenso e mirra.

Assim nesta noite do Natal de Jesus (em tempo Natal significa natalício, ou data de nascimento) vamos colocar ao lado da “manjedoura” do Menino a nossa mensagem:

Santíssimos pais, Maria e José, por obra misericordiosa do Espírito Santo de Deus, neste abençoado dia do nascimento do Senhor Jesus, queremos ofertar ao Menino como presente, o maior bem que possuímos: a nossa família. Que ao assumí-lo, seja o nosso Senhor, o nosso Pai e a nossa esperança de vivermos todos felizes e cantarmos com fé:

Noite Feliz, noite feliz
Jesus está dentro de nós
Seu presépio é o nosso coração
A nossa fé é a decoração
Fica conosco Jesus
Fica conosco Jesus!
”.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Família: Dom e compromisso, esperança da humanidade


A família onde nascemos é um dos maiores dons que Deus dá a cada um de nós.

É lá na família:

- Que começamos a nos tornar efetivamente pessoas;
- Que aprendemos a amar e ser amados;
- Que vamos nos humanizando.

Como é triste ver alguém cuja experiência familiar não foi saudável e amorosa. As marcas e as carências afetivas são difíceis de se apagar da memória.

O mundo materializado, marcado pelo individualismo e pelo desconhecimento dos verdadeiros valores, nos torna carentes de relações humanas profundas e duradouras, necessárias e indispensáveis à plena felicidade do ser humano.

Precisamos também trazer a esta reflexão quem, por qualquer que seja a razão, não conseguiu realizar o sonho familiar. Para que possamos perceber que, nestes tempos modernos, essa situação excepcional está virando regra comum, a ponto de deixar uma grande insegurança em quem se esforça para viver a comunhão familiar.

A Igreja insiste no compromisso de fidelidade dos cônjuges e uma relação fraterna com a sua família.

Os casais atualmente, não conseguem preservar a relação por longo tempo. Quase tudo que nos cerca virou descartável! E o próprio mundo nos dá a impressão que nos acha também, pessoas descartáveis.

Olhar a família como Dom de Deus, nos dá a esperança de ver, acima de todas essas situações, a verdadeira vocação da família.

A Igreja acredita que se algumas pessoas não conseguiram levar adiante o sonho familiar, não significa que ninguém mais vá consegui-lo. Nossa garantia, como cristãos, é Deus e não o mundo.

É gratificante e fortalecedor quando encontramos famílias que conseguem viver um amor, capaz de superar as provações e as dificuldades.

Nada de sair por aí buscando gente que não erra, não peca, nem sofre. Precisamos isto sim, valorizar tantos lares, que em meio a crises e sofrimentos, vão mostrando o amor de Deus agindo no coração de cada um.

Precisamos viver mais a fé, a esperança e a caridade.

Aproxima-se o Natal, tempo de reflexão sobre a nossa família!

Acusação dos crentes contra a Igreja Católica, do livro do Pe. Vicente, SVD


O Dom de Línguas

Pergunta: Nas reuniões dos “crentes”, sobretudo pentecostais, manifesta-se frequentemente o dom de línguas, considerado por eles como presença do Espírito Santo e confirmação de veracidade da seita. O que diz a Bíblia?

Resposta: 1. É verdade que a manifestação das línguas e de outros carismas é na Bíblia chamado de: “Ato dos Apóstolos 2,4-6”. E ainda: “Ato dos Apóstolos 2,8”, “Ato dos Apóstolos 2,15-9”, “Ato dos Apóstolos 10,44-48”.
Porém, nestes acontecimentos tratava-se sempre de comunidades e obedientes aos Apóstolos. Ao receberem os dons extraordinários do Espírito Santo, aceitavam também os sacramentos iniciais de batismo e crisma (impondo-lhes as mãos).

2. Em: “1 Coríntios 12,1-26”, São Paulo fala de diferentes dons, ministérios, operações dispensados por Deus, acrescentando: “para que redundem em vantagem comum”. Em seguida, revela o mistério do corpo místico de Cristo: “1 Coríntios 12,27-28”.

Conclusões
:

a) Tudo o que foi dito acima, pela Palavra de Deus, verifica-se perfeitamente na maioria dos grupos de oração da Renovação Carismática Católica – unidos e obedientes aos Apóstolos e seus sucessores.

b) É impossível acreditar e admitir que os “carismáticos” de milhares de seitas protestantes, que se separaram, e frequentemente odeiam e combatem o verdadeiro Corpo místico de Cristo. A Igreja Católica Apostólica Romana, possam ser inspirador pelo mesmo Espírito Santo, prometido por Jesus aos Apóstolos e seus sucessores: “João 16,13”. Assim, o Espírito Santo não pode ser dividido e combater a si mesmo! Assim, as inspirações proféticas e o dom de línguas nas várias seitas, vem provavelmente por meios parapsicológicos, como acontece também nas sessões espíritas.

c) Todos os carismáticos tem a obrigação de respeitar as regras expostas por São Paulo, inspiradas pelo Espírito Santo: “1 Coríntios 14,9”, e ainda: “1 Coríntios 14,27-28”.

Que se faça tudo com dignidade e ordem.


Provocação final: Espiritismo e Cristianismo.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Teste seus conhecimentos da Bíblia com a Bíblia Ave Maria


1. Qual era o nome do avô de Jesus e pai de José?

2. Qual era o nome do bisavô de Jesus e avô de José?

3. No dia da consagração do menino Jesus e apresentação no templo, segundo a Lei de Moisés, qual foi a oferta de Maria e José?

4. Qual era o nome do homem bondoso e justo que tomou o menino Jesus em seus braços e louvou a Deus?

5. Qual era o nome da profetisa que servia a Deus, dia e noite no templo?

6. Quantos anos tinha Jesus quando se perdeu de José e Maria?

7. Qual era o nome do pai de João Batista?

8. Quantos anos tinha Jesus quando começou o seu Ministério?

9. Quantos meses de gravidez tinha Isabel quando Maria concebeu do Espírito Santo?

10. O que aconteceu com Zacarias ao saber da gravidez de Isabel em idade avançada?


Fáceis respostas!

Quem acertou mais de cinco está pronto para caminhar com Jesus e conhecê-lo melhor na fase adulta.

Parabéns!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mensagem enigmática: A recompensa pelas boas obras

Decifre-a com a Bíblia Ave Maria


1. “........................ Mateus 6,6 ...........................”.

2. “........................ Romanos 2,6-7 .....................”.

3. “........................ Mateus 16,27 .......................”.

4. “........................ 1 Coríntios 3,8 .....................”.

5. “........................ 2 Coríntios 9,6 .....................”.

6. “........................ Apocalipse 22,12 .....................”.

7. “........................ 1 Coríntios 15,58 .....................”.


Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ Mas ira e indignação aos costumazes, rebeldes a verdade e seguidores do mal”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 22" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 27/12 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem enigmática: O verdadeiro amigo.

Decifrada com a Bíblia Ave Maria


1. “O homem cercado de muitos amigos tem neles sua desgraça, mas existe um amigo mais unido que um irmão”.

2. “Permanece fiel ao teu amigo em sua pobreza, a fim de te alegrares com ele na sua prosperidade”.

3. “Não abandones teu amigo, o amigo do teu pai; não vós a casa do teu irmão em dia de aflição. Vale mais um vizinho que está perto, que um irmão distante”.

4. “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: que achou, descobriu um tesouro”.

5. “O amigo ama em todo o tempo: na desgraça ele retorna um irmão”.

6. “Não te esqueças de teu amigo nos teus pensamentos; no meio da riqueza, não percas sua lembrança”.

7. “Não abandones um velho amigo, pois o novo não o valerá”.

8. “Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé”.

9. “Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme o Senhor achará esse amigo”.

10. “Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante”.


Resposta à pergunta: “Meu filho, aceita a instrução destes teus jovens anos; ganharás uma sabedoria que durará até tua velhice”. (Eclesiástico 6,18)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A fé de João X Incredulidade de Tomé


Vejamos João e sua fé:

No Evangelho de João – Prólogo, diz o Apóstolo: “João 1,1”.

João que era o mais novo do Apóstolos, um adolescente ainda, demonstra com tais palavras a sua fé e afinidade com a pessoa de Jesus. Para ele, Jesus sem dúvida alguma, era o próprio Deus em pessoa no meio deles. Por tudo que João viu, ao longo dos três anos de apostolado ao lado de Jesus, vendo o seu poder, sua sabedoria e a sua glória.

Na sua primeira carta, logo no início, o Apóstolo manifesta claramente a sua fé na divindade de Jesus, com a autoridade de quem viu, ouviu, acompanhou e tocou. Vejam: “1 João 1,1-3”.

E, completa este testemunho sobre Jesus, no meio de nós, como estímulo para alcançarmos a fé e a alegria de viver: “1 João 1,4”.


Tomé e sua incredulidade:

Também Apóstolo, um dos doze, no domingo da ressurreição, Tomé não acreditou no testemunho de Maria Madalena, Joana e Maria (mãe de Tiago), nem pelo testemunho dos Apóstolos aos quais Jesus apareceu ao entardecer daquele dia. Ele, Tomé, claramente demonstrava que, ao não acreditar no que lhe diziam, ou melhor, não acreditava na ressurreição de Jesus, e assim, demonstrava a sua fragilidade na fé: “1 Coríntios 15,14”.

Comprovem no diálogo entre ele, Tomé e os seus companheiros: “João 20,25”.

Sem tocá-lo e desconcertado...: “João 20,28”.

Nesse exato momento, sua fé se manifestou, igual a de João, reconhecendo que o “Verbo” era o próprio Deus. E Jesus conclui a mensagem dirigindo-a também a nós: “João 20,29”.

Que toque em nosso coração o que aconteceu a Tomé, e que possamos com fé e esperança dizer sempre: “Meu Senhor e Meu Deus!”.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

EU TE CHAMO


Finalmente vieste a mim.

Finalmente escutaste meu chamado e livremente escolheste respondê-lo.

Eu venho chamando-te desde aquele dia distante no qual foste batizado.

Eu te chamo porque quero que tenhas uma vida muito especial para mim.

Quero que sejas um cristão, mas acho que não percebes, que especial é este chamado.

Talvez não compreendas que é um privilégio, ou provavelmente não lhe dás nenhuma importância.

Já tiveste este chamado por tanto tempo, já ouviste em tantas pessoas, já o estudaste, falaste sobre ele, leste tanto sobre ele, que já perdeu sua importância e sobretudo, a transcendência no seu dia-a-dia.

Mas eu não desisto, e continuo a chamar-te, procurando fazer com que percebas o grande privilégio e a grande responsabilidade que significa ser cristão.

Por esse privilégio, o de seres chamado, deverias alegrar-te, e sabendo que podes e deves aplicá-lo no seu dia-a-dia.

É cristão e nisso deves destacar-te, as pessoas devem te reconhecer.

Deverão ver em todas as tuas ações o amor que tu tens por mim, e que se derrama sobre eles.

Há muitos anos pedi aos meus amigos que observassem os meus cristãos e vissem a maneira como eles se amavam.

Eu poderia pedir o mesmo hoje? “Observem os meus cristãos, como se amam uns aos outros”. Que aconteceu no decorrer dos anos? Que mudou? Eu não mudei. Sou o mesmo Cristo com as mesmas leis, o mesmo amor e a mesma igreja. Sou o mesmo Cristo que os cristãos há dois mil anos amaram e seguiram.

Sou o mesmo Cristo, o único Cristo que as pessoas se esforçaram em imitar. Sou o mesmo Deus-Homem que os inspirou para que amassem aos outros como a si mesmo.

Mas de alguma maneira, através dos anos perdeste a essência do teu chamado.

Por algum motivo, não percebes que os cristãos de hoje não devem ser diferentes dos cristãos de antigamente. Devem ser tão ativos, tão enérgicos e tão entusiastas por Mim e minha Igreja, como era originalmente a comunidade cristã.

Mas finalmente vieste a Mim. Enfim, estás pronto para aceitar a plenitude do chamado cristão.

E isso é importante. Tens a vontade de melhorar. Queres converter-te em cristão, levando-me assim para onde quer que vá. Por que tentas compreender o que significa ser um cristão verdadeiro: que é um chamado, uma vocação, um “jeito” de vida, que é privilégio, e que é uma responsabilidade.
Quero que percebas que por teu batismo, Eu, pessoalmente, te chamei a este estilo de vida.

Aceitaste, e agora estás no caminho a esse estilo de vida cristã, a seres valente, corajoso, forte e ardente portador do amor de Cristo, pois para isto te criei.

Com minha ajuda, podes responder ao chamado nesta vida, para que algum dia possas partilhar a alegria da minha vida.

Eterna... EU TE CHAMO!

Respostas da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica, do livro do Padre Vicente, SVD.


Alcoólatras e Fumantes

Pergunta: Por que os alcoólatras e fumantes católicos, passando para a Igreja dos “crentes”, abandonam o vício? Não é isso prova de maior força e graça de Deus nestas seitas?

Resposta: Não negamos que tais fatos acontecem. Mais frequentemente os católicos viciados, recuperam a sobriedade quando acham apoio entre bons amigos e familiares, e, sobretudo, quando se associam aos grupos “AA” (Alcoólicos Anônimos), espalhados em muitas cidades do Brasil e do Mundo. Por outro lado, são conhecidos alcoólatras os que freqüentam as seitas, largam o vício, por algum tempo, e depois voltam ao mesmo. Aí, são expulsos destas seitas e, com vergonha de voltarem ao convívio da Igreja Católica, ficam totalmente desamparados e desprezados.

Quais as causas do alcoolismo? Quais os meios de vencê-lo?
Os médicos afirmam que algumas pessoas já nascem com a predisposição hereditária para o alcoolismo, precisando serem prevenidos e bem acompanhados, pois facilmente caem no vício sem perceberem.

O viciado é psiquicamente doente, depende do álcool. Sente-se mal quando não bebe. Para superar essa dependência doentia, necessita de muita força de vontade, que sozinho não acha. A boa comunhão e a freqüente confissão ajudariam muito.

Os grupos do “AA” nem sempre lhe são indicados ou nem os conhecem. Quando nesta condição alguns “crentes” lhes aparecem, mostram-lhes amizade, respeito e esperança. Então, ele aceita e colabora, e por esta força psicológica conjunta, alguns conseguem vencer o vício.

Repito: Neste caso não é a força divina existente na seita, mas as forças psicológicas conjuntas que alcançam a vitória sobre o vício.

A Igreja Católica, fiel ao ensinamento da Bíblia, não pode proibir o uso moderado de bebidas alcoólicas. Desde Noé até a vinda de Jesus, o vinho (que contém álcool) misturado com água, era a bebida cotidiana destes povos. O próprio Jesus transformou água em vinho nas Bodas de Caná da Galileia. A Igreja sempre condenou a embriaguez e recomendou moderação. Aos viciados ou aos que exageram no alcoolismo recomenda, como também os psicólogos e os grupos de “AA”, abstinência total. Sem isso, não há cura.

Aquele que não consegue a cura, apesar de todo o esforço, a Igreja Católica não o expulsa, mas recomenda a comunidade e a família tratá-lo com paciência, amor e respeito. Só Deus, que conhece o íntimo, tem o direito de julgá-lo: “Lucas 6,37”.

A mesma atitude a Igreja católica mantém em relação aos fumantes. A Bíblia não se refere quanto a proibição do fumo, como fazem muitas seitas. Até a vinda de Jesus, o fumo era desconhecido. Com base nos estudos científicos sobre os malefícios do fumo, a Igreja Católica alerta que o hábito de fumar exageradamente é um pecado contra o Quinto Mandamento da Lei de Deus, já que estraga a saúde e encurta a vida.

Próxima provocação: O dom de línguas.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ser


Ser adolescente é chorar menos, mas sofrer mais,
pensar menos e sonhar acordado,
dizer menos e querer mais.

Viver intensamente todos os dias,
girar na mesma intensidade da luz...
não saber viver um dia de cada vez,
gritar com força.

Lutar por um ideal, inconscientemente,
esquecer que conseqüências existem,
duvidar da imagem que reflete no espelho,
criar um novo horizonte,
imaginar e ter.

Ser orgulhoso, carente por opinião,
sorrir para a vida, sentí-la à flor da pele,
correndo nas veias e indo direto ao coração.
Ser um sol, andar por si só.
Dizer o que vem à cabeça,
ganhar e perder.

Uma febre constante, um olhar inocente,
um sorriso adulto,
um luar vivo e um anoitecer exótico.
Permitir que precisem de você,
ter o mundo,
cultivar uma criança e dar espaço
ao adulto... futuro... fases...

É lembrar e esquecer,
preservar, gerar uma imagem, avançar.
Por um lado, todos nós adolescentes,
crianças, adultos podemos nos resumir
a um pequeno primário,
pois a cada novo dia estamos aprendendo mais
sobre a mais dura e difícil disciplina, a vida!


(Do livro: Chuvas de verão, de Marianne Brunini Buonfiglio).


Na Bíblia medite: “Salmo 90,15-16”.

Seja feliz!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mensagem enigmática: o verdadeiro amigo

Decifre-a com a Bíblia Ave Maria


1. “...................... Provérbios ...........................”

2. “...................... Eclesiástico 22,28 .................”

3. “...................... Provérbios 27,10 ...................”

4. “...................... Eclesiástico 6,14 ...................”

5. “...................... Provérbios 17,17 ...................”

6. “...................... Eclesiástico 37,6 ....................”

7. “...................... Eclesiástico 9,14 ....................”

8. “...................... Eclesiástico 6,15 ....................”

9. “...................... Eclesiástico 6,16 ....................”

10. “...................... Eclesiástico 6,17 ....................”


Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ Meu filho, aceita a instrução destes teus jovens anos; ganharás uma sabedoria que durará até tua velhice”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 21" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 20/12 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem enigmática: o fim do mundo

Decifrada com a Bíblia Ave Maria


1. “Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”. (Mateus 21,6)


2. “Indo Ele assentar-se no Monte das Oliveiras, achegaram-se os discípulos e, estando a sós com Ele perguntaram-lhe: “Quando acontecerá isto, e qual será o sinal da tua volta e do fim do mundo?”. (Mateus 24,3)


3. “Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas as nações, e então chegará o fim”. (Mateus 24,14)


4. “Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia, os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém”. (2 Pedro 3,10)


5. “Então, verão o Filho do Homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória”. (Marcos 13,26)


6. “A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho, mas somente o Pai”. (Marcos 13)


7. “Então, no Reino do Seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça”. (Mateus 13,43)


8. “Ficai de sobreaviso. Eis que vos preveni tudo”. (Marcos 13,23)


Resposta à pergunta: “Uma vez que todas essas coisas se hão de desagregar, considerei qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade”.
(2 Pedro 3,12).

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Por que rezar?


A grande dificuldade em rezar pode surgir no momento em que pedimos e não somos atendidos. É quando, por meio de nossas orações, entramos em uma negociação com Deus. Então, pedimos e não obtemos resposta. Deus parece permanecer insensível, surdo-mudo, ausente. Será que tem tanta coisa para fazer, que esquece de nós?

É possível que estejamos usando uma forma mecânica de rezar, corriqueira. Talvez em nossa mente fabriquemos um Deus carrancudo, de quem temos medo que nos castigue e não nos deixe ir para o céu.

Será que essa é a forma correta de rezar? Será que rezar é mudar de Deus?

Deus é perfeito, tudo criou, tudo sabe. Deus é misericordioso e não podemos fazer nossas orações como se estivéssemos entregando algo a um desconhecido.

Deus está muito próximo de nós. Ele está em nossos corações, em nossa vida, em nosso irmão. Se não conseguimos encontra-lo é porque, talvez, estejamos buscando um Deus intocável, um Deus distante. Lancemo-nos aos braços do Pai. Façamos nossa oração com amor, alegria, espírito de comunhão. Deixemos que ele guie nossos dias, nossos olhares, gestos e palavras. Abramos nosso coração para que ele entre!

A oração, assim, promoverá mudanças em nosso pensar e agir. Deus deseja a nossa felicidade, o nosso bem, a nossa união. Muitas vezes, porém, individualizamos esse Deus e o fazemos “o meu Deus”, através da “minha” oração, da “minha” confissão, da “minha” Eucaristia, buscando a “minha” satisfação individual.

Se permitirmos, Deus nos curará, não em troca da nossa oração, mas porque seu amor misericordioso é infinito. A oração verdadeira e sincera nasce da nossa fraqueza. Não tenhamos medo de falar dela para Deus, pois Ele conhece a nossa pequenez, mas espera que aceitemos a sua paternidade adotiva. A oração nos liga a Deus.


Elieder da Sônia
Equipe Nossa Senhora da Esperança – Setor G
Porto Alegre - RS


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Pentecostes

Sem o Espírito Santo:

Deus fica distante da gente;

Cristo, perdido na história;

O Evangelho é letra morta;

A Igreja, apenas agremiação religiosa;

A autoridade, poder que se evita;

A pregação, propaganda de Igreja;

A oração, tarefa a cumprir;

A liturgia, ritual do passado;

E a moral, repressão.


Com o Espírito Santo:

Deus entra na vida do mundo, onde inicia o seu reinado;

Cristo, filho de Deus, se faz um de nós;

Evangelho é nosso estilo de vida;

A Igreja, gente unida com as três pessoas na Trindade;

A autoridade, apoio e serviço;

A pregação, anúncio da novidade do reino;

A oração, experiência de contato com Deus;

A liturgia, memorial que antecipa o futuro;

E a moral, ação que liberta.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Respostas da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja católica, do livro do Pe. Vicente SVD.


Falsos Milagres?

Objeção: Alguns “crentes” afirmam que em: “Marcos 13, 21-22”. Como nesta passagem, não é isso que acontece na Igreja Católica?

Resposta: Não! Examinemos atenciosamente esta profecia de Jesus: “Mateus 24, 23-25”. E São Paulo Apóstolo predizendo o mesmo: “2 Tessalonicenses 2, 9-10”.

Disso podemos tirar as seguintes conclusões lógicas:

1. Aqui não se trata de verdadeiros milagres, com os quais Jesus prometeu acompanhar os Apóstolos e seus verdadeiros seguidores: “Marcos 16, 17-20”.

De fato, quarenta anos depois das Ascenção de Jesus vieram os falsos messias e profetas e seduziram os judeus a revelar-se contra a dominação romana. Os romanos esmagaram os opositores e destruíram Jerusalém, não sobrando pedra sobre pedra, como Jesus tinha dito.

Porém, os judeus convertidos ao Cristianismo, foram prevenidos pelos Apóstolos, e fugiram para as montanhas, escapando da chacina.

2. Quantas vezes os “testemunhas de Jehová” e outros “crentes”, tinham anunciado a volta de Jesus para o fim do mundo, e se desmascararam como falsos profetas dos falsos messias! E qual a seita entre as muito mais de 30.000 seitas cristãs, que tem garantia de ser a única “dos eleitos”, que não serão enganados? Ou então, não serão os humildes, os fiéis, que obedientes aos Apóstolos e seus legítimos sucessores, na Igreja Católica, como no tempo de destruição de Jerusalém?

3. Cuidados para não sermos seduzidos. Ouçamos o mestre: “Mateus 7, 15-20”. Por isso, a Igreja Católica só confirma e proclama os verdadeiros milagres depois de muitos anos, quando foram comprovados pelos bons frutos: de conversão dos ateus e pecadores, de penitência, de vida pura, de virtuosa dedicação à caridade, a pregação da Palavra de Deus, etc.

Quem teima em atribuir os verdadeiros milagres, pelos frutos que citamos aos poder de satanás, está imitando os doutores da Lei, que atribuíram os milagres de Jesus ao poder de Beelzebul, e aos quais Jesus respondeu: “Marcos 3, 28-30”.


Próxima provocação: Alcóolotras e Fumantes.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Qual é o real significado dos sete pecados capitais?


Ao longo de dois mil anos de cristianismo a Igreja debruçou-se sobre a Palavra de Deus para entender o sentido profundo das verdades reveladas. O que é crer?Em quem e no que cremos? Como viver e expressar essa fé? Nesta escuta atenta e orante da Palavra de Deus a Igreja aprendeu e vem ensinando ao longo dos tempos o sentido do pecado.

Pecado é dizer não a Deus, é desobedecer a lei de Deus, é fechar-se conscientemente ao amor, é preferir os próprios critérios aos critérios de Deus. Pecamos por ação, fazendo o mal, e pecamos por omissão, não fazendo o bem.

A experiência do pecado todos nós seres humanos já a vivemos. O pecado nos tira a vida da graça, nos tira a paz interior, nos condena a uma vida de solidão. Há pecados que destroem completamente a vida divina em nós. No antigo Catecismo Romano aprendemos a chamar esses pecados de mortais.

Há pecados que, embora não nos privem da vida da graça, são como que indelicadezas, falta de carinho para Deus que em relação a nós é só ternura, bondade e misericórdia: são os pecados veniais.

Agora, olhemos para a nossa vida. Não é verdade que às vezes agimos como se fossemos deuses, proclamando que somos donos do nosso próprio nariz, que somos perfeitos e não precisamos de Deus e dos irmãos? É o orgulho que nos sobe à cabeça.

Outras vezes colocamos nossa segurança só nos bens deste mundo. Para te-los sacrificamos valores muito mais preciosos. Quantas vezes não se cometem injustiças nesta procura desenfreada de riquezas? É a avareza nos dominando.

E aquelas violentas reações contra os que opõem a nossos propósitos? Um ódio sem sentido nos transforma e transtorna. Perdemos a capacidade de perdoar. Acabamos por desrespeitar o dom sagrado da vida, ferindo o próximo. É a ira nos impossibilitando qualquer gesto de amor e reconciliação.

É freqüente também em nós a tendência a desligar o sexo do amor. O outro deixa de ser a pessoa para nós. Passa a ser coisa, objeto. E a sexualidade que Deus colocou em nós para servir ao amor passa a ser instrumento de dominação. É a luxúria deturpando a beleza da sexualidade.

E há os que deturpam o ato de alimentar-se. Não comem para viver, vivem para comer. Entendem que se chega à plenitude da vida através dos prazeres do estômago. É a gula à qual se somam o alcoolismo e o uso das drogas.

Há aqueles que não são felizes com suas próprias conquistas, com o próprio bem estar, com os bens que adquiriu. Mais ainda, são profundamente infelizes diante das conquistas e dos bens dos outros. Quanto pecados não se cometem por força da inveja!

Enfim, há o abandono dos deveres, o corpo mole na luta do pão de cada dia, o abandono dos valores espirituais, tudo ditado pela preguiça.

Orgulho, avareza, ira, luxúria, gula, inveja e preguiça são os pecados capitais, assim chamados porque funcionam como cabeça, fonte e raiz de muitos pecados.

(Pe. Cido Pereira)

Mensagem enigmática: O Fim do Mundo

Decifre-a com a Bíblia Ave Maria


1. “........................ Mateus 21,6 .......................”

2. “........................ Mateus 24,3 .......................”

3. “........................ Mateus 24,14 .....................”

4. “........................ 2 Pedro 3,10 .......................”

5. “........................ Marcos 13,26 ......................”

6. “........................ Marcos 13 ..........................”

7. “........................ Mateus 13,43 .....................”

8. “........................ Marcos 13,23 .....................”




Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ Uma vez que todas essas coisas se hão de desagregar, considerei qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 20" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 13/12 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem enigmática sobre a consciência

Decifrada com a Bíblia Ave Maria


Para entender melhor: consciência indica-nos o bem que se deve fazer e o mal que se deve evitar.

Compare: “1 Pedro 3,17”

Caríssimos:

“Tende ma consciência reta a fim de que, mesmo naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam o vosso santo procedimento em Cristo”.
(1 Pedro 3,16)


“Com efeito, é coisa agradável a Deus sofrer contrariedades e padecer injustamente, por motivo de consciência com Deus”. (1 Pedro 2,19)


“Portanto, é necessário submeter-se, não somente por temor do castigo, mas também por dever de consciência”. (Romanos 13,5)


“Acolher aquele que é fraco na fé, com bondade, sem discutir as suas opiniões”.
(Romanos 14,1)


“Se alguém te vir, a ti que és instruído, sentado a mesa do templo dos ídolos, não se sentirá, por fraqueza de consciência, também autorizado a comer do sacrifício dos ídolos? E assim, por tua consciência vai as perder quem é fraco, um irmão, pelo qual Cristo morreu”. (1 Coríntios 8, 10-11)


“Se algum infiel vos convidar e quiserdes ir, comei tudo o que vos puser diante sem indagar de coisa alguma por motivo de consciência”. (1 Coríntios 10,27)


“Portanto, que comais, que bebais ou façais qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10,31)




Resposta à pergunta: “Assim, pecando nós contra os irmãos e ferindo sua délil consciência, pecais contra o Cristo”. (1 Coríntios 8,12)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Evangelhos Apócrifos: Milagres do Menino Jesus


Chefiando os meninos, Jesus foi para o poço onde toda a cidade ia buscar água. E tomando das mãos dos meninos seus cântaros, batia-os uns contra os outros, atirava-os nas pedras e na parede do poço. Os meninos não podiam voltar para casa, de medo dos pais. Jesus, vendo-os chorar, chamou-os e lhes disse: “Não chorem, vou devolver os cântaros a vocês”. E ordenou às ondas. Estas expeliam para a superfície das águas os cântaros intactos.



Outra vez, Jesus saiu com os meninos e pararam diante de uma árvore. Ele ordenou à árvore que curvasse seus ramos, subiu neles, sentou e mandou que a árvore se endireitasse. Ela se endireitou, cobrindo o lugar. Jesus ficou lá uma hora. Os meninos gritaram para Ele e disseram: “Ordena a árvore que se curve para que subamos também”. Ele ordenou a árvore que curvasse seus ramos e disse aos meninos: “Venha logo para cá”. Eles subiram alegremente até onde estava Jesus. Depois de algum tempo, Jesus ordenou novamente à árvore, e ela abaixou seus ramos. Os meninos desceram com Jesus e a árvore retomou sua posição inicial.

(Livro armênio da infância, 23, 2-3, século VI)



Um dia, Nossa Senhora, Santa Maria, disse ao Senhor Jesus: “Meu filho, vá buscar água no poço”. Ele foi e quando o cântaro estava cheio, caiu e quebrou-se. O Senhor Jesus estendeu então o seu manto, recolheu nele a água e levou-a para sua mãe. Nossa Senhora, vendo isso, ficou admirada. E tudo o que ela via, guardava e retinha no coração.

(Lucas 2, 19-51)


Outro dia, Jesus saiu com José. Um menino que vinha correndo pelo mesmo caminho chocou-se com o Senhor Jesus, que caiu. Jesus lhe disse: “Do mesmo modo que você me fez cair, você também cairá para nunca mais se levantar”. E no mesmo instante, o menino caiu e morreu.

(Evangelho árabe da Infância 45 e 47, século VII)




Aqui finalizamos os Evangelhos Apócrifos da Infância de Jesus (Cadernos Bíblicos)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ECUMENISMO


E Jesus entrou na dança
Parábola para os dias de hoje: Jesus visita um terreiro.

Certa vez, Jesus reuniu os discípulos e as discípulas e disse: “Quando vocês forem anunciar o Reino, não devem levar dinheiro nem comida, mas devem confiar no povo. Chegando num lugar, se vocês forem acolhidos e o povo partilhar comida e casa com vocês, e se vocês participarem da vida dele, trabalhando, tratando dos doentes e do pessoal marginalizado, sem voz e sem vez, então podem dizer ao povo, com toda a certeza: Gente, olha aqui! O Reino chegou. Está chegando”.

E eles foram.

Jesus também foi. Andou, andou.

Estava começando a anoitecer, quando chegou num terreiro. O pessoal que entrava, saudava e dizia: “Boa noite, Jesus! Entre e sinta-se em casa. Participe com a gente”.

Jesus entrou. Viu o pessoal reunido. A maioria era pobre. Alguns, não muitos, da classe média. Todo mundo dançando alegre. Havia muitas crianças no meio. Viu como todos se abraçavam entre si. Viu como os brancos eram acolhidos pelos negros – como irmãos.

Jesus, ele também, foi sendo acolhido e abraçado. Estranhou, pois conheciam o nome dele. Eles o chamavam de Jesus, como se fosse amigo e irmão de longa data. Gostou de ser acolhido assim.

Viu também como a Mãe-de-Santo recebia abraço de todos. Viu como invocavam os orixás e como alguns vinham distribuindo passes para ajudar os aflitos, os doentes e os necessitados.

Jesus, também entrou na fila e foi até a Mãe-de-Santo. Quando chegou a vez dele, abraçou-a, e ela disse: “A paz esteja com você, Jesus!”.

Jesus respondeu: “Com a senhora também!”. E acrescentou: “Posso fazer uma pergunta?”.

E ela disse: “Pois não, Jesus!”.

E ele disse: “Como é que a senhora me conhece? Como é que eles sabem o meu nome?”.

E ela disse: “Mas, Jesus, todo mundo conhece você. Você é muito amigo da gente. Sinta-se em casa, aqui no meio de nós!”.

Jesus olhou para ela e disse: “Muito obrigado!”. E continuou: “Mãe, estou gostando, pois o Reino de Deus está aqui no meio de vocês!”.

Ela olhou para ele e disse: “Muito obrigada, Jesus! Mas isto a gente já sabia. Ou melhor, já adivinhava. Obrigada por confirmar pra gente. Você deve ter um orixá muito bom. Vamos dançar, para que ele venha nos ajudar!”.

E Jesus entrou na dança.


Dentro dele, o coração pulava de alegria. Sentia uma felicidade imensa, e dizia baixinho: “Pai, eu te agradeço porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste ao povo humilde aqui do terreiro. Sim, Pai, assim foi do teu agrado”.

Dançou um tempão.

No fim, comeu pipoca, cocada e batata assada com óleo de dendê, que o pessoal partilhava com ele.

E, dentro dele, o coração repetia sem cessar: “Sim, o Reino de Deus chegou! Pai, eu te agradeço! Assim foi do teu agrado”.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Respostas da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica, do livro do Padre Vicente, SVD.


O VALOR DOS MILAGRES


Objeção: Os católicos acreditam que os milagres acontecem em Lourdes e Fátima, aprovados pelas Comissões Internacionais de médicos e teólogos, testemunham a veracidade da Igreja Católica. Os “crentes” não lhes dão importância.

Resposta: Na Bíblia, desde a vocação de Moisés, o milagre era tudo para os homens retos, como sinal da presença de Deus, da aprovação divina de uma pessoa e da missão profética a ela confiada. Somente os orgulhosos e perversos não reconheciam este sinal de Deus. Daí, a Bíblia louvava os que aceitavam e se alegravam com os milagres. Vejam alguns exemplos:

- “Êxodo 4, 1-9”, a atitude correta;

- “Êxodo 4, 31”, a atitude incorreta;

- “1 Reis 17 e 18”;

- Atitude correta (da viúva);

- Atitude incorreta: “1 Reis 19, 2”.

Nos Evangelhos:

- Atitude correta: “João 3, 2”, “Lucas 7, 16”, “João 30,33”.

- Atitude incorreta: “João 9, 28-34”, “João 11, 47-53”, “Marcos 3, 32”.

Milagre de Pedro e Paulo, na Igreja Primitiva:

- “Atos 3, 6-10”, “Atos 5, 12-16”, “Atos 9, 33-34”, “Atos 9, 40”, “Atos 20, 7-12”, “Atos 28, 3-6”, etc.

No século XX, a Igreja Católica manda com todos rigor científico examinar os milagres acontecidos em Lourdes e Fátima, por equipes de qualificados especialistas interconfessionais.

Em Lourdes, foram reconhecidas 1.200 curas milagrosas por estas equipes. Pela comissão teológica de bispos, apenas foram comprovadas 65 como milagrosas. Daí se vê o rigor exigido pela Igreja.

Um dos poucos milagres permanentes, confirmados cientificamente, pode ser observado cada dia na Igreja de Lenciano na Itália, onde no século VII durante a consagração na missa de um Padre Basiliano, o pão e o vinho consagrados, mudaram visivelmente em Corpo e Sangue de Jesus. Colocados num relicário, guardam-se frescos, sem se estragar, até hoje.

Em 1970, o bispo de Lenciano requisitou uma equipe de especialistas para examinar estas relíquias.

Eis o veredito: “O pedaço de carne é verdadeira carne humana, tecido do miocárdio (coração) fresco, do grupo AB. Os coágulos de sangue são verdadeiro sangue humano, do grupo AB, com diagrama de frescura, como se fosse hoje tirado de uma pessoa viva”.

Nota: O grupo sanguíneo AB é muito raro na sociedade em geral, mas 95% dos judeus pertencem a este grupo.


Próxima provocação: Falsos Milagres?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Encontre a sua resposta com a Bíblia Ave Maria - respostas da semana passada

1. Genesis 1, 1-31;

2. Romanos 10, 17;

3. Romanos 5, 5-11;

4. João 3, 16;

5. João 14, 27;

6. Salmo 29, 5-6;

7. João 14, 26;

8. João 5, 39;

9. João 11, 25;

10. 1 Coríntios 10, 13.


Reflita: "Só Deus se basta a si mesmo, mas Ele preferiu contar com você".

E espera: "1 Timoteo 2, 4".

O Homem e as coisas


Ter defeitos não é o maior defeito. O maior defeito é não tentar corrigir o que pode ser corrigido, o que pode ser consertado.

Já encontrei, na vida, homens e mulheres assim:

HOMENS PORTA: não sabem cumprir sua obrigação sem ranger;

HOMEM ÁRVORE: dão galho por qualquer motivo;

HOMENS RIO: quando saem do leito, causam encrenca;

HOMENS PAPEL: só servem para embrulhar, complicando o que é simples;

HOMENS VASSOURA: só andam onde há lixo. Adoram o mundo da fofoca;

HOMENS ESPELHO: só vem a si mesmo. E sempre com vidro de aumento;

HOMENS ROMANCE: vivem fora da realidade. Lembram as telenovelas brasileiras;

HOMENS BORBOLETA: revoam de flor em flor;

HOMENS POSTO DE GASOLINA: vivem enchendo;

HOMENS CARROÇA: quanto mais vazios, mais barulhos fazem;

HOMENS BALÃO: muito inchados, mas só de vento e superficialidade;

HOMENS TREPADEIRA: agarram-se nos outros para subir na vida;

HOMENS BATERIA: cautela, não encoste neles. Pode dar faísca ou incêndio;

HOMENS GUARDA DE TRÂNSITO: só funcionam quando são postos na rua;

HOMENS VÍTIMA: só encontram felicidade quando a gente fica com pena deles;

HOMENS GUITARRA MODERNA: falam e gritam com todo o volume aberto;

Afortunadamente, existe também um outro tipo de homens e mulheres:

HOMENS CIRINEU: ajudam o próximo a carregar sua cruz;

HOMENS ALEGRIA: por onde passam, semeiam bondade e amor;

HOMENS ESPERANÇA: acreditam nos homens e num mundo melhor;

HOMENS COMUNIDADE: trabalham e lutam, de mãos dadas com seus irmãos;

HOMENS ORAÇÃO: rezam e dão o melhor de si mesmos, sem fazer publicidade;

HOMENS PONTE: ligam as duas margens, o tempo e a eternidade;

HOMENS PERFUME: plantam flores e benemerências, ao longo de seus caminhos;

HOMENS VÉU DE VERÔNICA: enxugam as lágrimas e confortam corações aflitos, atribulados;

HOMENS CÁLICE DE REDENÇÃO: transportam Cristo e seu Evangelho, no gesto humilde de quem está a serviço e reconhece ser apenas instrumento. Nada mais.

Para você refletir:

- Com qual deste tipo você se identifica?

- O que você pode fazer para mudar ou para melhorar?


Só depende de você!