segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mensagem enigmática sobre a Consciência

Decifre-a com a Bíblia Ave Maria


Para entender melhor: Consciência indica-nos o bem que se deve fazer e o mal que se deve evitar. Compare: “1 Pedro 3,17”.


Caríssimos:


1. “......................... 1 Pedro 3,16 ..........................”


2. “......................... 1 Pedro 2,19 ..........................”


3. “......................... 1 Romanos 13,5 .....................”


4. “......................... Romanos 14,1 ........................”


5. “......................... 1 Coríntios 8, 10-11 ................”


6. “......................... 1 Coríntios 10,27 ....................”


7. “......................... 1 Coríntios 10,31 ....................”



Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ Assim, pecando vós contra os irmãos e ferindo sua délil consciência, pecais contra Cristo”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 19" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 06/12 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem: Pregação da Palavra

Decifrada com a Bíblia Ave Maria


“Toda a Eucaristia é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda a obra”. (2 Timoteo 3, 16-17)


“Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a Palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé”. (Hebreus 13,7)


“Pela fé na Palavra de Deus, Noé foi avisado a respeito dos acontecimentos imprevisíveis: cheio de santo temor, construiu a arca para salvar sua família. Pela fé, ele condenou o mundo e se tornou o herdeiro mediante da fé”. (Hebreus 11,8)


“Porém, como invocarão aquele em quem não tem fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?” (Romanos 10,14)


“Olha por ti e pela instrução dos outro. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, tu te salvarás a ti mesmo e aos que te ouvirem”. (1 Timoteo 4,16)


“Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da Palavra de Cristo”. (Romanos 10,17)



Resposta à pergunta: “Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade” (Hebreus 13,8)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Evangelhos Apócrifos: Jesus menino sabe tudo


Em Jerusalém havia um professor de crianças chamado Zaqueu.

Um dia, disse ele a José: “O Senhor não vai mandar Jesus para a escola a fim de que ele se instrua?”.

José respondeu: “Naturalmente”, e foi falar do assunto com Santa Maria. Em seguida, os dois levaram Jesus ao mestre.

Este, vendo-o escreveu-lhe o alfabeto e lhe disse: “Diga alaph”.

Jesus disse: “Alaph”.

O mestre lhe disse: “Diga beth”.

O Senhor Jesus disse: “Explicai-me o termo alaph, que eu lhe direi beth”. O mestre quase quis bater nele.

Jesus disse-lhe: “O alaph é feito assim e assim. O beth de tal e tal maneira. Algumas letras são retas, outras deitadas. Outras, arredondadas, algumas com ponto, outras sem ponto. Esta letra aqui não vem antes das outras...”.

Em suma, explicou e pormenorizou coisas que o mestre nunca tinha ouvido e nem livro em livro algum.

Em seguida, o Senhor Jesus disse ao mestre: “Ouve-me, quer dizer...”, e começou a dizer, com voz distinta: “alaph, beth, gamal, dalad, até o thau”.

O mestre ficou admirado e disse: “Parece que este menino nasceu antes do tempo de Noé”. E voltando-se para José, disse-lhe: “O Senhor me trouxe o menino para que eu o instrua, mas ele é o mestre dos mestres”. E disse a Santa Maria: “Este vosso filho não precisa de professor”.

Entre os doutores do templo, encontrava-se um filósofo versado em Medicina. Ele interrogou Jesus: “Meu caro menino, você tem noções de medicina?”.

O Senhor Jesus lhe respondeu com uma dissertação sobre a física, a metafísica e a hipofísica. Sobre as virtudes dos corpos e dos temperamentos, sobre suas energias e suas influências nos nervos, nos ossos, nas veias, nas artérias e nos tendões. Sobre as propriedades do quente, do seco, do frio e do úmido, e sobre os seus efeitos. Sobre as operações da alma no corpo, sobre suas percepções e sua capacidade. Sobre a capacidade lógica, sobre os atos do apetite irascível e do apetite concupscível, sobre a composição e decomposição e sobre outras coisas que ultrapassam a capacidade de uma criatura.

O filósofo, tendo-se levantado, prostrou-se diante do Senhor Jesus e lhe disse: “Senhor, daqui por diante sou vosso discípulo e vosso servo”.

(Evangelho árabe da infância, 48, 1-3, século VIII)


Próximo e final: Milagres do menino Jesus.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O último desejo (da minha vida)


Ao longo da nossa caminhada, “Caminhando com Jesus”, com pouco mais de dezenove anos, visitamos famílias e hospitais, sempre levando a Palavra de Deus com alegria aos doentes e depressivos, para fazê-los despertar na fé e na esperança, fortalecendo-os na auto-estima.

Testemunhamos graças extraordinárias, ao contrário das previsões e evidências do quadro clínico. É o poder da fé que está muito acima do poder da ciência dos homens. Creia: “Eclesiástico 38, 1-15”.

Segundo a revista Claudia, de setembro de 2009, uma reportagem de Lais Duarte sob o título: “O último desejo”, causou-nos uma forte emoção, pelo conteúdo que resumidamente vamos partilhar.

A feliz reportagem fala-nos de uma pesquisa junto a um grupo de voluntários do Hospital do Câncer de Uberlândia, Minas Gerais, que atende ao último pedido de pacientes terminais, onde nos revela um mundo de amor, perdão e sonhos singelos.

Sublime e bela seria se as Pastorais da Saúde das Comunidades Paroquiais, lessem e meditassem sobre esta matéria, estudando-a e pondo em prática este ensinamento cristão, proporcionando aos doentes de suas Comunidades a perspectiva de um feliz encontro com Deus: “Romanos 8, 18”.

“Se você fosse morrer amanhã, o que gostaria de fazer?”.

Com esta pergunta na reportagem, eis algumas respostas:

Francisco, de 72 anos, com câncer na garganta, quis se casar. Vivia com uma lavradora há anos. Sabendo de sua doença incurável, decidiu oficializar a sua união. Não por impulso romântico, mas por um gesto de proteção para com a companheira, que sem estudos, pudesse receber na sua falta, uma pensão.

O seu pedido aconteceu num salão de festas de uma Igreja, com a noiva de véu e grinalda. Ele de fraque, damas de honra, alianças, jantar e tudo o que tinha de direito.

Francisco nem conseguiu comer por causa da doença. O único pedido seu, foi que lhe dessem uma taça de sorvete de milho. Todas as despesas do casamento foram custeadas por conhecidos, empresários e comerciantes contratados e envolvidos por esses “anjos” voluntários do Hospital do Câncer de Uberlândia, Minas Gerais.

Ainda na reportagem, a Assistente Social do Hospital, Giovana Rita Lucas, com dez anos de dedicação, relata que percebia no paciente uma vontade ou um desejo de tentar solucionar suas pendências. “Por isso a morte é transformadora”, diz a Assistente Social.

Ainda na humana reportagem, Cristiano Nabuco, psicólogo do Instituto de Psiquiatria da USP, concorda e acredita que grandes crises abrem janelas para repensarmos as nossas escolhas e nosso comportamento. Para Nabuco, o trabalho de humanização dentro dos Hospitais tem “mão dupla”. Não é só o voluntário que apóia o doente, mas o paciente também fortalece o voluntário. Assim, ambos são enriquecidos: “Romanos 14, 19”.

Quando os remédios e a terapia deixam de ser eficazes para as dores do corpo, como aliviar a alma?

Resposta pela fé: “Tiago 5, 13”.

Giovana, com toda a sua experiência, bem como os outros Assistentes Sociais, Médicos, Psicólogos, Enfermeiros e Voluntários do Hospital, criaram em 2003 a Unidade de Cuidados Paliativos para atender essa carência dos pacientes.

Objetivo: não aumentar a expectativa de vida dos doentes, mas sim, melhorar a qualidade de vida que lhes resta.

Funcionamento: com o laudo mostrando que o tratamento não surte mais efeito e que a morte será inevitável, os Voluntários entram em ação. A família é cercada de apoio e cuidados. O paciente é estimulado a aproveitar melhor cada minuto de sua vida. Onde há falta de carinho, sobram abraços solidários. Se ainda existem sonhos, os Voluntários se desdobram para realizá-los.

Para Giovana, todas as histórias são inesquecíveis. Citando o caso de uma mulher, com câncer no intestino, que na noite de Natal pediu para ver o filho que perdera o contato havia tempos. O grupo foi a campo e descobriu-o em São Paulo. Providenciaram tudo para que ele fosse vê-la. Chegando ao Hospital, próximo dela, a mãe sorriu, segurou em sua mão e morreu.

Segue na reportagem desejos e pedidos. Alguns que até emocionam pela simplicidade, por exemplo: camisas de futebol, sanduíches do Mc Donald´s, etc.

Mas todos os pedidos foram atendidos por esse voluntariado abençoado, que em grande parte, vivem mais para o próximo do que para si mesmo. Inspiração Divina: “Romanos 12, 15”.

E nós cristãos?

Adquiramos esta revista e leiamos a reportagem por completo. E pela força do Espírito Santo que habita em nós, caminhemos com Jesus ajudando e animando o irmão que sofre.

Revista Claudia, parabéns!








quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Resposta da Bíblia às acusações dos crentes contra a Igreja Católica, do livro do Pe. Vicente, SVD.


Pagamento pelos batizados e casamentos


Objeção: Por que os Padres católicos cobram pelos batizados, casamentos e missas, quando lemos na Bíblia: “Mateus 10, 8”.


Resposta: Neste trecho do Evangelho de Mateus, Jesus ordena! Mas está bem claro, que se trata de curas e não de batizados, casamentos e missas. Mas são alguns pastores protestantes, que fazem propaganda espalhafatosa de suas “curas milagrosas”, ficando com este negócio de curandeiros ricos com belíssimos apartamentos ou casa, fazendas, etc.


Quando os padres católicos fazem exorcismos, bênçãos e orações pelos doentes, acompanhadas às vezes de graças extraordinárias, o que fazem sempre de graça!


Em muitas das nossas Paróquias, onde foi introduzido o dízimo, os Padres não cobram mais por ocasião do batizado, casamento ou missas de sétimo dia. Mas, em outros, com poucos recursos do dízimo, essas taxas constituem o principal sustento do Padre e da Igreja. E isto não é contrário à Bíblia que diz: “Gálatas 6, 6” . E ainda: “1 Corintios 9, 13-14”.


Há, ainda, outros trechos semelhantes.


Próxima provocação: Valor dos milagres.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Encontre a sua resposta com a Bíblia Ave-Maria


1. Só Deus pode criar, mas você pode valorizar o que Ele criou.


2. Só Deus pode dar a fé, mas você pode dar seu testemunho.


3. Só Deus pode infundir a esperança, mas você pode restituir a esperança aos irmãos.


4. Só Deus pode dar amor, mas você pode ensinar seu irmão a amar.


5. Só Deus pode dar a paz, mas você pode semear a união.


6. Só Deus pode dar a alegria, mas você pode sorrir a todos.


7. Só Deus é o caminho, mas você pode indicá-lo a outros.


8. Só Deus é a vida, mas você pode restituir a outros o desejo de viver.


9. Só Deus pode fazer o impossível, mas você sempre poderá fazer o possível.


10. Só Deus é fiel, mas você pode tentar ser fiel também.



Reflita: Só Deus se basta a si mesmo, mas Ele preferiu contar com você. E espera.



Teste seus conhecimentos da Bíblia, com a Bíblia Ave-Maria.

Respostas da semana passada


1. Isaías 58, 1-14


2. Jeremias 17, 22


3. Jeremias 22, 24


4. Jeremias 32, 6


5. Baruc 6, 1-72


6. Ezequiel 1, 3


7. Ezequiel 25, 5


8. Ezequiel 28, 21


9. Ezequiel 29, 2


10. Ezequiel 38, 3


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Decifre a mensagem: Pregação da Palavra

Decifre com a Bíblia Ave-Maria


1. “.................. Timoteo 3, 16-17 .....................”

2. “.................. Hebreus 13,7 ..........................”

3. “.................. Hebreus 11,8 ..........................”

4. “.................. Romanos 10,14 .......................”

5. “.................. 1 Timoteo 4,16 ........................”

6. “.................. Romanos 10,17 ........................”



Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 18" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 29/11 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem enigmática: A Palavra de Deus

Decifrada com a Bíblia Ave-Maria

Caríssimos:

1. “Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo”. (Mateus 4,23)

2. “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”. (Marcos 1,15)

3. “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito”. (João 14,7)

4. “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores que estas, porque vou para junto do Pai”. (João 14,12)

5. “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Mateus 28, 19-20)

6. “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. (Marcos 16,16)
Resposta à pergunta: “E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no filho”. (João 14,13)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Lenda cristã: Como manter o inferno cheio.


Conta uma lenda tradicional que, no momento em que Jesus Cristo expirou na cruz, foi diretamente ao inferno salvar os pecadores (inspirada no Credo: “... desceu à mansão dos mortos ...”).

O diabo ficou triste.

“Não tenho mais função neste mundo”, disse Satanás.

“A partir de agora, todos aqueles que eram marginais, que transgrediram os preceitos, cometeram adultérios, infringiram as leis religiosas, todos serão enviados diretamente ao paraíso”, continuou Satanás.

Jesus olhou para ele e sorriu.

“Não se lamente”, disse Jesus para o pobre diabo.

“Virão para cá todos que, por se julgarem cheios de virtudes, vivem condenando os que não seguem a minha palavra. Espere algumas centenas de anos e verás que o inferno estará mais cheio do que antes", concluiu Jesus.

Cuidado: Hoje, pela situação no mundo, a fragilidade na fé, os maus costumes, o egoísmo e tantas outras mazelas, o feliz diabo vive cantando: “... pode vir quente que eu estou fervendo ...”


Procure cair na real: “2 Tessalonicenses 1, 8-9”.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Respostas da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica, do livro do Pe Vicente, SVD.


Acusação
: Santificação do sábado ou domingo?

Objeção: A Bíblia ordena: “Êxodo 20, 8-10

Resposta: Jesus afirma: “Marcos 2, 27-28”.


Sendo, pois, o Senhor do sábado, Jesus transferiu a santificação deste dia para domingo, o dia da Ressurreição e da vinda do Espírito Santo à Igreja da Nova e Eterna Aliança, como atesta toda a tradição cristã: “Marcos 16,9” e “Ato dos Apóstolos 2,1”.

Também as provas indiretas da santificação do domingo já no tempo dos Apóstolos, vejam: “Ato dos Apóstolos 20,7” e “1 Coríntios 16,2”.

No último livro da Bíblia: “Apocalipse 1,10”.

Quase todos os biblistas estão de acordo com os cientistas, de que os sete dias bíblicos da criação, não eram sete dias de “vinte e quatro” horas, mas sete dias de milhares de anos.

Não existe povo ou cultura, que possa historicamente provar, qual dia da nossa semana era o primeiro dia.

O “sábado bíblico”, na língua hebraica, está relacionado com “descanso” e com o “sétimo dia”. Daí a intenção do autor da Bíblia era: ordenar à humanidade que trabalhasse durante seis dias, e no sétimo, dedicando em sua honra.

Por isso, a Igreja Católica respeita os muçulmanos que respeitam o “sétimo dia do descanso” na nossa sexta-feira; como também os judeus que o celebram no sábado.

Nós, os cristãos, desde o primeiro século, escolhemos para o dia do descanso o dia histórico de domingo, o dia da nova criação em honra da Ressurreição de Jesus Cristo.


Próxima acusação: Pagamento pelos batizados e casamentos.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Teste seus conhecimentos da Bíblia

Com a Bíblia Ave Maria


1. Qual é o capítulo no livro de Isaías que fala do verdadeiro jejum?


2. Qual é o capítulo e versículo no livro de Jeremias, que fala sobre a santificação do sábado?


3. Jeconias era filho de qual rei de Judá?


4. Qual era o parentesco entre Hanameel e Jeremias?


5. Que livro se encontra a carta de Jeremias aos cativos?


6. Qual era o nome do pai de Ezequiel?


7. Qual era a cidade que virou um parque de camelos?


8. Para que cidade Deus mandou Ezequiel profetizar contra?


9. Contra qual rei, Deus mandou Ezequiel profetizar?


10. Gog era príncipe soberano de quais terras?


Respostas na próxima semana.

Teste seus conhecimentos da Bíblia - respostas da semana passada.

1. 1 Macabeus 1,8


2. 1 Macabeus 3,1


3. Jó 1,2


4. Jó 1,2


5. Jó 2,11


6. Salmo 50


7. Salmo 56


8. Eclesiastes 1,1


9. Cânticos 1,1


10. Eclesiástico 21, 1-8

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mensagem enigmática: A Palavra de Deus

Decifre-a com a Bíblia Ave Maria


1. “......................... Mateus 4, 23 ..............................”


2. “......................... Marcos 1,15 ..............................”


3. “......................... João 14,7 .................................”


4. “......................... João 14, 12 ..............................”


5. “......................... Mateus 28, 19-20 .....................”


6. “......................... Marcos 16, 16 ..........................”



Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ E tudo que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 17" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 22/11 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem enigmática: Maus pensamentos

Decifrada com a Bíblia Ave Maria


1. “Seis coisas que o Senhor odeia e uma sétima que lhe é uma abominação: olhos altivos, línguas mentirosas, mãos que derramam sangue inocente, um coração que maquina projetos perversos, pés pressurosos em correr ao mal, um falso testemunho que profere mentiras e aquele que semeia a discórdia entre irmãos”. (Provérbios 6, 16-19).

2. Não maquineis o mal em vossos corações contra o próximo; não jurei falso, porque aborreço tudo isso – oráculo do Senhor”. (Zacarias 8, 17).

3. Com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto a prova, triunfa dos insensatos”. (Sabedoria 1, 3).

4. Porque é do coração que provém os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias”. (Mateus 15, 19).

5. Arrepende-te desta tua maldade e roga a Deus, para que sendo possível, te seja perdoado este pensamento do teu coração”. (Ato dos Apóstolos 8, 22).

6. Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem”. (Romanos 12, 21).


Resposta: “A Palavra do Senhor dos exércitos me foi dirigida nestes termos ...” (Zacarias 8, 18).

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Evangelhos Apócrifos: A fuga para o Egito


Os leões e os leopardos o adoravam e o acompanhavam no deserto, e em todo o lugar por onde Maria e José passavam. Eles os precediam, indicando o caminho e, curvando a cabeça, adoravam Jesus.

Mas, o primeiro dia em que Maria viu os leões em torno dela, e todo o tipo de feras, teve um grande medo. Mas, o menino Jesus, com o rosto todo iluminado de alegria, olhou para ela e disse: “Não tenhas medo, mãe, porque não é para fazerem mal, mas para servirem que eles estão perto de nós”. Depois dessas palavras, o medo deixou seu coração.

Os leões caminhavam com eles e com os bois, os burros e os animais domésticos que levavam suas bagagens, e não lhes faziam nenhum mal. Antes, eram cheios de mansidão no meio das ovelhas e dos carneiros, que José trouxera de Judéia e até ajudava a guardá-los.

Quanto a estes, andavam no meio dos lobos sem temer e sem sentir o menor mal. Assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: “Os lobos pastarão com os cordeiros, o leão e o boi comerão juntos o feno”.

Haviam dois bois e um carro para transporte dos objetos de uso habitual e eram os leões que os guardavam pelo caminho.

Ora, aconteceu que no terceiro dia de viagem, Maria se cansou por causa do ardor do sol do deserto. Vendo uma palmeira, disse a José: “Vou descansar um pouco naquela sombra”. José a levou logo para perto da palmeira e a ajudou a descer da jumenta. Depois de assentar-se, Maria olhou para o alto e viu a palmeira carregada de frutos.

Disse a José: “Gostaria, se possível, de comer os frutos desta palmeira”.

José lhe respondeu: “Estranho que fales assim, uma vez que os frutos estão tão altos. A mim, o que me preocupa é a falta de água, por que os nossos odres estão vazios e não temos nada para beber, nós e nossos animais”.

Então, o menino Jesus, que repousava tranquilamente no regaço da mãe, disse à palmeira: “Curva-te, árvore, e alimenta minha mãe com teus frutos”. Obediente a esta ordem, a palmeira inclinou-se imediatamente do seu cume até os pés de Maria, para que fossem colhidos seus frutos dos quais comeram à vontade.

Depois que todos os frutos foram colhidos, a árvore continuou inclinada esperando a ordem de quem a mandara inclinar-se. Então, Jesus lhe disse: “Endireita-te, palmeira, retoma tua força! Compartilharás doravante do destino das minhas árvores que estão no paraíso de meu Pai. Abre, com tuas raízes, a fonte escondida por baixo da terra, e que dela brote água para estancar a nossa sede!”.

Logo a palmeira se endireitou, e do meio de suas raízes começaram a brotar e jorrar fontes de águas límpidas, frias e saudáveis.

Vendo essas fontes, alegraram-se muito e beberam eles, os que acompanhavam e todos os seus animais, e deram graças a Deus.

(Evangelho do Pseudo Mateus, 19-20, 2 VI)

Próxima semana: Um milagre do menino Jesus.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Filosofia do dinheiro


Com o dinheiro se compra uma cama, mas não o sono.
Com o dinheiro se compra a comida, mas não o apetite.
Com o dinheiro se compra livros, mas não a inteligência.
Com o dinheiro se compra o luxo, mas não o homem.
Com o dinheiro se compra uma casa, mas não o lar.
Com o dinheiro se compra remédios, mas não a saúde.
Com o dinheiro se compra convivência, mas não a cultura.
Com o dinheiro se compra o divertimento, mas não a felicidade.
Com o dinheiro se compra um crucifixo, mas não a salvação.
Com o dinheiro se compra um julgamento, mas não a consciência.
Com o dinheiro se compra um assento na igreja, mas não um lugar no céu.
Com o dinheiro se compra utensílios, mas não o homem.
Com o dinheiro se compra uma consciência, mas não o inocente.
Com o dinheiro se compra um ouvido, mas não o escutar da voz de Deus.
Com o dinheiro se compra o trabalhador, mas não o trabalho.
Com o dinheiro se compra o justo, mas não a justiça.
Com o dinheiro se compra o educador, mas não a educação.
Com o dinheiro se compra a liberdade, mas não a vontade interior.

Com dinheiro finalmente podemos comprar tudo quanto quisermos, mas nunca compraremos a pessoa, a personalidade, a inteligência, a integridade física e moral, a fé, a vocação, a realização da pessoa humana, gente que cresce em direção ao Pai Celestial.

Por vezes, há pessoas que duvidam da sinceridade da vocação do outro, de sua integridade, de sua personalidade, o mais profundo do seu ser, e esquecem que o outro necessita de seu auxílio, de sua ajuda, por causa de sua própria mediocridade, auto-confiança, sua própria honestidade, porque no fundo é fingido, hipócrita, sepulcro caiado.

Contudo isso, medite esta comparação: “Mateus 16,26”.

Concluindo: “Filipenses 2, 4-5”.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Resposta da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica – Pe Vicente, SDV


PURGATÓRIO


Objeção: Os católicos acreditam na existência do purgatório, mas a Bíblia não fala dele!

Resposta: É verdade que não se encontra na Bíblia a palavra “purgatório”, como também não achamos nela as palavras de “sacramento da confissão”, da “Eucaristia” e do “Crisma”. No entanto, a Bíblia descreve duas situações, estados ou lugares que se identificam com a idéia de purgatório: “2 Macabeus 12, 43-46”.

Vejam: ser livre de seus pecados, depois da morte, pelo sacrifício expiatório, indica claramente a existência do purgatório.

Nas palavras de Jesus em: “Mateus 5, 25-26”, é claro que Jesus fala do justo juízo, depois da morte.

Assim, “sair desta prisão depois da morte”, depois de ter pago o último centavo (seja pelo sofrimento próprio, seja pelas orações e expiações dos vivos), pode acontecer só no purgatório.

Outra alusão à existência do purgatório encontramos: “1 Coríntios 3, 12-15”. Também aqui a Tradição Apostólica entendia fogo do purgatório.

Entre várias testemunhas cristãs dos primeiros séculos, escreve Tertuliano: “A esposa roga pela alma de seu esposo e pede para ele refrigério, e que volte a reunir-se com ele na ressurreição; oferece sufrágios todos os dias aniversários de sua morte”. (De Monogamia, 10)


Próxima acusação: Santificação, o sábado ou domingo?


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Teste seus conhecimentos da Bíblia

Responda com a Bíblia Ave-Maria


1. Quantos anos reinou Alexandre Magno na Grécia? ;

2. Quem sucedeu Matatias em Israel? ;

3. Quantos filhos teve Jó no seu primeiro casamento? ;

4. Dos filhos de Jó, quantos eram homens e quantas eram mulheres? ;

5. Quais eram os nomes dos três amigos de Jó? ;

6. Qual é o Salmo de Davi em que ele confessa o pecado com Betsabé? ;

7. Qual é o Cântico de David, quando fugiu para a caverna, perseguido por Saul? ;

8. Quem era o pai de Eclesiastes? ;

9. Quem é o autor do Livro Cântico dos Cânticos? ;

10. Qual livro que fala sobre a “fuga do pecado”?



Respostas na próxima semana!

Teste seus conhecimentos da Bíblia

Respostas da semana passada


Confira:

1. Neemias 1,11;

2. Neemias 2,1;

3. Tobias 1,9;

4. Tobias 5, 21-22;

5. Tobias 5,14;

6. Tobias 14,5;

7. Judite 1,5;

8. Judite 16,24;

9. Ester 1,1;

10. Ester 9,32.


Quem acertou uma pergunta, parabéns! Não desista.

Quem não acertou nenhuma, acredite, Jesus quer falar mais com você pela Bíblia Sagrada.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mensagem do Senhor: Maus pensamentos

Decifre com o dicionário e a Bíblia Ave Maria


1. “.................. Provérbios 6, 16-19 .....................”

2. “.................. Zacarias 8,17 ..............................”

3. “.................. Sabedoria 1,3 ..............................”

4. “.................. Mateus 15,19 ..............................”

5. “.................. Ato dos Apóstolos 8,22 ................”

6. “................. Romanos 12,21 ............................”




Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ A Palavra do Senhor dos exércitos me foi dirigida nestes termos ...”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.
Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 17" para o e-mail:
paula_vts@hotmail.com até o dia 15/11 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).
Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem enigmática decifrada: Esperança da Ressurreição (Finados)

Decifrada com a Bíblia Ave Maria


1. “Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como os outros Romeus que não tem esperança”. (Tessalonicenses 4,13)

2. “Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão”. (1 Coríntios 15,22)

3. “Pois, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou”. (1 Coríntios 15,16)

4. “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta (porque a trombeta soará), os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. (1 Coríntios 15,52)

5. “E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?”. (João 11,26)

6. “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”. (1 Tessalonicenses 4,18)



Resposta à pergunta: “1 Coríntios 15,53”

Amém!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Evangelhos Apócrifos: Os Reis Magos


Um anjo do Senhor foi enviado apressadamente aos pais dos persas para avisar os reis magos que fossem adorar o menino recém-nascido. Eles, guiados durante nove meses pela estrela, chegaram no momento em que a Virgem acabava de dar à luz. Porque, neste tempo, o reino dos persas dominava, por seu poder e suas vitórias, todos os reis que existia nos países do Oriente.

Os Reis dos Magos eram três irmãos: o primeiro, Melcon, reinava sobre os persas. O segundo, Baltazar, reinava na Índia. O terceiro, Gaspar, reinava no país dos árabes.

Tendo-se reunido, por ordem de Deus, chegaram no momento em que a Virgem se tornava mãe. Eles tinham apressado a viagem e encontraram-se lá no momento exato do nascimento de Jesus.

Nesta mesma noite, um anjo da guarda foi mandado à Pérsia e apareceu às pessoas do país na forma de uma estrela muito brilhante, a qual iluminou toda a terra dos persas. Ora, como no dia 25 do primeiro Kanun (festa da natividade de Cristo), celebrava-se uma grande festa na casa de todos os persas e adoradores do fogo e das estrelas. Os magos, com grande pompa, celebravam magnificamente sua solenidade, quando de repente, uma luz viva brilhou por cima de suas cabeças.

Deixando seus reis, suas festas, todos os seus divertimentos e suas casas, saíram para apreciar o espetáculo. Viram no céu uma estrela brilhante em cima da Pérsia. Pelo seu brilho, ela se assemelhava a um grande sol.

E seus reis disseram aos sacerdotes em sua língua: “Que sinal é este que estamos vendo?”.

E eles, como por adivinhação, disseram: “Nasceu o Rei dos Reis, o Deus dos Deuses, a luz emanada da luz. Eis que um dos Deuses veio anunciar-nos o seu nascimento para irmos oferecer-lhe presentes e adora-lo”.

Levantaram-se então todos: os chefes, magistrados, generais e disseram aos seus sacerdotes: “Que presentes convém levarmos?”.

E os sacerdotes lhes disseram: “Ouro, mirra e incenso”.

Então, três reis, filhos dos reis da Pérsia, tomaram, como que por uma disposição misteriosa: Um deles, três libras de mirra. O outro, três libras de ouro. O terceiro, três libras de incenso.

Estavam revestidos de suas preciosas indumentárias, a tiara na cabeça e o seu tesouro nas mãos.

Ao cantar do galo, deixaram seu país, com nove homens que os acompanhavam, e partiram, presididos pela estrela que lhes tinha aparecido.

(Livro armênio da infância, 5,10, século VI)


Próxima semana: A fuga para o Egito.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Teste seus conhecimentos da Bíblia

Responda com a Bíblia Ave-Maria


1. Antes de ser profeta, qual era a profissão de Neemias? ;

2. Qual é o nome do Rei, para quem Neemias trabalhava? ;

3. Qual é o nome da mãe de Tobias? ;

4. Qual é o nome do pai de Tobias? ;

5. Quantos maridos teve Sara antes de se casar com Tobias? ;

6. Quantos filhos tiveram Tobias e Sara? ;

7. Qual é o nome da cidade que reinava Nabucodonosor? ;

8. Em que cidade morreu e foi sepultada Judite? ;

9. Quem reinou desde a Índia até a Etiópia? ;

10. Quem instituiu a Festa dos Purim?


Respostas na próxima semana!

Teste seus conhecimentos da Bíblia

Respostas da semana passada


Confira:

1. 1 Samuel 1,1;

2. 1 Samuel 1,20;

3. 1 Samuel 7,15;

4. 1 Samuel 8,2;

5. 1 Samuel 10,1;

6. 1 Samuel 14,1;

7. 1 Reis 11,42;

8. 1 Reis 19,21;

9. 2 Reis 19,20;

10. Esdras 1,1.


Quem acertou uma pergunta, parabéns! Não desista.

Quem não acertou nenhuma, acredite, Jesus quer falar mais com você pela Bíblia Sagrada.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Respostas da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica, do livro do Pe. Vicente, S.V.D


VENERAÇÃO DE MARIA E DOS SANTOS

Acusação: A veneração e intercessão é contrária aos ensinamentos da Bíblia que diz: “Lucas 4,8”. E ainda em: “1 Timóteo 2,5”.

Resposta:

a) Os católicos distinguem, claramente entre o culto de adoração, que devemos somente a Deus, nosso Criador e Redentor. É veneração, que implica apenas: respeito, admiração, imitação, amor,... como devemos demonstrar aos nossos pais, aos heróis da pátria ou da Igreja, erguendo em honra monumentos e dando seus nomes a cidades, montanhas, praças, ruas, etc. Nada mais humano e também bíblico! O próprio Deus venera os nomes dos Santos patriarcas, permitindo na Bíblia ser denominado: “Êxodo 3,6”.

Foi Deus quem enviou o anjo Gabriel para saudar a Virgem Maria: “Lucas 1,28”. E colocou palavras inspiradas na boca de Isabel: “Lucas 1,42”.

Igualmente, Maria fala palavras inspiradas pelo Espírito Santo: “Lucas 1,48”.

Assim, cumprindo estas profecias bíblicas e repetindo com respeito e amor na oração da “Ave Maria”, a saudação de Gabriel e de Isabel, os católicos cumprem melhor as citações da Bíblia do que os protestantes, que teimam em ignorar tudo isso e rezar somente a Deus.

b) Intercessão: A Bíblia aplica o termo “mediador” também a Moisés: “Deuteronômio 5,5”.

São Paulo declara Jesus como o único mediador, e indica também “mediadores secundários” rezando um pelo outro, o que é bom e agradável a Deus: “1 Timóteo 2, 1-5”.

c) Alguns “crentes” admitem que os vivos podem interceder aos Santos e aos falecidos. Eis o que lhes responde a Bíblia: “2 de Macabeus 15, 12-15”. Vejam a fala de Jeremias, nessa época falecido como também Onias.

Nós, católicos, cremos no Cristo mediador único por sua vida, morte e ressurreição, enquanto cremos também que sua Mãe Maria e os Santos, são os mediadores secundários que nos aproximam de Jesus. Por isso, cada oração litúrgica termina assim: “... Por Nosso Senhor Jesus Cristo ...”.


Próxima acusação: PURGATÓRIO.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mensagem enigmática: Esperança da ressurreição (Finados)

Decifre com o dicionário e a Bíblia Ave Maria


1. “.................. 1 Tessolonicenses 4,13 ................”

2. “.................. 1 Coríntios 15,22 .........................”

3. “.................. 1 Coríntios 15,16 .........................”

4. “.................. 1 Coríntios 15,52 .........................”

5. “.................. João 11,26 .................................”

6. “................. 1 Tessolonicenses 4,18 .................”


Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ É necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.
Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 16" para o e-mail:
paula_vts@hotmail.com até o dia 08/11 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem enigmática decifrada: “O sentido da vida”

Decifrada com a Bíblia Ave Maria

No dicionário:

Vida: nascimento e morte

Sentido: rumo, direção, caminho.


Na Bíblia:

O sentido de vida cristã é:

1. “Jesus lhe respondeu: eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por mim”. (Mateus 14,6)

2. “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem”. (João 10,9)

3. “Disse-lhe: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. (João 11,25)

4. “Foi na fé que todos (nossos pais) morreram. Embora sem atingir o que lhes tinha sido prometido, vivam-no e saudara, de longe, confessando que eram só estrangeiros e peregrinos sobre a Terra”. (Gênesis 23,4) e (Hebreus 11,13)

5. “Nós cremos que pela graça do Senhor Jesus seremos salvos, exatamente como eles”. (Ato dos Apóstolos 15,11)

6. “Porque o que quiser salvar a sua vida, irá perde-la; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, irá salvá-la”. (Marcos 8,35)

7. “Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca da sua vida?” (Mateus 16,26)

8. “Buscai, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo”. (Mateus 6,33)

9. “E todo aquel que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?”. (João 11,26)


Resposta a pergunta: “Mateus 16,27

Amém!

O que será de nós depois da morte?

Para refletir no “Dia de Finados”


Será que acreditamos, verdadeiramente, na ressurreição?

Na oração do CREDO afirmamos: “... Creio na ressurreição dos mortos, na vida eterna. Amém”.

Ressurreição (dos mortos) e vida (eterna) são duas verdades da fé.

Pela Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, vamos ver o que Ele nos diz sobre a vida nova após a morte.

É o retorno, a verdadeira morada celestial e reencontro com os pais, como disse a Abraão. Eis a palavra de Deus: “Gênesis 15,15”.

E assim, aconteceu a Abraão: “Gênesis 25,8”.

E reafirma na morte de Isaac: “Gênesis 35,29”.

E finalmente, na morte do neto de Abraão, Jacó: “Gênesis 49,33”.

Em toda esta seqüência de gerações: pai, filho e neto, sempre há a afirmativa de um reencontro.

Palavras de Deus!

No Novo Testamento, morrer é estar com Cristo, é o que nos diz São Paulo: “2 Coríntios 5, 6-8”. Aqui, o Apóstolo nos fala que “esta vida terrena” é como um auxílio e um andar à luz da fé. A existência depois da morte é revelada como pátria.

E São Pedro, também nos diz: “1 Pedro 2,11”. Se aqui São Pedro nos classifica de estrangeiros e peregrinos, neste mundo, então a fé nos dá a certeza de que somos cidadãos do céu.

Ainda em: “1 Coríntios 13,12”, São Paulo nos diz que o conhecimento das coisas e a felicidade, nesta vida, são imperfeitos porque vivemos longe de Jesus, mas no céu alcançaremos a perfeição.

São Paulo fala-nos também do por que da sua indecisão sobre morrer: “Filipenses 1, 23-24”.

Concluímos, pelas palavras de São Paulo, os motivos de sua indecisão:

- estar com Cristo na vida eterna seria o melhor para ele. Seria a realização total de estar perto de Jesus;

- a dúvida de partir ou não (morrer ou não) é pela percepção de que os Filipenses ainda necessitavam muito de sua ação pastoral.

Assim, na sua indecisão, um sacrifício de amor ao próximo por Jesus.

Portanto, caríssimos irmãos e irmãs, nas citações mencionadas, todas elas verdades da fé, concluímos que a morte não é o fim de tudo, mas o começo de uma vida plenamente feliz, fruto da generosa misericórdia de Jesus Cristo, o nosso Senhor.

São João, no livro do Apocalipse, termina num grito de ansiedade: “Apocalipse 22,20”.

E conclui: “João 3,16”.

Amém!