sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Evangelhos Apócrifos: Concepção virginal de Maria


Eis que uma mulher desceu das montanhas e disse a mim, José: “Homem, para onde vais?”

Respondi: “Procuro uma parteira de raça hebréia”.

- “És de Israel?”.

Respondi-lhe: “Sim”.

Continuou: “Quem é que está para dar à luz na gruta?”.

Respondi-lhe: “Minha noiva”.

Disse ela: “Não é tua mulher?”.

Disse-lhe: “É Maria, a que foi criada no Templo do Senhor e que me foi concedida por esposa. Mas ela não é minha mulher; foi do Espírito Santo que ela concebeu”.

A parteira perguntou: “É verdade?”.

E José respondeu: “Vem e vê”.

E a parteira seguiu com ele. Pararam no lugar da gruta e eis que uma nuvem de luz a envolvia. A parteira exclamou: “Hoje minha alma foi glorificada porque meus olhos viram prodígios: nasceu um Salvador para Israel”.

De repente a nuvem desapareceu da gruta e apareceu uma luz tão forte que os nossos olhos não podiam suportá-la. Depois, esta luz foi diminuindo lentamente até o momento em que o menino apareceu e tomou o seio de sua mãe Maria. A parteira exclamou: “Grande é este dia para mim porque ví assombrosa maravilha!”.

Saindo da gruta, a parteira encontrou Salomé e lhe disse: “Salomé, Salomé, preciso contar-te uma coisa maravilhosa: uma virgem deu à luz, contrariando a natureza”.

Salomé respondeu: “Tão certo como é que o Senhor vive, não acreditarei que uma virgem deu à luz, se não colocar o dedo e perscrutar sua natureza”.

A parteira voltou e disse a Maria: “Prepara-te, porque há uma questão grave a teu respeito”.

E Salomé, tendo perscrutado com o dedo a natureza de Maria, deu um grito e disse: “Infeliz de mim por causa de minha impiedade e de minha incredulidade! Tentei o Deus da vida! Eis que minha mão, como que ressequida pelo fogo, separa-se de mim!”.

Ajoelhou-se então diante do Todo Poderoso e disse: “Ó, Deus de meus pais, lembrai-vos que sou da descendência de Abraão, de Isaac e de Jacó! Não queirais expor minha vergonha diante dos filhos de Israel, mas fazei que eu volte a cuidar dos pobres, porque é em vosso nome que eu cuidava deles, como sabeis, e de vós eu recebia meu salário”.

Apareceu-lhe então um anjo do Senhor e disse-lhe: “Salomé, Salomé, o Senhor te ouviu. Estende a tua mão para o menino e toma-o em teus braços. Ele será a tua salvação e tua felicidade”.
Salomé aproximou-se, tomou o menino em seus braços, dizendo: “Prostrar-me-ei diante Dele, porque um grande rei nasceu em Israel”. E eis que, imediatamente, Salomé ficou curada e, justificada, saiu da gruta. E uma voz disse: “Salomé, Salomé, não divulgues esses prodígios enquanto o menino não entrar em Jerusalém”.

(Evangelho de Tiago, 19-20 – século II)


Próxima semana: Os Reis Magos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Provocações


Em tudo que vemos, ouvimos, lemos, provamos ou trocamos, manifesta-se em nós uma “provocação” comparativa sobre o que pensamos ou fazemos a respeito dessas situações.

Muitas vezes contestamos ou negamos opiniões e, pior, não manifestamos a nossa verdadeira opinião ou opção.

Nas duas opiniões abaixo: a do escritor e a do profeta, qual delas a toca mais?

1. O escritor sobre o livro:

“Na verdade, deveríamos ler como se estivéssemos em busca de poder. O livro deveria ser como uma bola de luz em nossas mãos”. (Ezra Pound)

2. O profeta sobre a Bíblia:

“Traze sempre na tua boca as palavras deste livro da Lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que Nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem sucedido”. (Josué 1,8)

Sua opção de leitura, claramente revelará o que você busca prioritariamente para a sua vida:

1. do escritor: riqueza, bens materiais, glamour, ansiedade, euforia, cultura, etc.

2. do profeta: o necessário para manter uma família, felicidade, paz, esperança, amor, sabedoria, etc.

Enfim, cada um dá sentido a sua própria vida, a partir das opções que escolhe com metas e projeções da sua própria trajetória.

Não esquecer que alguém muito importante deixou esta dica ou esta mensagem: “João 14,6”.

Creiam nisto!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Respostas da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica, do livro do Pe. Vicente, S.V.D


A VIRGINDADE DE MARIA


Objeção dos crentes: Os católicos ensinam que Maria ficou sempre virgem. Porém, em vários lugares da Bíblia, por exemplo: “Marcos 3, 31-32”, fala dos irmãos de Jesus.

Resposta: Na linguagem bíblica, “irmão” é frequentemente usado em lugar de primo, sobrinho, tio, parente, amigo, etc. Por exemplo: “Gênesis 13,8”. Abraão chama Ló de irmão, quando claramente Ló, filho de Aran (irmão de Abraão) era de fato sobrinho.

Também: “Gênesis 29,15”, Labão chama Jacó de irmão. Mas, em “Gênesis 27,43” e “Gênesis 29, 10-11”, Labão é declarado, de fato, irmão de Rebeca, mãe de Jacó. Logo, é tio dele.

Os evangelistas Mateus e Marcos em: “Mateus 13,55” e “Marcos 6,3”, falam de Tiago, José e Judas Simão, como sendo irmãos de Jesus.

João Evangelista coloca debaixo da cruz: “Sua mãe, a irmã de sua mãe, mulher de Cléofas e Maria Madalena”.

Enquanto Marcos, acrescenta que esta outra Maria (irmã da Mãe de Jesus), era mãe de Tiago, o menor, e de José. Estes últimos, portanto, sobrinhos de Maria Santíssima e primos de Jesus: “João 19,25” e “Marcos 15,40”.

Ora, Judas (Tadeu) Apóstolo, declara-se: “Judas 1,1”. O mesmo acontece com Simão Apóstolo.

Alguns crentes teimam em afirmar que Maria depois da concepção virginal de Jesus, teve relações sexuais com José e tiveram filhos, citando os seguintes trechos bíblicos:

1. “Mateus 1,18”:

Explicação: “... Antes de coabitarem...”, significa apenas: “... antes de morarem juntos...”. Isso, morar juntos, só aconteceu quando o anjo do Senhor mandou: “Mateus 1,24”.

2. “Lucas 2,7”:

Explicação: a citação filho primogênito não leva a concluir que devia vir o segundo ou mais filhos. A lei Mosaica exige: “Consagrar-me-ás todo o primogênito (significa o primeiro gerado), tanto para o homem quanto para o animal entre os israelitas: com o sentido, ele é meu”.

Em “Êxodo 13,2”, também primogênito é filho único, pois a mãe ao dar a luz morreu.

3. “Mateus 1,25”:

Explicação: na citação: “José não conheceu Maria, significa que José não teve relações sexuais com Maria, até que ela desse a luz o seu filho, Jesus”.

Errado insinuar, que depois daquele “até”, José devia “conhecer” Maria. “Até” na linguagem bíblica, refere-se apenas ao passado. Exemplo: “II Samuel 6,23”. “Até” significa antes da morte.

Como fiel observador da Lei de Moisés, se Jesus tivesse outros irmãos, deveria na hora de sua morte na cruz, entregar sua Mãe ao irmão mais velho (mais idoso) caso tivesse, e não a João Apóstolo, como fez: “João 19,26”.

Consequentemente, os “irmãos” (primos, parentes) de Jesus, tão frequentemente mencionados no Novo Testamento, nunca são chamados de “filhos de Maria” ou “filhos de José”, confirmando a tradição apostólica.

Até os muçulmanos, em seus livros sagrados, veneram a Mãe de Jesus como virgem.

Assim, a acusação contra a virgindade de Maria, Mãe de Jesus, demonstra apenas ignorância ou malícia dos acusadores.






terça-feira, 27 de outubro de 2009

Agradecimento


“Agradeço o grande carinho e amizade que vocês têm demonstrado. Tive palavras de coragem, conforto e fé vindas principalmente de você, Fonseca, durante este período da saúde da mamãe. Deus é muito bom e empresta o colo dos amigos para nos sentir aconchegado como crianças no colo da mãe. Visitar os enfermos não é tarefa para qualquer um. Parabéns Fonseca, Paula, Vera e todos de coração. Obrigada por tudo e pela homenagem que fizeram a minha mãe em 15 de setembro, no Hospital Nossa Senhora de Lourdes. Todos que viram se emocionaram. Obrigada por tudo!”.

Teste seus conhecimentos da Bíblia

Responda com a Bíblia Ave-Maria


1. Como se chamava o homem das montanhas de Efraim? ;

2. Como se chamou o filho de Elcana e Ana, sua mulher? ;

3. Por quanto tempo Samuel foi juiz em Israel? ;

4. Quais os nomes dos filhos de Samuel? ;

5. A quem Samuel ungiu com óleo e um beijo como seu sucessor? ;

6. Qual é o nome do pai de Jonatas? ;

7. Qual é o nome do filho do rei Salomão que o sucedeu? ;

8. Qual é o nome do sucessor do profeta Elias? ;

9. Qual é o nome do pai de Isaías? ;

10. Qual é o nome do pai de Neemias?

Teste seus conhecimentos da Bíblia

Respostas da semana passada


Confira:

1. Deuteronômio 5,21;

2. Deuteronômio 34,8;

3. Josué 10,6;

4. Josué 12, 9-24;

5. Juízes 1,16;

6. Juízes 4,4;

7. Juízes 6,34;

8. Juízes 15,1;

9. Rute 4,17;

10. Rute 4,10.


Quem acertou uma pergunta, parabéns! Não desista.

Quem não acertou nenhuma, acredite, Jesus quer falar mais com você pela Bíblia Sagrada.


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mensagem do Senhor: O sentido da vida cristã

Decifre com o dicionário e a Bíblia Ave Maria


1. “.................. João 14,6 ..................................”

2. “.................. João 10,10 .................................”

3. “.................. João 11,25 ..................................”

4. “.................. Hebreus 11,13 .............................”

5. “.................. Atos dos Apóstolos 15,11 ..............”

6. “................. Marcos 8,35 .................................”

7. “................. Mateus 16,26 ..............................”

8. “................. Mateus 6,33 ...............................”

9. “................. João 11,26 .................................”



Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ Por que o Filho do Homem há de vir na Glória do Seu Pai com os anjos, e então recompensará a cada um segundo seus obras”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.
Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 15" para o e-mail:
paula_vts@hotmail.com até o dia 01/11 com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem decifrada: Males que o pecado provoca no corpo

Decifrada com a Bíblia Ave Maria

1. “Onde vos ferir ainda, quando persistis na rebelião? Toda a cabeça está enferma, e todo o coração abatido”. (Isaías 1,5)


2. “A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas enganam; veneno de áspide está debaixo dos seus lábios”. (Romanos 3,13)

3. “A sua boca está cheia de maldição e amargos”. (Romanos 3,14)

4. “Pois bem, filho do homem, prepara-te uma bagagem de emigrante, e parte, em pleno dia, sob os seus olhos. Parte sob os olhos deles, do lugar onde habitas para outro local. Talvez reconheçam que são eles um bando de recalcitrantes”. (Esequiel 12,3)

5. “Eu lhes darei um só coração e os animarei com um espírito novo, extrairei do seu corpo o coração de pedra, para substituí-lo por um coração de carne”. (Esequiel 11,19)

6. “Sabendo bem que é rígido, que tua cerviz tem músculos de feno e que tua fronte (testa) é de bronze”. (Isaías 48,4)

7. “Quando estendeis vossas mãos, eu desvio de vós os meus olhos; quando multiplicais vossas preces não ouço”. (Isaías 1,15)

8. “Os seus pés são velozes para derramar sangue”. (Romanos 3,15)

9. “Desde a planta dos pés até o alto da cabeça, não há nele coisa vã.Tudo é uma ferida, uma contusão, uma chaga viva que não foi nem curada, nem ligada, nem suavizada com óleo”. (Isaías 1,6)

10. “E nós outros estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados”. (Efésios 2,1)

11. “Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia como a esperamos de vós”. (Salmo 32,22)


Amém!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Evangelhos Apócrifos: Infância da Virgem Maria


Tendo-se passado nove meses, Ana deu a luz a uma menina a qual impôs o nome de Maria.

Depois de desmamá-la, aos três anos, Joaquim e Ana foram ao templo e, tendo oferecido vítimas ao Senhor, apresentaram sua filha Maria para que ficasse morando com as virgens que louvavam a Deus, dia e noite sem cessar.

Quando se viu diante do Templo, Maria subiu correndo seus quinze degraus, sem olhar para trás e sem chamar por seus pais, como costumam fazer as crianças. Isto surpreendeu a todos os presentes, a tal ponto que até os sacerdotes do Templo se admiraram.

Ora, Maria provocava a admiração de todo o povo. Tendo só três anos, seu modo de andar era tão firme. Sua palavra tão perfeita, dedicava-se tanto ao louvor a Deus que não parecia uma criança, mas uma pessoa adulta. Prolongava suas orações como se tivesse trinta anos.

Seu rosto brilhava como a neve, e era com dificuldade que se olhava para ele. Ela se dedicava ao trabalho com lã e, em tão tenra idade, conseguia melhores resultados do que as mulheres adultas.

Ela estabeleceu para si um programa de vida. De manhã, até a terceira hora, dedicava-se à oração. Da terceira hora à nona, ocupava-se no tear. A partir da nona hora, voltava à oração, interrompendo-a somente quando o anjo do Senhor lhe aparecia trazendo-lhe o alimento. Entregava-se então mais e mais nos louvores do Senhor.

Enfim, progredia tanto nos louvores a Deus, que nenhuma virgem era mais atenta nas vigílias, mais sábia nos conhecimentos da Lei Divina, mais cheia de humildade, mais radiosa quando cantava os salmos de Davi, mais amável na caridade, mais pura na castidade e, em todas as virtudes, mais perfeita: porque era firme, inabalável, perseverante e progredia no bem todos os dias.

Jamais alguém a viu irada. Jamais alguém a ouviu falar mal. Todas as suas palavras eram tão cheias de graça, que se podia reconhecer Deus em seus lábios.

Estava sempre rezando e perscrutando a Lei. Mantinha-se sempre atenta às suas companheiras para que nenhuma delas pecasse, mesmo que fosse por uma só palavra, para que nenhuma exagerasse no rir, no divertir-se ou que nenhuma tratasse as outras com desprezo ou desdém.

Bendiza a Deus sem cessar e, para não se ver afastada de seus louvores, respondia aos cumprimentos, dizendo, à maneira de saudação: “Deo gratias” – Graças a Deus.

Alimentava-se com o que os anjos lhe traziam todos os dias. Quanto ao alimento que os sacerdotes lhe davam, repartia-o entre os pobres. Muitas vezes os anjos eram vistos conversando com ela e obedecendo-lhe com grande ternura. Quando algum doente a tocava, voltava para a casa curado.

(Evangelho do Pseudo Mateus 4,6 – século VI)

Próxima semana: Concepção virginal de Maria.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Paróquia, Comunidade e Igreja: quais as diferenças entre elas?


Vejamos, inicialmente, o que nos diz o dicionário sobre estas importantíssimas palavras:

Paróquia: é o território (geográfico) sobre o qual se estende a jurisdição espiritual de um pároco (ou padre), limites;

Comunidade: pessoas que vivem agrupadas, sujeitas a uma regra religiosa; qualidade do que é comum, comunhão fraterna;

Igreja: templo dedicado ao culto cristão; conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e sujeitos aos mesmos guias espirituais.

Pelas definições, e unindo as três em uma só frase, poderíamos afirmar: “A Igreja é o lugar de encontro da comunidade paroquial para receber o ensino da fé”. Aos cuidados do pároco (ou padre), como seu pastor, sob a autoridade do bispo diocesano que o indica.

A Paróquia (limite territorial) é também chamada de domicílio paroquial ou domicílio da fé. Os limites territoriais servem para evitar os conflitos de competência e facilita a ação missionária. Os desenvolvimentos pastorais e o melhor acesso a eles, facilita a união, a comunhão fraterna e o envolvimento da Comunidade na Igreja: “Hebreus 13,1”.

Pra que missas extraordinárias, que visam atrair paroquianos de outras comunidades próximas, quando tantas e tantas coisas se fazem necessárias para o povo das nossas comunidades? Devemos caminhar como nos ensina a Bíblia: “Atos dos Apóstolos 2,42”. Sempre no reduto (limite) paroquial como nos diz o Apóstolo: “Atos dos Apóstolos 2,46-47”.

A Paróquia como célula diocesana é o centro da estrutura da Igreja. Por isso, cada pároco (ou padre) deve ser fiel cumpridor da missão de pastor da sua comunidade, conhecer e visitar os paroquianos, falar dos projetos e missão, levar Cristo em seu coração, tornando-o vivo e presente, evangelizando.

O Pároco, como pastor, é o animador e o exemplo de como servir a Cristo no atendimento das necessidades da Comunidade, animando as famílias e orientando-as para o despertar da fé. Fazer da comunhão povo-Igreja um concreto e objetivo encontro com Jesus Cristo, orientando e ensinando a formação de pastorais e seus objetivos, presente lado a lado na missão.

O Pároco (padre) é o mais direto responsável pelo crescimento pastoral e espiritual, além de manter um bom relacionamento entre os paroquianos. Por isso, deve ser presente, atuante e disponível na Igreja, a escola da fé.

O Pároco é um servo e não o Senhor: “Colossenses 2, 6-7”.

Além da missão de evangelizar, há na Igreja serviços de ordem burocrática que precisam ser bem organizadas e bem dirigidas para um bom atendimento à Comunidade, ou sejam: lançamentos em livros de registro de batizados, casamentos, óbitos, expedição de certidões, arquivos, cuidados com o templo, limpeza, planejamento de serviços e obras, condições necessárias para o desenvolvimento da preparação do povo para os sacramentos e condições decentes que demonstre bom acolhimento ao que chega.

As condições do templo refletem a imagem viva, do cuidado e do carinho com que o Pároco e os paroquianos têm por ele.

Quando necessitamos de algum documento da Igreja, é sempre na Paróquia onde se reside que devemos nos dirigir. Como já vimos, é o nosso “domicílio paroquial e de fé”. Por isso, quando vamos tratar de batizados ou casamentos, vem sempre a pergunta: “Qual é a sua paróquia?”.

A Paróquia é o lugar para exercemos nossa cidadania de cristãos e filhos de Deus, alimentados pela Eucaristia para que tenhamos unidade com Cristo e um só coração. Diz-nos São Paulo: “2 Coríntios 13,11”.

Para que esse encontro eclesial aconteça e se torne realidade na comunidade, o Pároco (Padre) precisa ser tríplice (três em um):

- Ministro de Cristo para governar o povo de Deus: reunindo, ouvindo, dirigindo, aconselhando e educando os paroquianos na fé, esperança e caridade;

- Mestre: para doutrinar e proclamar a Palavra de Deus a todos na comunidade;

- Sacerdote do Culto Sagrado: para santificar, presidir a liturgia, realizar o sacrifício eucarístico na pessoa de Cristo e ofertando-se, com Pároco, em favor dos paroquianos. Agindo presente e dedicado à Comunidade santifica os fiéis pela Eucaristia e pelos demais sacramentos, orações e outras práticas da piedade cristã: “João 13,15”.

O Pároco (Padre) que se ausenta da Paróquia, priorizando outros compromissos, não de interesse da Comunidade que assumiu, torna-se apenas celebrante. Como diz o dicionário: o padre que celebra, pessoa que celebra.


Diferentemente de Pároco. Veja no dicionário: Sacerdote que tem a seu cargo (sua responsabilidade) uma Paróquia.

Peçamos a Deus, Párocos (Padres) que pelo dom recebido nos animem a caminhar com Jesus.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pecadores na Igreja Católica

Respostas da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica – do livro do Pe. Vicente, S.V.D


Acusação: Na Igreja Católica há tantos pecadores: assassinos, ladrões, viciados, etc. Por isso, ela não pode ser a verdadeira Igreja de Cristo?

Resposta: A Igreja Católica é a legítima herdeira do Povo de Deus do Antigo Testamento. É o povo da Nova e Eterna Aliança.

A Bíblia testemunha como Deus castigava severamente, até com a morte, os pecadores do povo de Israel, mas não expulsou ninguém!

Afirmava: “Ezequiel 33,11”.

Hoje, também a Igreja Católica pune vários pecadores até com a excomunhão pelo aborto. Aos amasiados nega o direito do enterro eclesiástico ou a serem padrinhos de batismo e crisma, etc. Mas, não os expulsa como fazem muitas seitas, mas reza por eles convidando-os à conversão.

Nos Evangelhos, Jesus compara sua Igreja (o Reino dos Céus) ao campo, cujo dono permite crescer o joio justo com o trigo, e somente no tempo da colheita,ordenará aos ceifeiros: “Mateus 13, 24-30”.

Assim, também como na parábola da rede com os peixes: “Mateus 13, 47-50”.

Jesus Cristo aceitou na Sua Igreja (Companhia dos Apóstolos), um pecador publicano: Mateus, e fez dele um Santo Apóstolo. Com isso, os fariseus escandalizados, protestaram e Jesus respondeu-lhes: “Mateus 9, 9-13”.

Alguns “crentes” gostam de aplicar à Igreja Católica a comparação de Jesus sobre a má árvore, reconhecida pelos maus frutos. Mas vejam bem na leitura que Jesus fala somente de pessoas particulares: “Lucas 6, 43-45”. E ainda em: “Mateus 7, 15-20”.

Nos previne dos falsos profetas em: “João 1, 12-16”.

Denuncia os “lobos” que querem, apenas, arrebatar e dispersar as ovelhas, que Ele, como Bom Pastor, deseja reunir e guardar “num só rebanho sob um só pastor”.

Para historiadores honestos, a existência contínua da Igreja Católica durante os 20 (vinte) séculos, apesar de tantos pecadores, heréticos e perseguidores, é a mais evidente prova de sua origem divina, e da eficácia da promessa do Fundador, Jesus Cristo: “Mateus 16,18”. E ainda: “Mateus 28,20”.


Próxima provocação: A virgindade de Maria.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Teste seus conhecimentos da Bíblia


1. Quais animais que não devem ser cobiçados pelo próximo, segundo os 10 Mandamentos? ;

2. Quantos dias os israelitas choraram a morte de Moisés nas planícies de Moale? ;

3. Qual a mensagem que os habitantes de Gabaon enviaram a Josué? ;

4. Quantos Reis foram vencidos pelos israelitas sob o comando de Josué? ;

5. Como se chamava o cunhado de Moisés? ;

6. Qual o nome do esposo da profetisa e juíza Débora? ;

7. Qual o instrumento musical que Gedeão usou para convocar os filhos de Abiezer para seguí-lo?;

8. O que levou Sansão para sua mulher quando foi vê-la? ;

9. Qual o parentesco de Rute para com Davi? ;

10. Qual o nome do primeiro marido de Rute?.




Teste seus conhecimentos da Bíblia


Respostas da semana passada


Confira:

1. Gênesis 4,2;

2. Gênesis 5,32;

3. Gênesis 7,6;

4. Gênesis 19,36;

5. Gênesis 20,12;

6. Números 3,32;

7. Números 5, 11-31;

8. Números 27, 8-11;

9. Números 27, 18-20;

10. Números 36,11.


Quem acertou uma pergunta, parabéns! Não desista.

Quem não acertou nenhuma, acredite, Jesus quer falar mais com você pela Bíblia Sagrada.


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mensagem do Senhor: Males que o pecado provoca no corpo

Decifre com a Bíblia Ave Maria


1. Cabeça: “.............. Isaías 1,5 ...................”

2. Garganta: “........... Romanos 3,13 ..............”

3. Boca: “................. Romanos 3,14 ..............”

4. Olhos: “............... Ezequiel 12,3 .................”

5. Coração: “............ Ezequiel 11,19 ...............”

6. Testa: “............... Isaías 48,4 ...................”

7. Mãos: “............... Isaías 1,15 ...................”

8. Pés: “.................. Romanos 3,15 ..............”

9. Corpo: “............... Isaías 1,6 ...................”

10. Morte: “.............. Efésios 2,1 ...................”

11. A Cura: “............. Salmo 32,22 ................”



Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “ A fim de que observem as minhas leis, guardem e pratiquem os meus mandamentos, sejam o meu povo e Eu o seu Deus”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.
Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 14" para o e-mail:
paula_vts@hotmail.com até o dia 25 de outubro com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem sobre a Bíblia decifrada

Decifrada com a Bíblia Ave Maria


“Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da Lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem sucedido”. (Josué 1,8)

“Mas essa palavra está perto de Ti, na tua boca e no teu coração, para que possas cumprir”. (Deuteronômio 30,14)

“Ora, tudo quanto outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que dão as Escrituras, tenhamos esperança”. (Romanos 15,4)

“Aplicai os ouvidos para ouvir minha voz, sede atentos para escutar minha palavra”. (Isaías 28,23)

“Ide ao mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda a Criatura”. (Marcos 16,15)

“Como bons dispensadores das diversas graças de Deus, cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu”. (1 Pedro 4,10)

“A palavra, para anunciar as mensagens de Deus um ministério, para exerce-lo com uma força divina a fim de que em todas as coisas Deus seja glorificado por Jesus Cristo. A Ele seja dado glória e o poder por toda a eternidade! Amém”. (1 Pedro 4,11)


Resposta à pergunta: “1 Pedro 4,12”

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Evangelhos Apócrifos: Um “milagre” do menino Jesus.


Um dia, quando tinha sete anos, Jesus estava brincando com seus colegas, isto é, com os meninos da sua idade.

Brincavam com barro fazendo figuras de burros, bois e pássaros. Todos eles se mostravam satisfeitos com a própria habilidade e se orgulhavam de suas obras.

O Senhor Jesus disse aos meninos: “Vejam essas estátuas que eu fiz. Vou mandá-las andar”. Os meninos lhe disseram: “Então você é o filho do Criador?”.

O Senhor ordenou as estátuas que andassem, e logo elas começaram a pular. Depois, chamou-as e elas voltaram.

As estátuas que Jesus tinha feito, representavam pássaros e pardais. Ordenou-lhes que voassem, e voaram. Que pousassem, e pousaram em suas mãos. Deu-lhes comida, e comeram. Deu-lhes água, e beberam.

Os meninos foram contar aos seus pais o que tinha, visto. Os pais lhes disseram: “Meninos, não andem mais com Ele porque é um mágico. Evitem-no. Não se aproximem Dele e não brinquem mais com Ele”.


(Evangelho Árabe, 26, 1-2 – século VII)


Próximo: Jesus menino sabe tudo.

Evangelhos Apócrifos


A partir desta semana e durante mais 7 (sete) semanas, com base no livro “Cadernos Bíblicos – 14”, Edições Paulinas de Charles Perrot – que trata “As narrativas da infância de Jesus”, apresentaremos as partes “Apócrifas”, citadas nessa obra.

O que são Evangelhos Apócrifos?

Partindo do século II de nossa Era, circulavam, em comunidades cristãs, certas narrativas que se apresentavam como “evangelhos”, mas que não eram aceitos pela Igreja, pois não reconhecia nelas a totalidade de sua fé. Assim, foram chamadas “Apócrifas” que significa “separadas”, não lidas na Igreja.

A partir da próxima semana, vamos apresentar alguns trechos, extraídas do livro “Cadernos Bíblicos”, para conhecimento de todos, porque neles se inspiram muitas lendas que até confundem nosso espírito e a nossa fé. Uma rápida leitura desses textos será melhor que uma longa explicação para que se veja que a Igreja sonhe fixar em tempo cânon (regra, preceito sobre mistérios da fé ou disciplina eclesiástica) de suas Escrituras. Assim abordaremos:

- Infância da Virgem Maria;

- Concepção virginal de Maria;

- Os reis magos;

- A fuga para o Egito;

- Jesus menino sobre tudo;

- Um milagre do Menino Jesus;

- Milagres do Menino Jesus.


Esperamos ser do agrado de todos.


Até a próxima semana com: “Infância da Virgem Maria”.

Teste seus conhecimentos da Bíblia

Decifre com a Bíblia Ave Maria


1. Qual era a profissão de Caim?

2. Com que idade Noé gerou Cam, Sem e Jafé?

3. Quantos anos tinha Noé quando veio o dilúvio?

4. Quem é o pai dos filhos das duas filhas de Ló?

5. Qual o parentesco entra Sara e Abraão?

6. Qual é o nome do príncipe dos príncipes dos levitas?

7. Qual é o livro, capítulo e versículo que Deus fala a Moisés sobre o ciúme?

8. Qual é o capítulo e versículos, no livro Números, em que o Senhor fala a Moisés sobre a Lei das Heranças?

9. Quando Moisés pediu ao Senhor um homem para chefiar a Assembléia, como pastor, qual foi a resposta de Deus a Moisés?

10. Qual o parentesco entre os filhos de Salafaad (Maala, Tersa, Hegla, Melca e Noa) e os seus esposos?


Vamos ler a Bíblia. É a história do povo de Deus!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Acusação dos crentes contra a Igreja Católica

Livro do Pe. Vicente, SVD

Bíblia e Seitas

Pergunta: A Bíblia aprova as seitas ou as condena?

Resposta: Condena já no Antigo Testamento: “Números 14, 1-38”.

Semelhante castigo infligiu Deus a Coré, Datan, Abirão e seus 250 secretários, revoltados contra a autoridade de Moisés e Aarão: “Números 16, 1-35”.

Para o povo da Nova Aliança, Deus preveniu um só governo pela profecia: “Daniel 2, 44”.

Trata-se da Igreja Católica, confiada por Jesus a Pedro, e governada até hoje pelos sucessores, os Papas.

Em todos os livros Sagrados não encontramos uma só frase favorável à divisão do povo de Deus: Reino dos Céus, da Minha Igreja (de Cristo), em seitas autônomas! Pelo contrário: “João 11, 51-52”.

Como podemos observar, as seitas promovem o contrário: a dispersão!

Ainda sobre as seitas no Novo Testamento: “Atos dos Apóstolos 20, 28-31”, “2 Pedro 2, 1-3”, “Gálatas 1, 7-9”, “Romanos 16, 17-18”, “Tito 3, 10-11”, “2 Timoteo 4, 3-6”.

Tamanha certeza bíblia dispensa comentários!

Observação: Apesar de tão clara condenação der seitas pela Bíblia, a Igreja Católica ensina também aos protestantes, muçulmanos e até pagãos (os nascidos nestas religiões), podem se salvar se, seguirem a reta consciência, procurem conhecer o verdadeiro Deus e se esforcem em cumprir a Sua Vontade. Por outro lado, muitos ditos católicos, vivem distantes de Deus, afastados dos seus Mandamentos. Cuidado!

Teste seus conhecimentos da Bíblia

Respostas da semana passada


Confira:

1. Isaías 38,5;

2. Zacarias 11,17;

3. Mateus 12,4;

4. Romanos 4,4;

5. 1 Coríntios 10,25;

6. Gálatas 5, 22-23;

7. Efésios 6,17;

8. Filipenses 4,18;

9. Colossenses 3,14;

10. 1 Timoteo 1,20.


Quem acertou uma pergunta, parabéns! Não desista.

Quem não acertou nenhuma, acredite, Jesus quer falar mais com você pela Bíblia Sagrada.

Mensagem sobre a Bíblia

Decifre com a Bíblia Ave Maria


“........................ Josué 1, 8 .....................................”

“........................ Deuteronômio 30, 14 .....................”

“........................ Romanos 15, 4 .............................”

“........................ Isaías 28, 23 .................................”

“........................ Marcos 16, 15 ..............................”

“........................ 1 Pedro 4,10 ...............................”

“........................ 1 Pedro 4, 11 ...............................”



Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Capítulo e Versículo da seguinte citação: “Caríssimos, não vos pertubeis no fogo da provação, como se vos acontecesse alguma coisa extraordinária”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.
Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 13" para o e-mail:
paula_vts@hotmail.com até o dia 18 de outubro com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mesmo que tenham a Bíblia, concorram e ofereçam a um amigo que não tenha.

Mensagem sobre o egoísmo decifrada com a Bíblia Ave Maria


Irmãos e irmãs:

“Não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados”.

“Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim o dos outros”.

“Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gesto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos próprios olhos”.

“Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé”.

“Não deixeis de consolar os que choram, aproxima-te dos que estão aflitos”.

“Não te deixeis vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem”.

Amém!

Responda: Qual o capítulo e versículo da citação seguinte: “Não tenhas preguiça de visitar um doente, pois é assim que te firmarás na caridade”.

Dica: É um versículo em sequência a um dos versículos da mensagem anterior.

Resposta: Eclesiástico 7, 39

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Salve Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Salve a mãe de Deus e nossa!”

Comemoramos no dia de hoje, 12 de outubro, o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A aparição da imagem aconteceu em 1917, quando alguns pescadores encontraram a imagem da Imaculada Conceição, no Rio Paraíba.

Colocada num oratório particular, essa imagem foi um incentivo à fé daquele povo simples que viu acontecer vários prodígios. Do oratório particular, a imagem transferiu-se para uma capela, em 1945.

Em 1988, essa mesma capela estava bem melhorada e ampliada, dando lugar a Nossa Senhora como padroeira do povo mais simples do Brasil.

A pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, por ter aparecido nas águas do Rio Paraíba, foi carinhosamente chamada de “Nossa Senhora Aparecida”, a santa negra, a Padroeira do Brasil.

Atualmente, o Santuário de Aparecida é um majestoso complexo de evangelização para onde acorrem romeiros do Brasil inteiro, e de outros países também.


Oração:

Ó Senhora Aparecida, que nos chegastes pelas redes dos pescadores.
Ó Senhora Aparecida, mãe dos fracos.
Ó Senhora Aparecida, mãe negra.
Ó Senhora Aparecida, carinho de mãe.
Ó Senhora Aparecida, concebida sem pecado.
Ó Senhora Aparecida, mãe do Rosário.
Ó Senhora Aparecida, coroada de Glórias.
Ó Senhora Aparecida, mãe do Magnificat.
Ó Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.


Protegei-nos e amparai-nos em nossos lares, em nosso trabalho e em nosso país. Que cheguem a vós, “Soberana Rainha”, nossos pedidos e, por vossa intercessão, cheguem a Deus.

Amém!

Feliz Dia das Crianças!


Toda criança será feliz se tiver o amor do pai, da mãe e do Espírito Santo. Essa, também, Santíssima Trindade, é a base essencial para transformar uma criança feliz em um grande homem.

É só reparar e meditar na história daquele menino pobre de Nazaré, que até hoje luta neste mundo por justiça, amor e paz. Veio ao mundo em condições de miséria, mas afortunadamente teve um verdadeiro Pai (mesmo adotivo) que o amou e o protegeu. Uma Mãe santa (escolhida por Deus) e o Espírito Santo de Deus que o gerou com tanto amor e proteção.

Nasceu, cresceu, viveu, lutou, ensinou sobre o amor ao próximo. Padeceu por nós e glorificou-nos na cruz, o menino-homem Jesus.

Por isso, neste Dia das Crianças, pais e familiares precisamos olhar com atenção e carinho para as nossas crianças. Cuidar delas é garantir paz na infância, alegria com responsabilidade na juventude, firmeza e bons exemplos na vida adulta e satisfação na terceira idade de vida.

O próprio Jesus, homem-menino nos alerta: “Marcos 10, 14”.

Pelo que fizermos, para que as crianças sejam felizes, estaremos conservando em nós a sensibilidade e a ternura de criança e assim, estaremos em condições de recebermos o grande prêmio pela missão cumprida de pais, avós, familiares, amigos, das criancinhas: “Lucas 18, 17”.

Que possamos com simplicidade e ternura ensiná-las a rezar, e rezando, conhecer a história do menino Jesus. Também, motivando-as a cantar para alegrar seus coraçõezinhos: “Ó, meu bom Jesus, que todos conduz, olhai as crianças do nosso Brasil!”.


Dedico esta mensagem a todas as crianças e, particularmente, aos meus cinco netinhos: Bruno, Mateus, Mariana, Vítor e Isabela.

Que Deus a todos abençoe e proteja, bem como seus pais e familiares.

Feliz Dia das Crianças! Feliz Dia do Menino Jesus!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Trocou os palcos pelos becos e corredores dos presídios

“Ex-pagodeiro tira jovens do crime e salva vidas”.

Com este título, o jornal Diário de São Paulo de sábado, dia 5 de setembro de 2009, na página 16, traz uma matéria a respeito do vocalista do grupo de pagode “Os Morenos”, Wagner Dias Bastos, o Waguinho. Segundo ele, está convertido há 8 anos, e hoje, é missionário da Assembléia de Deus dos Últimos Dias, liderada pelo pastor Marcos Pereira da Silva.

Relata o ex-pagodeiro: “Estava pregando numa Comunidade do Rio, quando gritos de uma mãe desesperada me interromperam. Seu filho, acusado de estuprar uma jovem, tinha acabado de ser condenado à morte pelos traficantes dessa Comunidade. Corri ao local com a mãe. O jovem estava amarrado dentro de um porta-malas de um carro e cercado por vários bandidos armados. Esta chocante cena aconteceu faz três semanas, e após negociações e diálogos com a bandidagem, conseguimos tirar o jovem da condenação”.

A transformação de Waguinho assustou seus amigos e conhecidos. Diz o próprio ex-pagodeiro: “Antes eu bebia, fumava maconha, cheirava cocaína e as pessoas achavam tudo normal. Agora que eu não bebo, não fumo, não cheio, todos acham que eu fiquei maluco!”. E acrescenta: “Minha vida agora é acompanhar o pastor para resgatar viciados e criminosos”.

O pastor Marcos foi alvo de polêmica no Rio de Janeiro e chegou a ser proibido de pregar nos presídios.Na época, o religioso foi investigado por envolvimento com o tráfico, mas nada foi comprovado. E voltou a pregar nos cárceres.

Ecumenismo é isto, falar das coisas boas que acontecem na trajetória dos nossos irmãos crentes.

Que este testemunho de Waguinho possa ser sinal e alerta para muitos jovens deslumbrados pelos palcos e o sucesso.

O verdadeiro sucesso é ser feliz!

E para a felicidade o palco é o coração, o amor, a família e principalmente Jesus Cristo, que nos diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida!”.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Prevenção de gravidez na adolescência


No sábado, 26 de setembro de 2009, foi comemorado o “Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência”. Aqui no Brasil, a gravidez na adolescência é uma gravíssima questão de saúde pública, pois anualmente, milhares de meninas engravidam antes de completar dezoito anos.

O jornal “Folha de São Paulo”, divulgou recentemente dados que revelam uma queda próxima de 8% no número de partos realizados em meninas na rede pública hospitalar de 2007 para 2008. Trata-se, pois, de boa notícia, segundo o Ministério da Saúde.

No começo de 2009, os dados preliminares do Ministério da Saúde registraram uma queda ao redor de 30%dos partos de adolescentes aqui no Brasil, levando-se em conta os últimos dez anos. Os dados mos tram que, há dez anos, de quatro novas mães no nosso país, uma era menina, adolescente. Hoje, pela pesquisa dos dez últimos anos, a cada seis mães, uma é adolescente.

Melhorou muito, mas esses números ainda preocupam se comparados aos de países mais desenvolvidos. Para melhorar este quadro, é importante a informação e a orientação sobre a educação social dos jovens. Deveria partir da família e ter apoio do estado por meio de campanhas que mostrem a beleza da sexualidade e não a banalização do sexo pelo sexo. Infelizmente, é isso que vemos nas campanhas de TV e jornais que reforçam que usando camisinha tudo se resolve.

Pais, acordem! É em casa que se fala, inicialmente, de sexo com os filhos, até para mostrar-lhes como chegaram a este mundo.

Falem com os filhos pré-adolescentes que a maternidade deve ser planejada com amor, pois, em razão na nova vida, há também o envolvimento e perspectivas das famílias da mamãe e do papai.

A gravidez na adolescência é uma das causas principais de abandono escolar. Aí, o problema acaba se agravando pois, fora da escola, acabam tendo mais dificuldades para conseguir emprego e sustentar os filhos. O mais grave é que, grande parte dos jovens pais, não assume o relacionamento com a menina-mãe nem ajudam no sustento dos filhos. Sobra, então, para os pais da menina, toda a responsabilidade de criar - e muitas vezes são famílias que já vivem em situação de grandes dificuldades.

Jovens, pensem nisto!

Pais, conversem mais com seus filhos!

Que Deus ilumine vossas mentes e corações. A família merece!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Acusação dos crentes contra a Igreja Católica, do livro do Pe. Vicente, SVD.


Acusação
: A Bíblia – única fonte da Fé?

Para os protestantes a Bíblia é a única fonte da fé a da revelação divina, enquanto os católicos reconhecem três fontes: A Bíblia, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. Quem tem razão?

Resposta: A Bíblia não apresenta nenhum índice dos Livros Sagrados, e não afirma em nenhuma parte, ser ela a única fonte da fé e da Palavra de Deus. Ao contrário, nela, lemos que por muitos séculos Deus confiou oralmente a sua Palavra e Aliança a Noé e Abraão, que pela tradição oral passava do pai para filhos por muitas gerações: “Gênesis 4, 8-9” e “Gênesis 15, 18-19”.

Depois de escrever os primeiros livros da Bíblia, guardados na Arca da Aliança, o ensinamento Bíblico foi confiado ao sacerdote Aarão e seus filhos: “Levítico 10, 8-11”.

Também, Jesus não escreveu nenhum livro e nem mandou escrever, mas escolheu, ensinou e autorizou oralmente os Apóstolos, ordenando-lhes: “Mateus 28, 18-20”.

Cumprindo a ordem de Jesus, os primeiros cristãos espalharam o Evangelho verbalmente, em toda a parte. Vejam as cartas de São Paulo: “Tito 1,5”, “2 Timóteo 2, 1-2”, “1 Tessolonicenses 2,15”.

Sobre a autoridade de Pedro: “Atos dos Apóstolos 15, 6-29”.

Autoridade, este, recebida de Jesus: “Mateus 16, 18-19”.

Jesus ainda acrescenta a promessa: “João 16, 12-13”.

Portanto, lógica e cronologicamente Jesus:

1. Escolheu, autorizou e enviou os Apóstolos, sob a presidência de Pedro a evangelizar os povos, estabelecendo assim o Magistério da Igreja;

2. Nos ensinamentos orais e pelas cartas, foi transmitido pelos Apóstolos, como Tradição Apostólica: “Mateus 1,5”, “2 Timóteo 2,12” e “1 Pedro 5, 1-2”.

3. Somente depois de mais de dois séculos, o Papa reunido com os Bispos em Concílio, com sua autoridade, declarou uma parte destes escritos da Tradição, com Cânon de Livros Sagrados, Sagrada Escritura ou Bíblia, reservando-se o direito e a obrigação de vigiar sua autêntica interpretação, de acordo com a Tradição Apostólica.

Quando os católicos obedecem ao Magistério da Igreja, estão certos que cumprem a vontade de Deus.

Os protestantes, porém, para os quais somente a Bíblia é a única fonte da Palavra de Deus, seriam ainda hoje obrigados a cumprir todas as prescrições do Antigo Testamento. Exemplo:
- “Êxodo 35,3”, “Levítico 19,19”, “Êxodo 23, 10-11”, “Levítico 25, 3-5”, “Levítico 19, 23-25”, “Levítico 17, 10-14”, “Levítico 19,26”, “Levítico 11, 1-47”, “Êxodo 35, 1-3”, “Levítico 20, 9-27”, “Levítico 24, 10-23”.


Qual a seita que está cumprindo estas e outras prescrições do Antigo Testamento?

E qual é a desculpa pelo não cumprimento?


Próxima semana: Bíblia e Seitas.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Teste seus conhecimentos da Bíblia.

Responda:


1. Esequias estava para morrer, pôs se orar pedindo a Deus para não morrer. Por quantos anos mais, Deus prolongou sua vida?

2. Qual o castigo para o mau pastor?

3. Para quem eram reservados os pães da proposição?

4. Em Romanos, qual o capítulo e versículo que fala do trabalho e do salário do trabalhador?

5. Na leitura 1 de Coríntios, São Paulo fala das coisas do açougue. Qual é o capítulo e versículo?

6. Quais são os frutos do Espírito?

7. A que São Paulo compara o capacete e a espada?

8. Qual a oferta que São Paulo recebeu dos Filipenses por meio de Epafrodito?

9. Qual é o vínculo da perfeição humana?

10. Quais os nomes dos dois, que São Paulo entregou a Satanás por blasfemarem?


Respostas na semana que vem. Aguardem!

Teste seus conhecimentos da Bíblia - Respostas da semana passada.


Confira:

1. Números 21,9;

2. Filipenses 2,7;

3. Salmo 77,9;

4. Salmo 35,4;

5. Marcos 14,37;

6. Colossenses 2,2;

7. Miquéias 5,1;

8. Romanos 16,1;

9. Romanos 16,13;

10. Ato dos Apóstolos 9,36.


Quem acertou uma pergunta, parabéns! Não desista.

Quem não acertou nenhuma, acredite, Jesus quer falar mais com você pela Bíblia Sagrada.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mensagem sobre o egoísmo

Decifre com a Bíblia Ave Maria


“........................ Tiago 5,9 .....................................”

“........................ Filipenses 2,4 ...............................”

“........................ Romanos 12,16.............................”

“........................ Gálatas 5,10.................................”

“........................ Eclesiástico 7,38............................”

“........................ Romanos 12,21 .............................”


Assim seja!


Concorra: E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro “Louvemos o Senhor 2009”, respondendo a seguinte pergunta: - Qual o Livro, Capítulo e Versículo da seguinte citação: “Não tenhas preguiça de visitar um doente, pois é assim que te firmarás na caridade”.

Dica: É um versículo em seqüência a um dos versículos da mensagem enigmática.

Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.
Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 12" para o e-mail:
paula_vts@hotmail.com até o dia 11 de outubro com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mensagem decifrada: A doçura e humildade.


“Meu filho, faze o que fazes com doçura, e, mais do que a estima dos homens, ganharás o afeto deles”. (Eclesiástico 3,19)

“Não avalies um homem pela sua aparência, não desprezes um homem pelo seu aspecto”. (Eclesiástico 11,2)

“Escuta com doçura o que te dizem, a fim de compreenderes, dará então uma resposta sábia e apropriada”. (Eclesiástico 5,13)

“A sabedoria inspira a vida aos seus filhos, ela toma sob a sua proteção aqueles que a procuram”. (Eclesiástico 4,12)

“Uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos; a linguagem elegante do homem virtuoso é uma opulência (em grego significa: multiplica aqueles que vivem em boa harmonia)”. (Eclesiástico 6,5)

“Ama a Deus durante toda a tua vida, e invoca-o para tua Salvação”. (Eclesiástico 13,18)


Amém!


Resposta à pergunta: “Eclesiástico 13,19”.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Qualidade de Vida - Humana e espiritual.


Hoje em dia, muito se fala da importância de mudarmos nossos hábitos em busca de uma melhor “qualidade de vida”. Corretíssimo! Mas, precisamos ter consciência de que a melhoria da qualidade de vida não se consegue apenas em avaliações regulares do estado de saúde com práticas esportivas, com programações culturais e de lazer e nas academias como prática para tornar o corpo saudável (neste caso o belo físico passa a ser “modelo visível” de boa qualidade de vida).

Esquecemo-nos de que a verdadeira - e a melhor - referência da qualidade de vida não se exibe no belo corpo e em conquistas materiais, mas sim em ser feliz, estar feliz e viver feliz.

Para uma verdadeira busca da Qualidade de Vida, faz-se necessário cuidarmos do nosso corpo sim, mas também da nossa alma. Agir com fé e razão em busca da “Verdadeira Qualidade de Vida”:

Fé: nossa espiritualidade, nossa alma;

Razão: nossa humanidade, nosso corpo. Ambas nos foram dados por Deus, o corpo e o tempo: “1 Coríntios 6, 19”.

Precisamos dar espaço em nossas vidas aos médicos. Assumirmos as responsabilidades de boas práticas de exercícios físicos, esportivos e culturais. Para o corpo e a mente saudáveis, é Deus que se preocupa com isso. Vejam: “Eclesiástico 38, 1 – 15”.

Nós, os cristãos, devemos ser coerentes e vivermos com responsabilidade para uma boa e santa “qualidade de vida”. De que adianta um belo e saudável corpo com uma alma sem amor, sem fé e sem esperanças em sua vida?

Quem procura a felicidade nas coisas do mundo e quer gozar a vida em função das conquistas materiais, compromete sua vida espiritual e afasta-se de Deus. Eis que nos diz o Senhor: “Mateus 10, 39”.

A verdadeira “Qualidade de Vida” é ser feliz. Conheço pessoas mutiladas que são felizes e também jovens atléticos que se drogam ou embriagam-se para tentarem, segundo eles, se sentirem felizes. Coitados! Estes não sabem o que fazem, se destroem. Não existe felicidade a não ser em amar e ser amado: “Salmo 15, 2”.

E ainda: “O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem”. (Saint-Exupéry, escritor francês – 1900 – 1944).

Quem ama e crê no verdadeiro amor, cuida-se por dentro e por fora. Corpo e alma na expectativa de viver muitos anos e ser feliz!

Por fim, eis o exercício indispensável que devemos exercitar todos os dias e pelo maior tempo possível, pois estimula a nossa fé e revitaliza nossos órgãos vitais: sorrir!

Sim, o riso propicia excelente massagem interna no tratamento digestivo, aumentando o fluxo sanguíneo para o fígado, baço, rins, pâncreas e glândulas supra-renais. Fonte de consulta:
www.laughteryoge.org

Eis, por sugestão com fé e razão, corpo e alma para vivermos com saudável “Qualidade de Vida”.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Cura pela Missa – Parte III (final)


Rito da Comunhão – O Pai Nosso

Antes da Comunhão, rezamos o Pai Nosso numa atitude de arrependimento e humildade, na compreensão da nossa fragilidade espiritual e, ao mesmo tempo, alegres na gratidão de reconhecer que somos filhos e herdeiros do reino de Deus: “1 Pedro 2, 9”.

Ao pronunciarmos as palavras:

Pai Nosso”, estamos dizemos “sim” a um relacionamento com Deus.

Venha a nós o Vosso Reino e seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu”.

O Pai nos aceita como somos. Em verdade nada merecemos: “Lucas 12, 32”.

Abandonar nossos próprios desejos é uma luta, diferentemente do que pedimos na oração: “Lucas 22, 42”.

O pão nosso de cada dia nos daí hoje”: pedimos, pois, a Ele, que nos dê nosso pão todos os dias. Tão importante para o sustento do corpo e da vida: “Lucas 9, 10-17”. Mas Jesus nos recorda que: “Mateus 4, 4”.

Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Estas palavras do Pai Nosso nos chamou a prestar contas. Somente pela graça do Espírito Santo, que vive em nós, é que podemos tomar conscientemente a decisão de perdoar: “Mateus 18, 21-22”. E ainda: “Mateus 5, 22-23”.

E não nos deixeis cair em tentação. Mas livrai-nos do mal”. Assim como Jesus foi tentado após ser batizado: “Mateus 4, 1-11”.

Jesus orou ao Pai pelos discípulos e por todos nós. Veja: “João 17, 15”.

Para fugirmos das tentações, afirma São Paulo: “Romanos 12, 2”. E também: “Filipenses 4, 8-9”.

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor”. Ao qual respondemos: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha alma (morada), mas dizei uma palavra e serei salvo”. Aos que crêem ser em verdade da fé, o corpo e o sangue de Jesus na Eucaristia atingem o mais alto ponto de uma cura.

Palavras de Santo Agostinho: “Ao receber a Santa Comunhão, você recebe a própria pessoa que cura”.

Por isso, concentre em Jesus. Feche os seus olhos e busque-o em você. O intervalo de silêncio após a comunhão é muito importante.

Ritos Finais:
O Padre saúda o povo e lhe dá a sua benção. Nesta em nome de Cristo, o Padre nos envia de volta ao lar, a família e aos amigos. A ordem de Jesus é que partamos em paz, em seu nome, para nos tornarmos fontes de cura também.

Observe e reflita:
A missa é uma cerimônia de cura e libertação e cada uma das suas partes é um processo curativo.

Ao dirigir-se a Igreja para a Santa Missa, vá com fé e esperança no amor que Deus tem por nós. Ele quer nos curar, corpo e alma, para sermos saudáveis e felizes.

Após a Eucaristia, fale com Ele. Desabafe seus problemas e peça a cura. Não se afaste Dele, pois há o tempo da cura e o tempo da paciência, da fé, da esperança e principalmente da caridade.