sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cristo no meio de nós - Continuidade da sua missão.


A maior prova do amor de Deus, pelo mundo e por tudo que Ele criou, é Jesus: “João 3,16”.

É Ele, Jesus, que liga o céu e a terra: “Mateus 18,18”.

Em Cristo, Deus se fez presente, neste mundo, para nos salvar. E Jesus Cristo, antes mesmo do fim de sua passagem entre nós, deixou bem claro aos apóstolos a vinda do Espírito Santo, presente do Pai, para Ele continuar no meio de nós: “João 14,26”.

O próprio Cristo nos deixa bem claro, como na explicação aos apóstolos, de que maneira Ele se fará presente no meio de nós: “Mateus 18, 19-20”.

Cristo nos deixou exemplos e também um convite de continuarmos ao seu lado, como novos apóstolos, para que sua missão evangelizadora no mundo tenha continuidade. Que o nosso “sim” a Jesus seja a nossa retribuição ao amor de Deus que nos deu o Salvador: “João 13,20”.

E Jesus nos assegura que não nos deixará órfãos: “João 14, 34-35”.

E nos convida a dar continuidade a sua missão: “Marcos 16, 15-18”.

Assegura, de maneira bem clara, que estará junto de nós todos os dias: “Mateus 28,20”.

E ainda nos faz um alerta e, ao mesmo tempo, nos comunica uma grande graça, o céu. Nele, queridos irmãos, podemos acreditar sem existir, pois Ele é misericordiosamente fiel: “Lucas 10,20”.

Tudo isto é mistério de fé. Creia!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Origens de algumas Igrejas e Seitas Cristãs e seus respectivos fundadores:


De todas as Igrejas cristãs, somente uma foi fundada por Cristo e confiada a Pedro e seus legítimos sucessores (os Papas): “Mateus 16,18”.

Por isso desde os primeiros séculos, foi chamada IGREJA CATÓLICA, que quer dizer Universal, para todos.

Protestantes tradicionais:

- Luteranos: fundada por Martinho Lutero (1483 – 1546) na Alemanha – sacerdote Agostiniano que depois se casou com uma ex-freira.

- Calvinismo: por João Calvino (1509 – 1564) em Genebra, Suíça.

- Anglicanos: fundada pelo rei da Inglaterra, Henrique VIII (1509 – 1547). Obcecado pela paixão, casou-se oito vezes, mandando executar algumas ex-esposas.

- Congregacionistas: por Robert Brawne, clérico Anglicano, na Inglaterra em 1600.

- Metodistas: por John Wesley, na Inglaterra em 1727.

- Batistas: por John Smith, clérico Anglicano, na Inglaterra e Holanda, no Século XVII. No Brasil desde 1871.

Protestantismo moderno:

- Adventistas: por Willia, Miller – Estados Unidos, em 1931. Agricultor, sem estudos, predisse algumas vezes o fim do mundo, sem efeito!

Pentecostalismo protestante:

- Assembléia de Deus: teve origem em 1900. Foi trazida para o Brasil em 1910 por dois missionários suecos – Gunnar Vingren e Daniel Berg.

- Congregação Cristã do Brasil: fundador o italiano Luigi Francescon, em 1910, em Platina no Paraná, Brasil. Depois estabeleceu-se em São Paulo junto aos imigrantes italianos.

- Igreja do Evangelho Quadrangular: trazida ao Brasil por Harold Williams, vindo dos Estados Unidos desde 1940.

- Igreja Universal do Reino de Deus: fundada em 1977 por Edir Macedo Bezerra. Passou pela Igreja Católica, espiritismo, terreiros de macumba. Passou então pela Igreja Pentecostal Nova Vida onde permaneceu até 1974.

- Árvore da Vida: com origem nas publicações da Editora Árvore da Vida.

Os pseudos cristãos:

- Os mórmons ou Igreja dos Santos dos Últimos Dias: fundada por Joseph Smith (1805 – 1844) nos Estados Unidos. Era de família Metodista.

- Testemunhas de Jeová: fundador Charles Taze-Russel, nos Estados Unidos, em 1874. De família Presbiteriana.

Nota: Estes dados informativos foram extraídos do livro: “Crenças, Religiões, Igrejas e Seitas: Quem são?”, do Padre Estevão Tavares Bittencourt, O.S.B.
Editora: “O Mensageiro de Santo Antônio” em Santo André, SP. Maio de 1995.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Família Cristã

A família é uma comunidade amorosa e privilegiada, chamada a realizar uma obra de amor, educando e estimulando os filhos a seguir bons caminhos com firmeza de caráter e boa índole.

Diz-nos a Bíblia: “Eclesiástico 3, 2-3”.

A família é a célula que dá origem à vida social:
- é a comunidade, na qual, desde a infância, se podem assimilar valores morais;
- início de uma catequese para honrar a Deus e usar corretamente a liberdade (o livre arbítrio);
- a vida em família é a iniciação para a vida e sociedade.

A família cristã deve viver em união fraterna assumindo com responsabilidade o cuidado com os jovens, velhos, doentes, deficientes e pobras.

A família como “Igreja” doméstica torna os cônjuges, filhos e demais familiares cooperadores da graça e testemunhas da fé.

Os pais, para os filhos, são os primeiros educadores na fé, formando-os para a vida cristã pelo exemplo e pela palavra. Ajudando os filhos na escolha da vocação e no estímulo aos bons princípios: “Eclesiástico 30,2”.

E no ambiente social, pelo espírito cristão, dar nova forma à mentalidade e aos costumes, ás leis e as estruturas da Comunidade em que se vive.

A família é o principal lugar para o exercício do amor.

Por isso: Cultive a paz na família (Autor Desconhecido)

Tenha fé e viva a palavra de Deus, amando o próximo como a si mesmo.

Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor.

Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas.

Eduque seu filho através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater.

Participe com sua família da vida da Comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivem a violência.

Procure resolver os problemas com calma e aprenda com situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo.

Partilhe seus sentimentos com sinceridade dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros tem para dizer.

Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois, as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo.

Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser.

Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar.

Como filhos de Deus, nascemos para sermos felizes!





terça-feira, 28 de julho de 2009

Maria, mãe de Deus e nossa mãe. Exemplo de Fé.



“A vida do verdadeiro é definida na Bíblia como um caminho que poucos vão encontrá-lo”. (Mateus 7,14).

E para quem anda à procura desse caminho é importante ter pontos de referência ou sinais para encontrá-lo, por exemplo: os sinais na Bíblia e da qual a maioria não faz uso ou não lhe dá a devida atenção.

Para tornar os sinais bem mais visíveis, Deus nos deu Maria, a estrela guia que brilha para todos nós mostrando-nos o caminho que nos leva a Deus, Jesus Cristo. E nos dá uma ordem com poder materno: “Fazer tudo o que Ele vos disser”. (João 2,5).

Nossa Senhora não é só uma devoção. Ela é o exemplo de vida da Igreja, no culto, nos exercícios litúrgicos, na oração humilde e perseverante (Ato dos Apóstolos 1,14). Caminho único para chegarmos ao Cristo, na doação e na disponibilidade.

Na IV Conferência Geral do Episcopado Latino Americano, em Santo Domingo, na conclusão 15, Virgem Maria foi proclamada a primeira redimida e a primeira crente.

Maria, mulher de fé, plenamente evangelizada. Maria é a mais perfeita discípula e evangelizadora (Ato dos Apóstolos 1, 12-14).

É modelo de todos os discípulos e evangelizadores por seu testemunho de oração, de escuta da palavra de Deus e pronta e fiel disponibilidade: “Eis aqui a serva do Senhor”. (Lucas 1,38).

Maria é a estrela da nova evangelização. Quando se fala na reconstrução do Paraíso perdido (Adão e Eva), Maria aparece como a primeira célula do mundo.

Deus antes de nos criar, imaginou nossa fraqueza e por isso somos herdeiros do pecado original de Adão.

Com Maria foi diferente e, na sua existência, identificou-se perfeitamente com a imagem que Deus tinha dela.

O mistério de Maria está intimamente ligado ao mistério de Jesus Cristo, seu divino Filho. Maria é mãe virginal. No “sim” de sua fé, foi premiada com a graça de Deus e ela recebeu para todos nós o Filho de Deus (Lucas 2,7), e do seu seio, Jesus, que como todo bebê, teve o seu alimento (Lucas 11,27).

Isso aconteceu peela união “hipostática” - termo teológico que significa “união do Espírito Santo (Deus) + Natureza Humana (Maria) = forma uma só pessoa predominantemente espiritual (Jesus).

Maria, ao ficar envolvida com a sombra do Espírito Santo para gerar Jesus, era a imagem do próprio Espírito Santo, mulher e mãe (Lucas 1,35).

Assim, ao longo da gravidez, o útero de Maria foi um Sacrário vivo da formação do Cordeiro de Deus.

Assim, por esse mistério, Maria é de fato a mãe de Jesus e mãe de Deus.

Sua maternidade divina é obra profunda de sua fé e não de um processo biológico. Sua maternidade divina é o acontecimento central da “História da Salvação”.

Maria concebeu Jesus sem a intervenção do homem, sem pai biológico, mas pela ação do Espírito Santo, não havendo em Jesus Cristo nenhum pecado. Maria, também cheia das graças do Espírito Santo ficou isenta de pecado, conservando sua virgindade no parto.

Contrariando nossos irmãos evangélicos ou protestantes, o culto à Maria, como mãe de Deus, nada tem a ver com adoração, mas sim, um sentimento chamado “hiperdulia”, expressão teológica que significa “culto especial à Virgem Maria, como mãe de Deus e em virtude à sua missão na história da Salvação”.


O culto a Maria mostra-nos sua importância como a nova Eva e a mãe de todos nós. Maria é o modelo virginal da Igreja, mãe das dores aos pés da cruz, mulher pura na sua maternidade, a medianeira da graça, a mãe da vida espiritual, a Imaculada Conceição, aquela cuja redenção está consumada no corpo e na alma. Por isso, Ela é chamada de Co-Redentora.

O Papa João Paulo II na Encíclica “Redemptoris Mater” (Mãe do Redentor), diz que Maria apareceu antes de Cristo, no horizonte da salvação, como a aurora que antecede o Sol. O “sim” que Maria manifestou a Deus, inaugurou uma nova Era e, desde então, a Igreja existe e vive escondida em Maria. Descobrir Maria é descobrir a Igreja. Maria é o que a Igreja aspira ser e ainda não é. Como o oceano que reúne toda a água do mundo, Deus recolheu em Maria todo o oceano da graça. Maria é a mãe e a padroeira da Igreja.

A súplica “Sub truum presidium”, em português “Sob tua proteção”, encontrada num pergaminho do século III, e que é a mais antiga oração a Nossa Senhora, manifesta o desejo da Igreja se colocar debaixo da proteção de Maria, para cobrir com sua graça e beleza e também depositar toda a sua esperança.

As Igrejas celebram os acontecimentos e os mistérios particulares da pessoa e da vida de Maria: orações (o angelos, salve-rainha, o terço, o rosário, peregrinações a diversos santuários, congregações a Maria) e tantos e tantos outros movimentos Marianos como forma de nos colocarmos sob sua especial e santa proteção.

Este culto a Maria realiza a palavra da Bíblia: “Todas as gerações chamar-me-ão bem aventurada”. (Lucas 1,48).

O culto a Maria, tem tudo a ver com o amor ao próximo: negamos o culto a Maria se somos incapazes de nos sentir responsáveis pela salvação ao nosso irmão. Devemos agir sempre em favor dos nossos irmãos com preces, sacrifícios e solidariedade.

E por ser verdade que Maria é a mãe do nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem como irmãs, por assim ser, Maria é nossa Mãe, fonte de esperança em nossa vida.

Quem seguir Maria estará sempre próximo de Jesus e assim ninguém se perderá e mal algum nos afetará.

João Paulo II finaliza sua “Encíclica Solliritudo Rei Socialis”, lembrando-nos que Maria é nossa Mãe e Rainha, aquela que louva a Deus porque derrubou os poderosos dos seus tronos e na sua solitude materna interessa-se pelos aspectos pessoais e sociais da vida dos homens na terra.

“Acreditamo-nos (diz Papa Pio XII ao definir o dogma da Assunção) que depois de terminar o curso de sua vida na terra, Maria foi elevada em alma e corpo à glória celeste”.

A definição dogmática não especifica se o final da vida de Maria se deu com morte ou dormição (sono profundo). O importante é crermos que Maria foi glorificada corporalmente. E que Deus olhando sua humildade colocou-a no Céu como nossa intercessora junto ao seu filho Jesus.

Salve, Rainha!

(resumo interessante para catequistas)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mensagem de São Paulo Apóstolo

Traduza com a Bíblia Ave Maria
Mensagem do dia 27/07/2009 a 02/08/2009
"............................. Filemon 1,3 ..............................".
"............................ 1 Timóteo 4,16 ..........................".
"............................ Hebreus 4,12 .............................".
"............................ 2 Timóteo 3,16-17 ......................".
"............................ Romanos 10,14 ..........................".
"............................ Romanos 10,17 ..........................".
"............................ Tessalonissenses 2, 3-4 ..............".
"............................ Efésios 6,17 ..............................".
"............................ Efésios 5,14 ..............................".
"............................ Filipenses 3,17 ..........................".
"............................ 2 Tessalonicenses 2,16 ...............".
Amém.
Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.

Concorra:
E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro Louvemos o Senhor, respondendo a seguinte pergunta:
- Qual o número do capítulo e versículo da mensagem a seguir: "Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios".

Dicas para descobrir: é um versículo em sequência a um dos versículos da mensagem do Senhor, acima.

Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 3" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 31 de julho com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).

Mensagem de 20/07 a 26/07/2009 - Decifrada


"Caríssimo, desejo que prosperes em todos os teus empreendimentos, que estejas bem e igualmente que tua alma prospere". (3 João 1,2).
"Ouve, pois, agora, a palavra do Senhor:" (Amós 7,16).
"Recorrei ao Senhor e ao seu poder, procurai continuamente sua face". (Salmo 104,4).
"Guardia-vos dos falsos profetas. Eles vem a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores". (Mateus 7,15).
"Cuidado com esses cães! Cuidado com esses charlatões! Cuidado com esses mutilados!". (Filipenses 3,2).
"Aquele que crê em Deus atende ao que Ele manda. Aquele que poem sua confiança Nele, não será atingido". (Eclesiástico 32,28).
"Eu te arrebatarei da mão dos maus e te libertarei do poder dos violentos". (Jeremias 15,21).
"Disse-vos essas coisas para que a Minha alegria esteja em Vós, e a vossa alegria seja completa". (João 15,11).
Resposta à pergunta:
- (João 15,12): "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo".
Parabéns aos que acertaram.

sexta-feira, 24 de julho de 2009


26 de julho: Dia de São Joaquim e Sant´Ana (avós de Jesus)

E neste dia, também, o dia dos nossos avós.


Oração pelos avós:

Senhor Jesus, agradeço-vos pelos avós que me destes que, para bem da verdade, se me consideras teu irmão, Senhor, eles também são seus avós.

Inspirai-me a ternura e o carinho para que eu possa amá-los de verdade, retribuir-lhes o grande presente que me deram: os meus pais (seus filhos).

Aumentai-lhes as forças físicas e infundi em seus corações a esperança e a alegria de viver em família com qualidade de vida.

Ajudai-me Senhor, a ser seu apoio e companhia nas horas de cansaço e solidão para que a tristeza deles não se aproxime.

Senhor, livrai-os das longas enfermidades e padecimentos e que sejam merecedores de Vossa Misericórdia.

Que eles sejam sábios para nós, no silêncio, nas orientações e até nas chatices, próprias do desgaste e sofrimentos ao longo da vida.

Que eu não repare as fragilidades, os esquecimentos, as coisas que já não conseguem segurar com firmeza, no próprio desgaste geral, pois foi a partir deles que a minha história começou.

Daí-me Senhor sensibilidade para contemplá-los e me emocionar pelos seus bons exemplos e suas histórias de vida - assim como imitá-los.

Preservai-os no Vosso amor. E que nossa família se una em cuidados para confortá-los e protegê-los.

Amém.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pensar em Deus (Poema de Fernando Pessoa)

Pensar em Deus é desobedecer a Deus,
Porque Deus quis que o não conhecêssemos
Por isso se nos não mostrou...

Sejamos simples e calmos,
Como os regatos e árvores,
E Deus amar-nos-á fazendo de nós
Belos como as árvores e os regatos,
E dar-nos-á verdor na sua primavera,
E um rio aonde ir ter quando acabemos!

(Fernando Pessoa)

Após a Morte - Esperança e Ressurreição


Quem vive em sintonia com Deus não precisa ter medo da morte. O medo da morte é um fenômeno comum a todos os homens.

Por isso, como na vida, assim também na morte (nossa e dos outros), é preciso ter equilíbrio emocional (razão e fé).

Deus enviou Jesus Cristo para vencer a morte e nos assegurar a ressurreição e a vida eterna.

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. (João 11,25)

Pensar na morte causa-nos profundo pesar, pois vivemos a vida não admitindo nossa própria morte, bem como, dos entes queridos.

Quanto à morte dos outros, sempre entendemos e aceitamos. Por que não enfrentar a realidade? Deus nos dá a vida e o livre arbítrio, mas a ninguém revelou o tempo de duração.

Crer na ressurreição é transformar a dor em saudade. A dor consome e angustia, a saudade eterniza aquele que nos deixou fisicamente, mas jamais nos deixará pelas boas lembranças que ficaram.

“Tenho esperança em Deus, como também eles esperam, de que há de haver ressurreição dos justos e dos pecadores”. (Ato dos Apóstolos 24,15)

Aceitar a partida de quem amamos, rumo à vida eterna, sem questionamentos, àquele que nos deu a vida, é permitir o feliz encontro do falecido com Deus. Encontro do Filho com o Pai. Procure aceitar esta realidade.


Oração de conforto e saudade:

Ajudai-nos Senhor a aceitar este momento de sofrimento pela separação.

Dai-nos tempo e consolo para encontrarmos a serenidade e equilíbrio emocional.

Ajudai-nos, Senhor, a descobrir Vossa presença junto de nós para podermos substituir a dor que consome pela saudade que eterniza.

Fazei-nos, Senhor, reencontrarmo-nos com a fé e, com ela, receber vossa força misericordiosa para darmos novo sentido à vida.

Perdoai-nos, Senhor, pela nossa fragilidade, pelas coisas que falamos contra Vós no momento de perda.

Senhor, ensinai-nos a descobrir que o chamado da vida é aprender e amar novamente.

Que o nosso ente querido repouse em paz junto de Vós e do Vosso amor misericordioso.

Quanto a nós, consolai-nos e aumentai a nossa fé.

Amém.

Mensagem do Senhor (Bíblia Ave Maria)

(Semana do dia 20 a 26/09/2009)
"....................... 3 São João 12 ..............................".
"....................... Amós 7,16....................................".
"....................... Salmo 104 ...................................".
"....................... Mateus 7,15 .................................".
"....................... Filipenses 3,2 ..............................".
"....................... Eclesiástico 32,28 ........................".
"....................... Jeremias 15,21 ............................".
"....................... João 15,11 ..................................".
Amém.
Decifre a mensagem enigmática. Papel, lápis ou caneta na mão e vamos refletir o conteúdo. Mais um exercício para manusear a Bíblia e conhecer cada vez mais o nosso Senhor.
Concorra:
E ganhe uma Bíblia Ave Maria e o livro Louvemos o Senhor, respondendo a seguinte pergunta:
- Qual o número do capítulo e versículo da mensagem a seguir: "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo".
Dicas para descobrir: é um versículo em sequência a um dos versículos da mensagem do Senhor, acima.
Envie a resposta com o título: "Mensagem do Senhor 2" para o e-mail: paula_vts@hotmail.com até o dia 31 de julho com o nome completo, endereço, telefone e e-mail (se tiver).
Grave: Josué 1,8-9

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mensagem anterior: decifrada

"Que a misericórdia, a paz e o amor se realizem em vós copiosamente". (Judas 1,2)

"Adorai aquele que fez o céu e a terra, o mar e as fontes". (Apocalipse 14,7b)

"Acolhei aquele que é fraco na fé, com bondade, sem discutir as suas opiniões". (Romanos 14,1)

"Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados". (1 Pedro 4,8)

"Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos". (Eclesiásticos 30,22)

"Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração". (Romanos 12,12)

"Vivei sem avareza. Contentai-vos com o que tendes, pois Deus mesmo disse: "Não te deixarei nem desamparei". (Hebreus 13,5)

"Como o Pai me ama, assim também eu vos amo". (João 15,9)

"Qualquer coisa que me pedirdes, em meu nome, vo-lo farei". (João 14,14)


Resposta à pergunta: Eclesiástico 30,23

Parabéns aos que tiveram a boa vontade de manusear a Bíblia Sagrada e decifrar a mensagem.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Deus e os médicos


Lamentavelmente é bem mais fácil crer nos médicos do que crer no poder curador de Deus. Vejam este exemplo: quando alguém está doente e vai ao médico (no consultório ou no hospital), submete-se a um verdadeiro ritual:
- levanta cedo;
- vai em jejum (caso vá fazer exames);
- tiram-lhe sangue;
- fazem tantos e tantos exames;
- passa por situações constrangedoras;
- sacrifícios nas locomoções, etc.

E quando em estado grave até respeitam as instruções dos médicos:
- não fume;
- não beba;
- não coma isto ou aquilo;
- não vá trabalhar, etc.

E com tudo isso, continuamos lendo e ouvindo notícias de erros médicos, infecções hospitalares, problemas causados por efeitos colaterais pelo uso exagerado ou inadequado dos remédios, etc.

A medicina é um bem, mas também, são inegáveis os seus equívocos.

Precisamos confiar na medicina e nos médicos, mas precisamos, também, ter a presença de Deus ao nosso lado para acompanhar o nosso tratamento e iluminar aqueles profissionais da medicina que cuidam das nossas enfermidades e sofrimentos.

Eis os conselhos do nosso Deus em “Eclesiástico 38, 1-15”.

Tanta gente confia na medicina e nos médicos, apesar das falhas, mas não conseguem, verdadeiramente, confiar no poder curador de Deus. Ele e Jesus Cristo, os médicos dos médicos.

Aqueles que realizam a cura completa, do corpo e a alma. Estes, Deus e Jesus Cristo são infalíveis. Creiam e usem o poder da oração, todos os dias, durante o tratamento.

Deus nos garante: “Eclesiástico 35,21”. Nossa resposta: “Eclesiástico 36,1”.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Conversando com Jesus

Jesus, quem é você?
- Falou Jesus: "João 8,12".

Como alcançar a Salvação?
- Ele nos responde: "João 5,24".

E o perdão dos meus pecados?
- Ouçam: "Mateus 9,13".

Qual o verdadeiro caminho da conversão?
- Jesus respondeu: "João 14,6".

E como posso alimentar a minha fé?
- Diz-nos Jesus: "João 6,48". "João 6,56".

Jesus, porque a Eucaristia é tão importante na vida do Cristão?
- Misericordiosamente nos diz: "João 6,57".

Como posso objetivamente demonstrar o meu amor por Ti?
- Eis a resposta: "João 15,12".

E as benção e graças, para a nossa vida, como alcançá-las?
- Ele nos diz: "Mateus 5,44". "Mateus 5,7".

E para vos agradar e servir. O que fazer?
- Diz-nos: "Marcos 16,15-18".

Jesus Cristo, a paz e a alegria de viver como conseguí-las?
- Conclui Jesus: "João 15,9-11".

Obrigado Senhor, por Vossas carinhosas palavras confortadoras.

Amém.


Queridos irmãos,

Conversar com Jesus, de maneira direta e objetiva, só depende da nossa vontade de manusearmos a Bíblia Sagrada, Palavra de Deus e Palavra da Salvação. Estimular o gosto pela leitura da Bíblia e deixar-se apaixonar por Jesus Cristo, o nosso Salvador, é o nosso propósito.

Assim pois, para ouvir e falar com Deus e Jesus Cristo eis os caminhos:

- a Bíblia, a Igreja, nas inspirações e nos acontecimento (sinais dos tempos).

Confirmem: - "Isaias 55, 8-13".

Creia nisso. Seja Feliz!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Felicidade: tesouro valioso

A felicidade é um tesouro que muitos buscam encontrá-lo.
A maioria acha que ser feliz é ter poder, fama, dinheiro e beleza. De tudo fazem, sem medir consequências, para conseguir essas coisas e quando conseguem, descobrem que, verdadeiramente, não são felizes.
Medite:
- "1 Timóteo 6,9-10".
Aconselhe:
- "1 Timóteo 6,17-19".
A verdadeira felicidade:
- "Eclesiástico 13,31-32".
E ainda:
- "Eclesiástico 14,1-2".
Felicidade é conviver com a alegria:
- "Eclesiástico 30,23".
A felicidade é o equilíbrio de dois poderosos sentimentos ou forças: nossa humanidade e a nossa espiritualidade, ou ainda, fé e razão. As duas forças precisam estar bem equilibradas para que possamos encontrar os sinais e o caminho de uma verdadeira felicidade.
Precisamos decidir: Se somos do mundo ou somos de Deus?
Após a decisão torna-se mais fácil, ou não, dependendo da resposta, a descoberta do valioso tesouro: a "felicidade".
Deus é fiel!
E o mundo?

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mensagem do Senhor (Bíblia Ave Maria)

".............. Judas 1,2 .....................".

".............. Apocalipse 14,7b ...........".

".............. Romanos 14,1 ...............".

".............. 1 Pedro 4,8 ...................".

".............. Eclesiástico 30,22...........".

".............. Romanos 12,12 ..............".

".............. Hebreus 13,5 .................".

".............. João 15,9 ......................".

".............. João 14,14 ....................".

Amém.


A Bíblia é a palavra de Deus. Assim sendo, com a Bíblia na mesa, papel, lápis ou caneta na mão, vamos montar esta mensagem enigmática cristã.
Trata-se de um exercício de apego ao manuseio da Bíblia e ao acolhimento carinhoso da Palavra da Salvação. Após a montagem da mensagem, lê-la todos os dias da semana para nosso conforto e fortalecimento da fé. De 13 a 19 de julho de 2009.


CONCORRA:

Para ganhar uma BÍBLIA AVE MARIA e um LOUVEMOS O SENHOR, responda a seguinte pergunta:

- Qual o número do capítulo e versículo da mensagem seguinte: "A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa sua vida".

Dica para descobrir: é um versículo em sequência a um doa versículos da Mensagem do Senhor (acima).

Envie a resposta para o e-mail: paula_vts@hotmail.com.
Mande com o nome completo, endereço, telefone e e-mail até o dia 31 de julho com o título: Mensagem do Senhor.

Sobre o poder da Bíblia leia Josué 1,8-9.

Amém.

A Igreja


Vida em Comunidade

A principal missão da Igreja é Evangelizar (Marcos 16,15).

Missão essencialmente espiritual e pastoral de caráter religioso.

O Concílio Vaticano II recomendou: “Toda a Igreja é missionária e a evangelização é o dever fundamental do povo de Deus”.

“A evangelização é um chamado à participação na Comunhão Trinitória”.

As verdades centrais do projeto de evangelização tem como conteúdo necessário e principal:
- Deus;
- Jesus Cristo;
- Igreja;
- O homem.

A Igreja tem a missão de dar testemunho do verdadeiro Deus, revelado por Jesus Cristo no Espírito Santo.

A vocação santa e peculiar da Igreja é proclamar a todos a pessoa e a mensagem de Jesus.

A evangelização tem por prioridade:
- A proclamação da Boa Nova;
- A catequese bíblica;
- A celebração litúrgica (missa).

As pastorais na comunidade representam o encontro do homem com Deus e um gesto sincero de assumir, como pastoral, o compromisso de ajudar a Igreja:
- na humanização;
- na evangelização;
- na sacramentalização.

Atenção: A humanização é o sentimento harmonioso que deve existir entre todos na Igreja. É o respeito mútuo, é o acolhimento aos irmãos e a união sincera entre todos:
- os irmãos;
- o Padre;
- e Deus e Jesus Cristo (Romanos 12,16).

Precisamos evitar os maus sentimentos, provocar discórdias e situações de constrangimentos ao sadio curso da vida na Igreja (1 Coríntios 15,33).

Na Igreja devemos, antes de falar, pensar e refletir, ou seja, controlar a língua. Sócrates (filósofo pagão grego) costumava dar o seguinte conselho: “Antes de falar, passe suas palavras por três peneiras, a saber:
- peneira da verdade;
- peneira da utilidade;
- peneira da prudência.

Portanto, fale somente palavras verídicas, úteis e prudentes (Sócrates).

Na Bíblia:
- “Provérbios 12,22”.

Enfim: A Igreja é um lugar para se falar de Deus, Jesus Cristo e amor entre irmãos como Deus nos alerta: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amo”.

Quem na Igreja está fora desse propósito e projeto de “Vida em Comunidade”, reflita e pense? (Eclesiástico 9,25).

Talvez, o que você busca está bem longe daqui. Afaste-se e dê passagem aos que querem trabalhar pela unidade e a paz na Comunidade.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Sabedoria e a Sensibilidade

O dia mais belo? Hoje.

A coisa mais fácil? Errar.

O maior obstáculo? O medo.

O maior erro? O abandono.

A raiz de todos os males? O egoísmo.

A distração mais bela? O trabalho.

A pior derrota? O desânimo.

Os melhores professores? As crianças.

A primeira necessidade? Comunicar-se.

O que mais traz felicidade? Ser útil aos demais.

O maior mistério? A morte.

O pior defeito? O mau humor.

A pessoa mais perigosa? A mentirosa.

O pior sentimento? O rancor.

O presente mais belo? O perdão.

O mais imprescindível? O lar.

A rota mais rápida? O caminho certo.

A sensação mais agradável? A paz interior.

A proteção mais efetiva? O sorriso.

O melhor remédio? O otimismo.

A maior satisfação? O dever cumprido.

A força mais potente do mundo? A fé.

As pessoas mais necessárias? Os pais.

A mais bela de todas as coisas? O amor.

Querido irmão (irmã).... reflita!

Encontre-se.

(Madre Teresa de Calcutá)

terça-feira, 7 de julho de 2009

Paz e Salvação

O caminho para a nossa salvação é caminho, também, para alcançarmos as graças que tanto necessitamos.

Devemos caminhar em direção a Deus com sinceridade, confessando nossos pecados e os nossos erros pois a Deus nós não enganamos. Portanto, aceitemos nossa condição de pecadores, peçamos a sua misericórdia e o seu perdão (veja 1 João 8-9).

O amor de Deus por nós foi comprovado na cruz, pelo sofrimento de Jesus Cristo para nossa salvação. (comprove com Romanos 5,8).

Acolhendo Cristo em nossas vidas, como Irmão e Salvador, tornamo-nos também filhos de Deus (João 1,12-13).

Fujamos do pecado e das tentações do mundo. Aproximemo-nos de Jesus e não acumulemos ressentimentos em nossos corações para recebermos as recompensas amorosas e misericordiosas que Deus tem para nos dar. (Romanos 6,22-23).

Oremos:

Ó Deus Pai e Todo Poderoso, ao confessar meus pecados e as minhas fraquezas, Vos peço, tende misericórdia de mim.
Sei que amas e sei que não precisas do meu amor. Mas eu, Senhor, preciso, necessito e quero o Vosso amor, as Vossas bênçãos e as Vossas graças. Misericórdia, Senhor!
E concedei-me neste dia viver em paz com fé e confiança no Vosso amor. Glórias e louvores a Vós, Senhor!

(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria e Glória).

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Oração de Crianças (Abdu´l-Bahá)
Ó Deus, guia-me, protege-me,
ilumina a lâmpada do meu coração,
e faze de mim uma estrela brilhante.
Tu és o Forte e o Poderoso.
Oração para Crianças
Ó Deus! Educa estas crianças.
Elas são as plantas de Teu pomar, as flores de Teu prado,
as rosas de Teu jardim. Permite que sobre elas caia Tua chuva;
que o Sol da Realidade brilhe sobre elas com Teu amor.
Permite que Tua brisa as refresque, para que sejam treinadas,
cresçam e se desenvolvam, e manifestem a maior beleza.
Tu és o Doador. Tu és Compassivo!

Amar Jesus

Amar Jesus (Charles Wesley)

A fé nos ensina a sermos bons enquanto crescemos.
Ó Jesus, com Tua humildade e esperança,
Olha por esta criança.
Faze-me terno, igual a Ti,
Vive no meu coração, bem aqui.
Põe minha mãozinha na Tua,
Guia meus pezinhos na rua,
Para que todos os meus dias de amor
Entoem lindos cantos de louvor,
E o mundo em mim possa sempre ver
O Sagrado Menino Jesus renascer.
(Livro: O Livro da Fé para Crianças - Ed. Nova Fronteira)

Medite

As 10 coisas mais fortes na O que as destroem:
natureza e no mundo:
1. O ferro .................................... o fogo;
2. O fogo ..................................... a água;
3. A água .................................... as nuvens;
4. As nuvens .............................. o vento;
5. O vento .................................. a montanha;
6. A montanha ........................... o homem;
7. O homem ............................... o medo;
8. O medo .................................. o sono;
9. O sono .................................... a morte;
10. A morte ................................ a fé.
Sim, é a fé que nos leva a Deus. Que em sua infinita misericórdia, por Jesus Cristo, nos dá a vida eterna.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Acolhimento

O que significa acolhimento?

O dicionário nos diz que o acolhimento é:
Ato de acolher;
Recepção afetuosa;
Atenção;
Consideração.

Em nossa Comunidade Paroquial precisamos acolher os que chegam com atenção e carinho, ou melhor, como queremos ser acolhidos por Cristo. (Romanos 15,7)

Nós que já estamos na caminhada precisamos transmitir confiança para aqueles que chegam. (Romanos 14,1)

Devemos transmitir alegria, que os nossos olhos e o nosso abraço sejam os olhos e o abraço de Jesus. (Atos dos Apóstolos 21,17)

Devemos ser atenciosos e amáveis no acolhimento. Nós que participamos da Comunidade, nas pastorais ou frequentemente nas missas, temos deveres de bom acolhimento aos nossos irmãos na Fé. (1 Pedro 3,8)

Devemos transmitir caridade e hospitalidade. (1 Pedro 4, 8-9)

Cristo era e é acolhedor: “Amai-vos uns aos outros...

No acolhimento aos Apóstolos ou a todos que o procuravam, sempre tinha uma atitude atenciosa. A todos Ele escutava. Vejam na saudação: (1 Pedro 5,14)

Em tempo: O ósculo afetuoso nada mais é do que o beijo na Fé.

Para que tudo isto se desenvolva na nossa Fé, precisamos crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e a Sua Palavra.

Bíblia nas mãos!

Amém.

Comunidade viva e missionária

A vida comunitária é uma viagem que pode ser maravilhosa ou pode ser frustrante. Muita gente confunde "comunidade" e "grupo".
Comunidade:
1. Qualidade de que é comum; comunhão
2. Participação em comum;
3. A sociedade;
4. Pessoas que vivem agrupadas, especialmente quando sujeitas a uma regra religiosa;
5. Lugares que elas habitam em comum.
Grupo:
1. Certo número de pessoas reunidas;
2. Reunião de objetos formando um todo distinta;
3. Reunião de átomos que formam um forte reconhecível e comumente transferível de uma molécula (química);
4. Cada conjunto de 04 dezenas (de 00 a 99) representativo de cada um dos 25 animais do jogo do bicho;
5. Estabelecimento de ensino primário com classes graduadas (ensino).
Muitos pensam que basta colocar algumas pessoas juntas, que se entenda, mais ou menos, engajadas num mesmo ideal, para que haja Comunidade. Os resultados, às vezes, são desastrosos.
A vida em Comunidade não é feita só de afinidades, de espontaneidade, nem de cumprimento das leis. A vida comunitária necessita de fé, responsabilidade e comprometimento ao lado daquele que a preside com supremo poder, Jesus
(Mt 18, 19-20).
É um compromisso que envolve fé e razão (como dizia o saudoso Papa João Paulo II). Sem comunidade não há vida cristã. Somente vivendo em espírito de comunidade é possível ser fiel à missão que Jesus confia a cada um: "Transformar-se e transformar o mundo, testemunhando a todos tudo o que Ele ensinou". (Mt 28, 19-20)
A vida em comunidade cristã tem suas leis, suas próprias exigências, como meios que lhes permitam progredir no amor e na santidade.
Encontramos em Atos dos Apóstolos:
- Os cristãos tinham tudo em comum;
- Dividiam seus bens em alegria;
- Tinham todos um só coração e uma só alma;
- Todos se sentiam responsáveis uns pelos outros;
- E se ajudavam matrial e espiritualmente.
A vontade de Deus e a orientação de vida para a comunidade devem caminhar no compromisso de dar testemunho de unidade, de participação, de fé e vida, na correção mútua e fraterna quanto ao caminho a seguir.
Aceitar o "Vem e segue-me" de Jesus é fazer parte da sua missão e cultivar o "ser" - que é bem mais que o "ter".
É preciso exercer a hospitalidade (acolhimento) no interior da Comunidade. Ver em primeiro lugar Cristo que ansiosamente espera a abertura do nosso coração.
Na prática, significa "como eu busco a minha salvação, também ajudarei o outro a caminhar para o Pai", (Tiago 5, 19-20)
Daí o respeito, a compreensão, a ajuda, a unidade no amor e no compromisso. Tudo isso se realiza em gestos com liberdade, no respeito aos horários, fidelidade na partilha, "no pôr em comum".
Só poderá "pôr em comum" aquele que se puser disponível para o outro. Caso contrário, será apenas um relato, uma sugestão sem alma, sem coração e sem base de oração.
Oração:
1. Conjunto de palavras que expressam um pensamento completo (gramática);
2. Obra de eloquência para ser pronunciada em público (retórica);
3. Discurso, sermão;
4. Elevação de alma a Deus (liturgia);
5. Invocação dirigida a Deus ou aos Santos = preces (liturgia).
É a ferramenta indispensável para se conhecer a missão: "A Bíblia Sagrada" (Josué 1,8-9)

Controle as suas preocupações

O grande segredo para controlar e dominar as suas preocupações é substituir o medo pela fé.
À medida em que a humanidade se afastou de Deus, cresceram o medo, a angústia e a solidão. Perdeu-se o sentido da vida. As tempestades do coração do homem são consequências da sua falta de Deus. Crer num Deus que nos salva por amor possibilita ir além das dificuldades e enxergar nelas toda uma graça que nos apresenta para nosso crescimento e nossa liberdade.
O medo e a fé são forças poderosíssimas. No medo, o poder de destruir e matar, e na fé, o poder de construir e viver melhor. O medo é também sinal de fraqueza, mas a fé é sinal de coragem! A fé cristã é incompatível com o medo.
Jesus, o libertador, nos oferece uma total libertação, inclusive do medo, desde que a nossa fé na sua presença seja viva. Vejam no Evangelho: Mt 8,23-27.
Jesus é amigo e fiel, sempre disponível para ajudar-nos a vencer as dificuldades. Diz a nós, claramente, que basta pedimos com fé e crer (Jo 15,7).
Mesmo quando deixamos à margem de nossa vida, mesmo quando não fazemos as suas vontades, mesmo assim, por sua tão grande misericórdia, nos deixa esta mensagem de amor: "Eis que vou ficar convosco todos os dias, até o fim dos tempos". (Mt 28,20). Busquemos na conversão a retomada desse amor curador de Jesus e assim venceremos o medo com fé, esperança e caridade.

Oração
Senhor Jess, ajudai-me a crescer na fé.
Sou frágil e pecador, mas creio no Teu amor por mim!
Ajuda-me a abrir o meu coração por Ti e que eu possa retribuir o teu amor.
Misericórdia, Jesus!
Jesus, retira do meu coração todos os obstáculos que se acumularam em meu coração, impedindo o acolhimento do Teu amor e das Tuas graças.
Ajuda-me, Senhor!
Jesus, purifica o meu coração e lava-me no Teu sangue.
Quero e preciso de Ti para afastar-me de todo o pessimismo, derrotismo, tristeza, desconfiança, negativismo e que a Tua alegria, Senhor, se fixe no meu coração.
Toma, Senhor, o meu coração e faça de mim um homem novo.
Quero e preciso acolher-Te como meu Senhor Libertador e Salvador.
Vem, Jesus, vem reinar em mim.
Pai amado, eu Te louvo e Te agradeço.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor, Amém!
Reze 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e diga 10 vezes: Misericórdia, 1 Glória. Amém!
Como rezar para alcançar a graça de controlar a preocupação.
1. Trata-se de uma sintonia com Jesus, por isso temos que exercitar a fidelidade a Ele.
2. Recolha-se (num quarto ou outro aposento), tire o fone do gancho, desligue o celular, rádio ou qualquer outro aparelho que emita som, e feche a porta para que ninguém interrompa o seu encontro com Jesus.
3. Durante uns minutos, feche os seus olhos, busque o rosto de Jesus e, ainda com os olhos fechados, diga sete vezes: Jesus.
4. Feito isso, leia esta mensagem, as citações do Evangelho e reze as orações recomendadas.
5. Tome um copo de água fresca e se possível cante (qualquer que seja a música).
Observação: É necessário que se siga esta sintonia de fé por 30 (trinta) dias. Sem interrupções! (Jesus não pode ser esquecido). Caso isto aconteça, comece tudo de novo. Tudo isto é mistério da Fé!